segunda-feira, 23 de março de 2015

Protótipo do VLT ficará em exposição na Cinelândia

23/03/2015 - O Globo 

Um rapaz fotografa o primeiro protótipo do VLT que, desde ontem, está em exposição na Cinelândia. O trecho inicial, da rodoviária ao Aeroporto Santos Dumont, será inaugurado em 2016. Os cariocas já podem sentir o gostinho de como será andar em um dos veículos leves sobre trilhos ( VLTs) que começarão a circular no Centro e na Zona Portuária no primeiro semestre de 2016. Desde ontem, um protótipo do VLT está em exposição na Cinelândia. O veículo está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. Quando estiver em circulação, a previsão é que o VLT Carioca transporte até 300 mil pessoas por dia. Cada trem pode levar até 420 passageiros. O prefeito Eduardo Paes, que visitou o protótipo ontem e abriu as comemorações da semana pelos 500 dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, classificou o VLT como "um bonde moderno" e afirmou que a rede será responsável por interligar todos os meios de transporte que chegam à cidade do Rio, incluindo uma estação até no Aeroporto Santos Dumont.

— Todo mundo que chegar ao Rio de Janeiro vai ter acesso a esse transporte moderno, ecologicamente correto, que vai permitir a diminuição do número de carros e ônibus no Centro da cidade. É um bonde moderno, a volta daquilo que nunca deveria ter saído do Rio de Janeiro — disse Paes. — É claro que, quando você provoca esse transtorno todo na vida das pessoas, e aqui na Rio Branco (ele se referia às obras na avenida), é importante que elas tenham noção do que vem por aí. Esse será mais um legado das Olimpíadas.

PRAZOS FORAM ADIADOS

O prefeito garantiu que o VLT estará em funcionamento antes dos Jogos. No cronograma original, o início da primeira fase de operação estava marcado para julho deste ano, e a segunda fase para março de 2016. Agora a previsão é que os primeiros bondes comecem a circular pelo trecho que vai da Rodoviária Novo Rio até o Aeroporto Santos Dumont no fim de 2015 — passando pela Avenida Rodrigues Alves, Praça Mauá e Avenida Rio Branco —, mas apenas para testes operacionais. A operação comercial foi adiada para o primeiro semestre do ano que vem.

A segunda etapa inclui a ligação entre a Central do Brasil e a Praça Quinze, passando, por um lado, pela Avenida Marechal Floriano, e, por outro, pelo Campo de Santana, Praça Tiradentes, Largo da Carioca e Rua Sete de Setembro. A previsão é que este segundo trecho, que vai conectar também o Santo Cristo à Avenida Rodrigues Alves pela Gamboa, esteja em operação comercial em setembro de 2016. O prefeito garantiu que os prazos serão cumpridos.

— O VLT sai para as Olimpíadas. A gente começa a ter trem circulando já no final deste ano, ainda em fase de testes operacionais, com a população utilizando no primeiro semestre do ano que vem. As obras estão dentro do cronograma. Para desgraça de alguns, vamos entregar tudo em dia — disse Paes, que não acredita que o serviço sofrerá com a superlotação observada nos ônibus do BRT, especialmente o Transoeste. — Vamos começar com calma. É um sistema novo, as pessoas vão ter que se acostumar com ele. É uma alternativa importante ao carro e ao ônibus e tem que ser implementada aos poucos, para não gerar problema de superlotação. Talvez o problema do Transoeste tenha sido o subdimensionamento de algumas estações, como a do centro de Santa Cruz, que é pequena para a quantidade de pessoas que vivem lá.

A rede dos chamados bondes modernos terá 28 quilômetros de trilhos. Ao todo, serão utilizados 32 veículos formados por sete módulos integrados, somando 44 metros de cumprimento. Os cinco primeiros serão fabricados na França e os outros 27 na fábrica da empresa francesa Alstom em Taubaté, no interior de São Paulo. O primeiro deve chegar à cidade em abril. A velocidade média será de 17km/h. Os intervalos devem variar entre três e 15 minutos, dependendo da linha e do horário. De madrugada, os veículos circularão de 30 em 30 minutos.

Não haverá cobradores, nem roletas nos VLTs. O sistema de pagamento prevê a utilização do Bilhete Único e a validação voluntária: ou seja, vai depender da boa-fé dos passageiros. Esse modelo — utilizado em diversas cidades do mundo, como Genebra, na Suíça, e Istambul, na Turquia — será adotado no Rio pela impossibilidade de construir estações fechadas ao longo do trajeto do novo meio de transporte. Apenas as paradas na rodoviária, na Central do Brasil, na estação das barcas e no Santos Dumont serão fechadas. O preço da passagem deve ser o mesmo dos ônibus municipais, e a prefeitura estuda ampliar o tempo para utilização do Bilhete Único, de 2h30m para 3h. O secretário estadual de Transportes, Rafael Picciani, informou que o município ainda discute a maneira de cobrar a menor tarifa possível.

— Nós estamos estudando a melhor maneira de bilhetagem, vamos buscar um formato que onere o mínimo possível os passageiros. Nosso interesse é dar ao Centro da cidade maior mobilidade, sem que sejam utilizados ônibus e carros — afirmou Picciani.

Para o secretário, a exposição é uma forma também de a população conhecer melhor o novo meio de transporte. Como o VLT divide espaço com os pedestres, a preocupação é evitar acidentes.

— Naturalmente, com a operação de um novo modal, a população precisa se habituar com ele. No mundo todo, o VLT é utilizado em convívio com os pedestres. Aqui está a oportunidade para as pessoas terem contato com as linhas que existirão, com esse novo modelo.

As seis linhas do VLT Carioca previstas são: Francisco Bicalho-Fórum; Central-Praça Mauá; Saara (Praça da República-Praça Tiradentes-Largo da Carioca- Praça Quinze); Central- Fórum; Central- Francisco Bicalho; Praça Mauá-Francisco Bicalho. 

RJ Notícias

Prefeitura do Rio leva protótipo do VLT ao Centro

O prefeito Eduardo Paes inaugurou neste domingo (22/03) espaço de exposição do protótipo do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Praça da Cinelândia, como parte das comemorações pelos 500 dias que faltam para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Futuros passageiros já podem conferir e tirar todas as dúvidas sobre os bondes que cruzarão o Centro e a Região Portuária a partir do ano que vem. O veículo fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. O novo modelo de transporte integrará barcas, Aeroporto Santos Dumont, trens, metrô, teleférico do Morro da Providência, ônibus convencionais e BRTs (Bus Rapid Transit).

 – O VLT vai ser o grande integrador de todos os modais de transporte da Região Metropolitana do Rio, não só da cidade. Todo mundo que chegar de barca, de trem, de metrô, de BRT, de avião no Rio de Janeiro vai ter acesso a esse transporte moderno, ecologicamente correto, que vai permitir tirar carros do Centro da cidade. Essa é uma evolução que a cidade esperava há muito tempo, um bonde moderno, a volta daquilo que nunca deveria ter saído do Rio de Janeiro. Abrindo a semana dos 500 dias que faltam para as Olimpíadas esse é mais um legado – explicou o prefeito.

O público poderá visitar as instalações internas do protótipo, receber informações detalhadas sobre o projeto, tirar dúvidas e assistir a um vídeo com a simulação detalhada do trajeto e funcionamento do VLT Carioca, que deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2016. Visitantes também poderão conhecer os principais marcos do projeto e do processo de revitalização das regiões central e portuária da cidade em exposição a céu aberto. Morador de Vila Isabel, Antonio Máximo visitou o espaço e pôde tirar as dúvidas que surgiram enquanto ele circulava pelo Centro e via as obras do VLT:

– Consegui tirar todas as dúvidas que tinha sobre a circulação do VLT. Achei muito confortável e apoio a iniciativa.

Um dos mais importantes legados à população que será deixado a partir do processo de revitalização do Centro e da Região Portuária do Rio de Janeiro, o VLT Carioca é um projeto da Prefeitura do Rio. As obras começaram em 2014, no Túnel Ferroviário sob o Morro da Providência, e atualmente avançam por toda a extensão da avenida Rio Branco. As intervenções do VLT Carioca estão em andamento também na Rua General Luiz Mendes de Morais, no Santo Cristo,  e na Via Binário do Porto, incluindo o Túnel da Saúde (Nina Rabha), que tem passagem exclusiva para o novo modal. Outra intervenção em curso é a construção do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), na Gamboa, próximo à estação do Teleférico do Morro da Providência. O primeiro trecho do VLT, ou Rede Prioritária, tem aproximadamente 28 km de extensão e 32 paradas ligando a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. O segundo trecho fará a interligação entre a Central do Brasil e a Praça XV.

– É um novo modal, a população precisa se habituar a ele. Esse é um veículo que no mundo todo é utilizado em convívio com pedestres, então a população precisa conhecê-lo e aqui está a oportunidade de acontecer esse primeiro contato com as linhas que existirão e com o modelo. Nós estamos estudando a maneira de bilhetagem, quanto custará, mas certamente esse é um transporte onde a prefeitura buscará um formato que onere o mínimo possível os passageiros – pontuou o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.

 O VLT é um novo modal que promoverá a integração atendendo aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos já existentes e conectando passageiros nas regiões que compõem a área central da cidade. Cada carro do VLT Carioca trafegará com velocidade média de 17 km/h e transportará até 420 passageiros. O sistema de pagamento prevê utilização do Bilhete Único e validação voluntária. Assim que todas as linhas estiverem operando, o veículo terá capacidade para transportar até 300 mil passageiros por dia. Os intervalos entre um trem e outro poderão variar entre três e 15 minutos, de acordo com a linha, demanda e horário.

O VLT Carioca será um dos primeiros do mundo sem uso das catenárias, cabos aéreos para captação da energia elétrica. O fornecimento se dará com a Alimentação de energia Pelo Solo (sistema APS), método adotado em grandes cidades europeias. Além disso, os vagões serão climatizados e contarão com sistema de alto-falante e de câmeras de vigilância, acessibilidade e oito portas por lateral. A circulação será 24 horas por dia e as paradas vão contar com painéis informativos sobre tempo e destino.

 O vagão impressionou a turista  chilena Viviana Munoz, que está visitando o Brasil pela primeira vez.

 – Achei uma maravilha. Temos um sistema semelhante no Chile, mas esse é muito mais moderno. Tenho a impressão de que as Olimpíadas aqui serão um sucesso, vejo que estão pensando em tudo, não falta nada – comentou.

Manchete Online - RJ

Passageiros podem conhecer VLT em exposição na Cinelândia

Quem quiser andar em um dos veículos leves sobre trilhos (VLTs) pode passar na Cinelândia e experimentar. Desde domingo (23), um "bonde" do VLT está em exposição. As visitas vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, das 9h às 14h.

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) pode ser considerado uma espécie de bonde moderno, que irá circular no Centro do Rio, na Zona Portuária no Aeroporto Santos Dumont. O novo transporte está previsto para circular no primeiro semestre de 2016.

De acordo com o projeto, serão seis linhas com 42 paradas distribuídas por 28 Km de vias. Haverá integração com o MetrôRio, trens, Barcas, BRT, a rede de ônibus e ao Teleférico da Providência. Além disso, terá paradas na Rodoviária Novo-Rio e na Central do Brasil.

A previsão é de que 285 mil passageiros utilizem o transporte por dia. O sistema de pagamento inclui a utilização do Bilhete Único Carioca de transporte. Cada carro poderá transportar até 415 passageiros e o intervalo entre os VLTs poderá variar entre três e 15 minutos, conforme a linha e horário do dia.

 

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