27/10/2010 - O Globo - Isabela Bastos
TRANSPORTE
RIO - O plano de revitalização da Zona Portuária - que prevê, entre outras medidas, a construção de uma nova avenida e de um mergulhão, além da derrubada de parte do Elevado da Perimetral - poderá presentear a cidade com não apenas um, mas três sistemas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Além do VLT do Porto, que terá dois circuitos no perímetro de cinco milhões de metros quadrados delimitado pelas avenidas Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Rodrigues Alves e Beira-Mar , a prefeitura estuda a implantação de outros dois sistemas de transporte sobre trilhos ligando a Zona Portuária ao Maracanã e à Marina da Glória.Conheça as linhas sobre trilhos
Ao contrário do VLT do Porto, cujo trajeto já está decidido, o percurso dos outros dois sistemas de bondes modernos ainda será detalhado. Mas a ideia, segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio (Cdurp), Jorge Arraes, é que o VLT da Marina passe pela Praça Quinze, pelo Aeroporto Santos Dumont, pelo Museu de Arte Moderna (MAM), pelo Aterro do Flamengo e pela Cinelândia. Haveria uma integração com o VLT do Porto nas imediações da Praça Mauá.
Já o VLT do Maracanã passaria também por São Cristóvão, em outro circuito fechado que se integraria ao Porto nas imediações da Zona da Leopoldina, em local ainda a ser escolhido.
- A prefeitura está fazendo uma licitação para escolher a empresa que fará a modelagem técnica, econômica e funcional, além dos projetos de todos os VLTs. Esta licitação deverá estar concluída em um mês. Já os VLTs serão objeto de uma concessão específica - explicou Arraes ao GLOBO.
Consórcio vai fazer calhas para veículos
Além do pacote de obras viárias e de infraestrutura que terá que executar dentro do projeto Porto Maravilha, o consórcio que venceu terça-feira a primeira Parceria Público Privada (PPP) da cidade, orçada em R$ 7,4 bilhões,terá que deixar pronta as calhas por onde passará o bonde que percorrerá a Zona Portuária.
O trajeto escolhido para o VLT do Porto percorrerá o canteiro central da futura Avenida Binário, que será aberta na área, além de vias importantes do Centro, como as ruas Senador Pompeu, Bento Ribeiro, Marechal Floriano e do Acre e parte da Avenida Francisco Bicalho. Serão aproveitadas ainda ruas subutlizadas, como a Equador e General Luiz Mendes de Morais, e um antigo túnel ferroviário sob o Morro da Providência. O VLT do Porto terá integração ainda com importantes terminais de transporte urbano, como a Central do Brasil e a Rodoviária Novo Rio.
Saindo da Praça Mauá, o primeiro circuito do VLT do Porto percorrerá toda a extensão das ruas do Acre e Marechal Floriano, passando em frente ao Comando Militar do Leste. Nesse ponto, o trajeto segue pelas ruas Bento Ribeiro e Senador Pompeu, contornando a Central do Brasil. A linha margeará então o ramal ferroviário até entrar no túnel, que será alargado, pegando a futura Avenida Binário, até se ligar à Avenida Rodrigues Alves, já voltando para a Praça Mauá.
O segundo circuito usará as ruas Equador e General Luiz Mendes de Morais, passando atrás da Rodoviária Novo Rio e a apenas uma quadra da Francisco Bicalho. Esse trajeto também margeia o ramal de trem da Supervia até chegar ao mesmo ponto do túnel ferroviário, que será compartilhado pelos dois circuitos.
Modal ferroviário de média capacidade, todos os três VLTs serão alvo de uma segunda concessão, que a prefeitura pretende fazer antes dos Jogos Olímpicos de 2016.