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Bonde de Santa Teresa terá 60 dias para reforma
28/09/2011 - O Globo
A 3ª Vara de Fazenda Pública determinou nesta quarta-feira que o governo do estado e a Central, empresa que administra os bondinhos de Santa Teresa, devem restaurar em 60 dias as composições que precisam de reforma. Além disso, foi determinado o prazo de 120 dias para a restauração da oficina de bondes, dos cabos suspensos de energia, dos trilhos e do gradil dos Arcos da Lapa.
A Justiça já havia determinado a reforma do sistema de bondes por meio de uma Ação Civil Pública de 2008, mas o Executivo estadual recorreu, e o processo original está aguardando julgamento no Tribunal de Justiça.
Na terça-feira, o diretor da comissão de intervenção do bondes de Santa Teresa, Rogério Onofre, e o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, entregaram o relatório com o diagnóstico do sistema ferroviário de Santa Teresa ao novo presidente da central, Eduardo Macedo . O documento de três mil páginas aponta as necessidades de intervenção que utilizarão R$ 31 milhões em recursos até ano que vem.
- Precisa-se de tudo nos bondes - disse Onofre, que deixa a comissão que acaba nesta terça.
Já Fichtner admitiu a culpa do governo em não revitalizar os bondes.
- Aprendemos com nosso erros. Isso deveria ter sido parado há um tempo - afirmou.
A precariedade do sistema de bondes já havia sido verificada durante um trabalho da Comissão Especial de Trânsito de Santa Teresa ao longo de seis meses. Os vereadores constataram o abandono de equipamentos após visitas às garagens dos bondes, em companhia de engenheiros especialistas. De acordo com o relatório, era comum os mecânicos pegarem peça de um trem para colocar em outro, o que acaba sucateando os veículos. O relatório foi publicado em Diário Oficial em fevereiro de 2011, ou seja, seis meses antes do acidente com o bonde de Santa Teresa ocorrido no último dia 27 de agosto, quando seis pessoas morreram e 57 ficaram feridas.
Os bondes de Santa Teresa só voltarão a funcionar em um ano, conforme reportagem do GLOBO . A estimativa foi dada por Rogério Onofre, escolhido pelo governador Sérgio Cabral para reestruturar o sistema. A decisão já havia sido anunciada após resultado do levantamento preliminar sobre as condições dos bondes.
Já a precariedade do gradil dos Arcos da Lapa chamou a atenção após o acidente com um turista francês que despencou de um bondinho no monumento, no mês de junho . Na época, segundo testemunhas, Charles Damien Pierson, de 24 anos, viajava no estribo do trem quando escorregou e caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros. No local onde Pierson caiu, havia um buraco no gradil, assim como em vários outros trechos do trajeto. Segundo a secretaria estadual de Transportes, a morte do turista aconteceu dias antes do início das obras de recuparação dos arcos.
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quinta-feira, 29 de setembro de 2011
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Governo do RJ protelou decisão judicial sobre bonde
30/08/2011 - Extra
Ao protelar duas vezes uma decisão da Justiça, o governo estadual pode ter condenado à morte seis pessoas e deixado outras 57 feridas nos bondinhos de Santa Teresa neste ano. Em 24 de agosto de 2009, o juiz Cláudio Luís Braga Dell’Orto, da 3ª Vara de Fazenda Pública, determinou que o Palácio Guanabara concluísse, em um ano e quatro meses, os investimentos de R$ 23.703.824,69 nos três programas criados pela Secretaria de Transportes para recuperar a ferrovia e sua oficina, consertar a grade de proteção dos Arcos da Lapa e modernizar seus 14 bondes.
O governo recorreu, mas a 20ª Câmara Cível manteve a decisão em 10 de novembro de 2010. Nesse meio-tempo, foram reformados sete bondes (metade da frota) e o gradil sobre os Arcos nem foi tocado. O resultado foi visto neste sábado — quando cinco passageiros morreram e 57 se feriram num bonde que perdeu os freios e atingiu um poste no Largo do Curvelo — e em 24 de junho, com a morte de um turista francês que despencou do bondinho e caiu do alto dos Arcos através da grade danificada.
Arcos federais
Para protelar o cumprimento da ordem judicial, o governo alega que o Tribunal de Justiça do Rio não tem competência para julgar o assunto, já que haveria intervenções a serem feitas nos Arcos da Lapa — um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), um órgão federal.
Do investimento previsto, R$ 14.096.913,99 estavam reservados para a modernização dos bondes. Desse montante, R$ 9,886 milhões foram repassados à TTrans, que produziu os sete novos veículos. Entretanto, o Tribunal de Contas do Estado suspendeu o contrato em 28 de dezembro de 2009, por considerá-lo ilegal.
Iphan diz que zelo por grade é da Central
Apesar do argumento do governo para recorrer da decisão — que os Arcos da Lapa seriam da alçada da União —, o Iphan informou que a conservação do monumento é de responsabilidade da prefeitura, e que a manutenção da grade de proteção cabe à Central — órgão da Secretaria estadual de Transportes.
Em seu despacho, a desembargadora Odete Knaack de Souza, da 20 Câmara Cível, derruba a alegação do governo, afirmando que as grades são um elemento de proteção dos passageiros e não um adorno:
"O fato de os Arcos da Lapa serem protegidos pelo Iphan não impede que a Justiça Estadual atue na recuperação dos gradis, já que têm a função de dar segurança ao transporte".
Segundo a secretaria, o TCE exigiu estudos para os os preços da TTrans. O resto do dinheiro foi usado na recuperação da via. Já o diretor-presidente da TTrans, Massimo Giavina-Bianchi, conta outra versão:
— O contrato era para construção de 14 bondes, mas acabaram-se os recursos do Banco Mundial.
Parafuso quebrado no caminho
O chefe do departamento de manutenção dos bondes, Cláudio Nascimento, que participou da coletiva com Julio Lopes, disse ontem que registros do livro de manutenção da empresa atestam que um parafuso havia sido afixado no ponto onde foi encontrado um arame, após o acidente com o bonde.
Nascimento disse acreditar que a peça tenha se quebrado no meio do caminho e que o motorneiro tenha usado arame para afixar a placa antes de chegar à oficina.
— Aquela peça não tem nada a ver com o sistema de freio. Deveria ter um parafuso ali claro. Mas essa peça não tem ligação com o que aconteceu — afirmou.
Ao protelar duas vezes uma decisão da Justiça, o governo estadual pode ter condenado à morte seis pessoas e deixado outras 57 feridas nos bondinhos de Santa Teresa neste ano. Em 24 de agosto de 2009, o juiz Cláudio Luís Braga Dell’Orto, da 3ª Vara de Fazenda Pública, determinou que o Palácio Guanabara concluísse, em um ano e quatro meses, os investimentos de R$ 23.703.824,69 nos três programas criados pela Secretaria de Transportes para recuperar a ferrovia e sua oficina, consertar a grade de proteção dos Arcos da Lapa e modernizar seus 14 bondes.
O governo recorreu, mas a 20ª Câmara Cível manteve a decisão em 10 de novembro de 2010. Nesse meio-tempo, foram reformados sete bondes (metade da frota) e o gradil sobre os Arcos nem foi tocado. O resultado foi visto neste sábado — quando cinco passageiros morreram e 57 se feriram num bonde que perdeu os freios e atingiu um poste no Largo do Curvelo — e em 24 de junho, com a morte de um turista francês que despencou do bondinho e caiu do alto dos Arcos através da grade danificada.
Arcos federais
Para protelar o cumprimento da ordem judicial, o governo alega que o Tribunal de Justiça do Rio não tem competência para julgar o assunto, já que haveria intervenções a serem feitas nos Arcos da Lapa — um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), um órgão federal.
Do investimento previsto, R$ 14.096.913,99 estavam reservados para a modernização dos bondes. Desse montante, R$ 9,886 milhões foram repassados à TTrans, que produziu os sete novos veículos. Entretanto, o Tribunal de Contas do Estado suspendeu o contrato em 28 de dezembro de 2009, por considerá-lo ilegal.
Iphan diz que zelo por grade é da Central
Apesar do argumento do governo para recorrer da decisão — que os Arcos da Lapa seriam da alçada da União —, o Iphan informou que a conservação do monumento é de responsabilidade da prefeitura, e que a manutenção da grade de proteção cabe à Central — órgão da Secretaria estadual de Transportes.
Em seu despacho, a desembargadora Odete Knaack de Souza, da 20 Câmara Cível, derruba a alegação do governo, afirmando que as grades são um elemento de proteção dos passageiros e não um adorno:
"O fato de os Arcos da Lapa serem protegidos pelo Iphan não impede que a Justiça Estadual atue na recuperação dos gradis, já que têm a função de dar segurança ao transporte".
Segundo a secretaria, o TCE exigiu estudos para os os preços da TTrans. O resto do dinheiro foi usado na recuperação da via. Já o diretor-presidente da TTrans, Massimo Giavina-Bianchi, conta outra versão:
— O contrato era para construção de 14 bondes, mas acabaram-se os recursos do Banco Mundial.
Parafuso quebrado no caminho
O chefe do departamento de manutenção dos bondes, Cláudio Nascimento, que participou da coletiva com Julio Lopes, disse ontem que registros do livro de manutenção da empresa atestam que um parafuso havia sido afixado no ponto onde foi encontrado um arame, após o acidente com o bonde.
Nascimento disse acreditar que a peça tenha se quebrado no meio do caminho e que o motorneiro tenha usado arame para afixar a placa antes de chegar à oficina.
— Aquela peça não tem nada a ver com o sistema de freio. Deveria ter um parafuso ali claro. Mas essa peça não tem ligação com o que aconteceu — afirmou.
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terça-feira, 27 de setembro de 2011
Sistema de bondes de Santa Teresa será reformulado
27/09/2011 - O Dia
Todo o sistema de bonde terá que ser refeito, dos trilhos à rede aérea, passando pelas composições até a subestação de energia. Atualmente, a rede elétrica do sistema não suporta nem três bondinhos circulando ao mesmo tempo. Esse é o diagnóstico que o Detro apresentará nesta terça-feira em um relatório que será entregue ao governador Sérgio Cabral.
Todos os 10 km de trilhos serão trocados em Santa Teresa. O custo total de reformulação do sistema é de R$ 31 milhões. Parte da verba — que será doada pelo Detro, começa a ser liberada nesta terça.
Verba liberada
O relatório aponta, também, a necessidade de reforma ou troca de todos os 13 bondes. “É preciso construir uma nova subestação, porque a capacidade da atual não suporta mais de três bondes circulando ao mesmo tempo sem que a energia caia”, constata o interventor Rogério Onofre, presidente do Detro.
Dos R$ 31 milhões necessários, R$ 20 milhões já serão repassados à Casa Civil hoje. Os R$ 11 milhões restantes serão doados ao longo de 2012. Tão cedo os bondes não voltarão a circular: a reforma total do sistema recomendada pelos interventores levará um ano para ser concluída.
Uma das conclusões é a formulação de um novo projeto viário, que substituiria os trilhos existentes por bilabiados (para terrenos irregulares). Isso implicaria mudanças na circulação de carros e ônibus pelas ladeiras do bairro. Uma das sugestões é a colocação de estribos retráteis em todos os bondinhos, para evitar que passageiros viajem pendurados.
Entre as conclusões, os interventores afirmam que a atual situação do sistema é resultado de falhas de gestão e falta de manutenção. “Onde não tem qualidade de gestão, só dinheiro não resolve”, ressalta Rogério Onofre.
Todo o sistema de bonde terá que ser refeito, dos trilhos à rede aérea, passando pelas composições até a subestação de energia. Atualmente, a rede elétrica do sistema não suporta nem três bondinhos circulando ao mesmo tempo. Esse é o diagnóstico que o Detro apresentará nesta terça-feira em um relatório que será entregue ao governador Sérgio Cabral.
Todos os 10 km de trilhos serão trocados em Santa Teresa. O custo total de reformulação do sistema é de R$ 31 milhões. Parte da verba — que será doada pelo Detro, começa a ser liberada nesta terça.
Verba liberada
O relatório aponta, também, a necessidade de reforma ou troca de todos os 13 bondes. “É preciso construir uma nova subestação, porque a capacidade da atual não suporta mais de três bondes circulando ao mesmo tempo sem que a energia caia”, constata o interventor Rogério Onofre, presidente do Detro.
Dos R$ 31 milhões necessários, R$ 20 milhões já serão repassados à Casa Civil hoje. Os R$ 11 milhões restantes serão doados ao longo de 2012. Tão cedo os bondes não voltarão a circular: a reforma total do sistema recomendada pelos interventores levará um ano para ser concluída.
Uma das conclusões é a formulação de um novo projeto viário, que substituiria os trilhos existentes por bilabiados (para terrenos irregulares). Isso implicaria mudanças na circulação de carros e ônibus pelas ladeiras do bairro. Uma das sugestões é a colocação de estribos retráteis em todos os bondinhos, para evitar que passageiros viajem pendurados.
Entre as conclusões, os interventores afirmam que a atual situação do sistema é resultado de falhas de gestão e falta de manutenção. “Onde não tem qualidade de gestão, só dinheiro não resolve”, ressalta Rogério Onofre.
Rio anuncia melhorias para o sistema de bondes de Santa Teresa
27/09/2011 - Agência Rio
Da Redação
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anuncia, nesta terça-feira (27), ações propostas pela Comissão Interventora da Central para revitalizar e modernizar o sistema de bondes de Santa Teresa. O secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, e o interventor dos bondes e presidente do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), Rogério Onofre, participarão da entrevista coletiva. O evento acontece no Palácio Guanabara, em Laranjeiras.
Pelo menos cinco pessoas morreram e 54 ficaram feridas, quatro delas em estado grave, no acidente com o bondinho de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, no mês de agosto. O acidente aconteceu quando o bonde descia por uma das ruas do bairro e, por motivos que ainda não foram bem esclarecidos, saiu dos trilhos e tombou, ficando completamente destruído ao bater num poste.
Os bombeiros que socorreram as vítimas informaram que quatro pessoas morreram no local do acidente e uma faleceu quando era atendida no hospital Souza Aguiar, no qual foi internada a maior parte dos feridos, muitos deles com fraturas expostas.
MS
Da Redação
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anuncia, nesta terça-feira (27), ações propostas pela Comissão Interventora da Central para revitalizar e modernizar o sistema de bondes de Santa Teresa. O secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, e o interventor dos bondes e presidente do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), Rogério Onofre, participarão da entrevista coletiva. O evento acontece no Palácio Guanabara, em Laranjeiras.
Pelo menos cinco pessoas morreram e 54 ficaram feridas, quatro delas em estado grave, no acidente com o bondinho de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, no mês de agosto. O acidente aconteceu quando o bonde descia por uma das ruas do bairro e, por motivos que ainda não foram bem esclarecidos, saiu dos trilhos e tombou, ficando completamente destruído ao bater num poste.
Os bombeiros que socorreram as vítimas informaram que quatro pessoas morreram no local do acidente e uma faleceu quando era atendida no hospital Souza Aguiar, no qual foi internada a maior parte dos feridos, muitos deles com fraturas expostas.
MS
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Projeto prevê espaço para futura linha de VLT no Rio
20/09/2011 - O Globo
O binário a ser construído para reorganizar o trânsito na Zona Portuária já deixará faixas exclusivas para a circulação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), projetada para interligar a região com outros pontos do Centro. Em 20 dias, ficam prontos os estudos de viabilidade econômica que vão orientar a Companhia de Desenvolvimento Urbano a elaborar o edital de concessão.
O VLT abriria caminho para reorganizar o trânsito de carros e ônibus no Centro. Mas o presidente da companhia, Jorge Luiz de Souza Arraes, explicou que não há prazo para que o sistema seja implantado. O estudo de viabilidade indicará quatro alternativas de traçado, com as demandas de passageiros para cada um deles, bem como estimativas de tarifas conforme o volume de investimentos feitos pelo setor público e por empresas numa parceria público-privada.
Segundo Arraes, a expectativa é que o edital seja lançado no ano que vem. Só então será possível estimar prazos para o serviço entrar em operação. A ideia é que o VLT opere por módulos. Na medida em que as obras fossem terminando, o serviço seria estendido a outros pontos do Centro.
— O que já definimos é que o VLT fará a integração com as estações da Central do Brasil e da Praça Mauá (futuro terminal do trem-bala), rodoviária e terminais de ônibus — disse Arraes.
A ligação com a Central, por exemplo, será por um túnel ferroviário já existente, mas atualmente ocioso, próximo à Cidade do Samba.
O binário a ser construído para reorganizar o trânsito na Zona Portuária já deixará faixas exclusivas para a circulação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), projetada para interligar a região com outros pontos do Centro. Em 20 dias, ficam prontos os estudos de viabilidade econômica que vão orientar a Companhia de Desenvolvimento Urbano a elaborar o edital de concessão.
O VLT abriria caminho para reorganizar o trânsito de carros e ônibus no Centro. Mas o presidente da companhia, Jorge Luiz de Souza Arraes, explicou que não há prazo para que o sistema seja implantado. O estudo de viabilidade indicará quatro alternativas de traçado, com as demandas de passageiros para cada um deles, bem como estimativas de tarifas conforme o volume de investimentos feitos pelo setor público e por empresas numa parceria público-privada.
Segundo Arraes, a expectativa é que o edital seja lançado no ano que vem. Só então será possível estimar prazos para o serviço entrar em operação. A ideia é que o VLT opere por módulos. Na medida em que as obras fossem terminando, o serviço seria estendido a outros pontos do Centro.
— O que já definimos é que o VLT fará a integração com as estações da Central do Brasil e da Praça Mauá (futuro terminal do trem-bala), rodoviária e terminais de ônibus — disse Arraes.
A ligação com a Central, por exemplo, será por um túnel ferroviário já existente, mas atualmente ocioso, próximo à Cidade do Samba.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Portugueses devem revitalizar bondes de Santa Teresa
16/09/2011 - O Dia
O governador Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira que a empresa Carris de Portugal, que administra o transporte de bondes no país europeu, firmará um acordo de cooperação técnica com o governo do Estado. O objetivo é aplicar o conhecimento português na revitalização do bondinho de Santa Teresa.
"O ministro nos colocará em contato ainda nesta sexta-feira com o presidente da Carris para firmarmos o acordo. O sistema de bondes é um transporte que funciona muito bem e queremos trazer esse benefício à nossa população. O bonde de Santa Teresa é também um patrimônio e merece ser revitalizado", disse o governador.
Seis pessoas morreram e 56 ficaram feridas no dia 27 de agosto em acidente com um bondinho de Santa Teresa que fazia o trajeto Largo da Carioca-Dois Irmãos. A tragédia ocorreu na Rua Joaquim Murtinho, próximo ao número 250.
O anúncio foi feito depois de uma reunião com o ministro-adjunto de Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, o vice-governador e coordenador executivo de Projetos e Obras do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes. Eles participam da abertura do 6º Encontro Empresarial Brasil-Portugal em Copacabana.
Tragédia pode ser alvo de CPI
Parlamentares pressionam o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), para autorizar a CPI dos bondes de Santa Teresa. A movimentação começou nesta quinta durante audiência pública para discutir o assunto. Convidados, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e o presidente do Detro, Rogério Onofre, que assumiu a gestão dos bondes desde a tragédia que matou 6 pessoas e feriu 56, não compareceram.
Os dois alegaram problemas na agenda e foram agora convocados, e não mais convidados apenas, junto com o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), Sebastião Rodrigues, pelo presidente da Comissão de Transportes, deputado Marcelo Simão (PSB), a comparecer em nova audiência, dentro de 15 dias. Se não forem, podem responder por crime de responsabilidade, como prevê o Artigo 213 do Regimento Interno da Alerj.
Na audiência, moradores reivindicaram recuperação dos bondes tradicionais, regulamentação do intervalo entre carros para no máximo 10 minutos e transporte público de suporte aos bondes, além do direito de eleger o responsável pela gestão. Presente no encontro que discutiu problemas no transporte, o engenheiro especialista no assunto Fernando McDowell disse ter ficado horrorizado ao visitar a oficina de bondes: “Vi problema de eletricidade”.
O governador Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira que a empresa Carris de Portugal, que administra o transporte de bondes no país europeu, firmará um acordo de cooperação técnica com o governo do Estado. O objetivo é aplicar o conhecimento português na revitalização do bondinho de Santa Teresa.
"O ministro nos colocará em contato ainda nesta sexta-feira com o presidente da Carris para firmarmos o acordo. O sistema de bondes é um transporte que funciona muito bem e queremos trazer esse benefício à nossa população. O bonde de Santa Teresa é também um patrimônio e merece ser revitalizado", disse o governador.
Seis pessoas morreram e 56 ficaram feridas no dia 27 de agosto em acidente com um bondinho de Santa Teresa que fazia o trajeto Largo da Carioca-Dois Irmãos. A tragédia ocorreu na Rua Joaquim Murtinho, próximo ao número 250.
O anúncio foi feito depois de uma reunião com o ministro-adjunto de Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, o vice-governador e coordenador executivo de Projetos e Obras do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes. Eles participam da abertura do 6º Encontro Empresarial Brasil-Portugal em Copacabana.
Tragédia pode ser alvo de CPI
Parlamentares pressionam o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), para autorizar a CPI dos bondes de Santa Teresa. A movimentação começou nesta quinta durante audiência pública para discutir o assunto. Convidados, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e o presidente do Detro, Rogério Onofre, que assumiu a gestão dos bondes desde a tragédia que matou 6 pessoas e feriu 56, não compareceram.
Os dois alegaram problemas na agenda e foram agora convocados, e não mais convidados apenas, junto com o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), Sebastião Rodrigues, pelo presidente da Comissão de Transportes, deputado Marcelo Simão (PSB), a comparecer em nova audiência, dentro de 15 dias. Se não forem, podem responder por crime de responsabilidade, como prevê o Artigo 213 do Regimento Interno da Alerj.
Na audiência, moradores reivindicaram recuperação dos bondes tradicionais, regulamentação do intervalo entre carros para no máximo 10 minutos e transporte público de suporte aos bondes, além do direito de eleger o responsável pela gestão. Presente no encontro que discutiu problemas no transporte, o engenheiro especialista no assunto Fernando McDowell disse ter ficado horrorizado ao visitar a oficina de bondes: “Vi problema de eletricidade”.
domingo, 18 de setembro de 2011
Bondes de Santa Teresa levarão um ano para voltar a circular
18/09/2011 - O Globo
Paulo Roberto Araújo (pra@oglobo.com.br)
RIO - Os bondes de Santa Teresa só voltarão a funcionar em um ano. A estimativa é do presidente do Detro e interventor Rogério Onofre, escolhido pelo governador Ségio Cabral para reestruturar o sistema. A decisão é resultado do levantamento preliminar sobre as condições dos bondes, realizado por uma comissão interventora desde o acidente do último dia 27, que deixou seis mortos e 57 feridos.
VÍDEO: A polêmica dos ônibus em Santa Teresa
POLÊMICA: O perigo que sobe as ladeiras de Santa Teresa
- Anunciar algo em tempo menor é fazer uma promessa que não poderá ser cumprida - afirmou Onofre, que ainda criticou a situação dos bondes. - A esculhambação é ainda maior do que a declarada por mim na primeira vez em que vi o estado da oficina e na visita que fiz a Santa Teresa para conhecer o sistema como um todo.
O Ministério Público instaurou investigação para apurar eventual responsabilidade criminal do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, em relação às mortes no bonde, conforme noticiou Ancelmo Gois ontem na sua coluna no GLOBO. Lopes foi notificado sexta-feira para prestar esclarecimentos.
Onofre adiantou que o Detro repassará R$ 31 milhões à Central, administradora dos bondes, que ficará responsável pelas obras de recuperação. Os primeiros R$ 20 milhões serão repassados até dezembro e o restante, ao longo de 2012.
O projeto inclui recuperação de via aérea e cabeamento elétrico, construção de nova subestação, reforma de 13 bondes e estações e reativação do ramal Silvestre, paralisado em 2004.
- Com vistas ao turismo, a proposta é reativar o Silvestre, que se ligará com o trenzinho do Corcovado - disse Onofre.
Haverá ainda a troca do modelo de trilhos: do contratrilhos para os bilabiados. Atualmente, existem duas estruturas de separação, uma espécie de trilhos gêmeos, sem ligação com o solo. O novo protótipo empregará apenas uma estrutura, o que, segundo Onofre, é mais seguro, e está menos sujeito ao desgaste do tempo e à possibilidade de desníveis com o pavimento.
- A volta dos bondes vai demorar o tempo necessário porque o governador quer que comecemos do zero. A recuperação do sistema tem que acontecer dentro de um alto grau de qualidade, sem remendos, gambiarras ou meia-sola, que é como funcionavam os bondes.
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Premetitando o Cevado18/09/2011 - 23h 08m
O Lopes e o Cabral deveriam responder sobre as mortes ocorridas mês passado nos bondes de Santa Teresa,A irresponsabilidade de ambos é notória.Aliás,essa ligação do Lopes como Cabral deve ser averiguada,pois há algo no ar além das aeronaves da TAM, ou melhor, Latam.Imagine quando começarem a cair aviões.Deus nos livre!!!
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_Golum_ 18/09/2011 - 21h 24m
UM ANO?!?!?!?!?1?!? Não vou nem perguntar se tão de s@canagem porque tão SEMPRE!!! Cabral creti.no!!!!!!!!!!!!
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Itaverá 18/09/2011 - 20h 29m
BETO OTAVIO ótimo comentário!!!!!!!!!!!!
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gloriam vanine guenzburger18/09/2011 - 19h 38m
O lobby do onibus que tem "servido" a cidade de Sao Sebastiao do Rio de Janeiro tao BEM esta bem representado aqui neste foro, ne?
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BETO OTAVIO18/09/2011 - 19h 36m
um mafioso chama um playboy para ser secretário de transportes do Estado e o resultado é morte e esculhambação com o povo do Rio. Lugar de Bandido é na cadeia, não no governo !
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douglinhas lima18/09/2011 - 19h 36m
Pinto piu piu o paulista da cidade cinzenta.Olhe esse violência que assola são paulo.São Paulo Cidade do Rio Tietê.
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Rogerio Teruz18/09/2011 - 19h 11m
Se tem que parar por um ano para serem feitas as manutenções necessárias, é um sinal que deveria ter parado há um ano (pelo menos) e hoje estaria tudo pronto (o que eu duvido) sem ter causado mortes. Incompetência e falta de cuidado que causem acidentes, deveriam doer nas consciências dos omissos. Quanta coisa deve existir por aí que nos causa riscos e nem sabemos (bueiros, por exemplo). Só tomamos conhecimento depois de algumas fatalidades (principalmente as que dão IBOPE).
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carlos henrique dias - e-mail18/09/2011 - 18h 25m
Esse maricas do Julio Lopes vai ficar se escondendo até qundo?
Paulo Roberto Araújo (pra@oglobo.com.br)
RIO - Os bondes de Santa Teresa só voltarão a funcionar em um ano. A estimativa é do presidente do Detro e interventor Rogério Onofre, escolhido pelo governador Ségio Cabral para reestruturar o sistema. A decisão é resultado do levantamento preliminar sobre as condições dos bondes, realizado por uma comissão interventora desde o acidente do último dia 27, que deixou seis mortos e 57 feridos.
VÍDEO: A polêmica dos ônibus em Santa Teresa
POLÊMICA: O perigo que sobe as ladeiras de Santa Teresa
- Anunciar algo em tempo menor é fazer uma promessa que não poderá ser cumprida - afirmou Onofre, que ainda criticou a situação dos bondes. - A esculhambação é ainda maior do que a declarada por mim na primeira vez em que vi o estado da oficina e na visita que fiz a Santa Teresa para conhecer o sistema como um todo.
O Ministério Público instaurou investigação para apurar eventual responsabilidade criminal do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, em relação às mortes no bonde, conforme noticiou Ancelmo Gois ontem na sua coluna no GLOBO. Lopes foi notificado sexta-feira para prestar esclarecimentos.
Onofre adiantou que o Detro repassará R$ 31 milhões à Central, administradora dos bondes, que ficará responsável pelas obras de recuperação. Os primeiros R$ 20 milhões serão repassados até dezembro e o restante, ao longo de 2012.
O projeto inclui recuperação de via aérea e cabeamento elétrico, construção de nova subestação, reforma de 13 bondes e estações e reativação do ramal Silvestre, paralisado em 2004.
- Com vistas ao turismo, a proposta é reativar o Silvestre, que se ligará com o trenzinho do Corcovado - disse Onofre.
Haverá ainda a troca do modelo de trilhos: do contratrilhos para os bilabiados. Atualmente, existem duas estruturas de separação, uma espécie de trilhos gêmeos, sem ligação com o solo. O novo protótipo empregará apenas uma estrutura, o que, segundo Onofre, é mais seguro, e está menos sujeito ao desgaste do tempo e à possibilidade de desníveis com o pavimento.
- A volta dos bondes vai demorar o tempo necessário porque o governador quer que comecemos do zero. A recuperação do sistema tem que acontecer dentro de um alto grau de qualidade, sem remendos, gambiarras ou meia-sola, que é como funcionavam os bondes.
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Premetitando o Cevado18/09/2011 - 23h 08m
O Lopes e o Cabral deveriam responder sobre as mortes ocorridas mês passado nos bondes de Santa Teresa,A irresponsabilidade de ambos é notória.Aliás,essa ligação do Lopes como Cabral deve ser averiguada,pois há algo no ar além das aeronaves da TAM, ou melhor, Latam.Imagine quando começarem a cair aviões.Deus nos livre!!!
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_Golum_ 18/09/2011 - 21h 24m
UM ANO?!?!?!?!?1?!? Não vou nem perguntar se tão de s@canagem porque tão SEMPRE!!! Cabral creti.no!!!!!!!!!!!!
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Itaverá 18/09/2011 - 20h 29m
BETO OTAVIO ótimo comentário!!!!!!!!!!!!
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gloriam vanine guenzburger18/09/2011 - 19h 38m
O lobby do onibus que tem "servido" a cidade de Sao Sebastiao do Rio de Janeiro tao BEM esta bem representado aqui neste foro, ne?
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BETO OTAVIO18/09/2011 - 19h 36m
um mafioso chama um playboy para ser secretário de transportes do Estado e o resultado é morte e esculhambação com o povo do Rio. Lugar de Bandido é na cadeia, não no governo !
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douglinhas lima18/09/2011 - 19h 36m
Pinto piu piu o paulista da cidade cinzenta.Olhe esse violência que assola são paulo.São Paulo Cidade do Rio Tietê.
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Rogerio Teruz18/09/2011 - 19h 11m
Se tem que parar por um ano para serem feitas as manutenções necessárias, é um sinal que deveria ter parado há um ano (pelo menos) e hoje estaria tudo pronto (o que eu duvido) sem ter causado mortes. Incompetência e falta de cuidado que causem acidentes, deveriam doer nas consciências dos omissos. Quanta coisa deve existir por aí que nos causa riscos e nem sabemos (bueiros, por exemplo). Só tomamos conhecimento depois de algumas fatalidades (principalmente as que dão IBOPE).
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carlos henrique dias - e-mail18/09/2011 - 18h 25m
Esse maricas do Julio Lopes vai ficar se escondendo até qundo?
Bonde acidentado no Rio de Janeiro era de 1896
29/08/2011 - Revista Ferroviária
O bonde que sofreu acidente no último sábado (27/08), em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, não era um dos sete bondes que haviam sido reformados pelo Governo do Estado. Segundo o presidente da T´Trans, Massimo Giavina, o Governo do Rio tinha encomendado para a T´Trans, em 2005, a reforma completa dos 14 bondes de Santa Teresa, mas por falta de verba o contrato foi suspenso e somente sete bondes foram reformados pela empresa. O Governo fez um aditivo no contrato com a T´Trans, reduzindo o número de bondes a serem reformados de 14 para sete.
Em entrevista a Revista Ferroviária, Giavina explicou que os sete bondes recebidos por sua empresa estavam totalmente deteriorados e foram refeitos, preservando somente a parte histórica do layout. Os novos bondes receberam três sistemas de freios, que são ativados com a falha do sistema em operação. Giavina destacou que a T´Trans não é responsável pela manutenção do bonde envolvido no acidente.
A Revista Ferroviária entrou em contato com a assessoria de imprensa da secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, que não quis se manifestar.
Os bondes de Santa Teresa foram fabricados em 1896 pela empresa canadense Tramway Light and Power Company. Os bondes circulam por uma linha de 17 km, ligando o bairro de Santa Teresa ao Centro do Rio de Janeiro.
O bonde que sofreu acidente no último sábado (27/08), em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, não era um dos sete bondes que haviam sido reformados pelo Governo do Estado. Segundo o presidente da T´Trans, Massimo Giavina, o Governo do Rio tinha encomendado para a T´Trans, em 2005, a reforma completa dos 14 bondes de Santa Teresa, mas por falta de verba o contrato foi suspenso e somente sete bondes foram reformados pela empresa. O Governo fez um aditivo no contrato com a T´Trans, reduzindo o número de bondes a serem reformados de 14 para sete.
Em entrevista a Revista Ferroviária, Giavina explicou que os sete bondes recebidos por sua empresa estavam totalmente deteriorados e foram refeitos, preservando somente a parte histórica do layout. Os novos bondes receberam três sistemas de freios, que são ativados com a falha do sistema em operação. Giavina destacou que a T´Trans não é responsável pela manutenção do bonde envolvido no acidente.
A Revista Ferroviária entrou em contato com a assessoria de imprensa da secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, que não quis se manifestar.
Os bondes de Santa Teresa foram fabricados em 1896 pela empresa canadense Tramway Light and Power Company. Os bondes circulam por uma linha de 17 km, ligando o bairro de Santa Teresa ao Centro do Rio de Janeiro.
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