segunda-feira, 6 de junho de 2016

No 1º dia útil, VLT superlota e para por falta de energia na penúltima viagem

Passageiros tiveram que desembarcar pelos trilhos
   
POR GUILHERME RAMALHO / GISELLE OUCHANA 

06/06/2016 - O Globo

Queda de energia provoca interrupção de uma das viagens do VLT em direção ao Aeroporto Santos Dumont - Foto do leitor Renato Gonzalez Garcez / WhatsApp do GLOBO

RIO - O primeiro dia útil de funcionamento do VLT, um dos principais legados olímpicos do Rio, foi de festa nesta segunda-feira, com muita gente curiosa para embarcar no novo meio de transporte no Centro. Foi tamanha a procura, que a prefeitura precisou pôr mais um veículo nos trilhos. O dia, no entanto, teve também um contratempo. Pouco antes das 15h, perto do Aeroporto Santos Dumont, uma falha no sistema de energia provocou a interrupção da penúltima viagem. Os passageiros tiveram que desembarcar dos sete vagões no meio do caminho, logo depois de passar pela Parada Antônio Carlos. As causas do problema ainda estão sendo investigadas pela prefeitura, que afirmou, em nota, que o serviço foi retomado após 20 minutos e que “novos eventos podem ocorrer, pois a fase é de adaptação”.

A novidade atraiu gente não só da capital como de outras cidades. Moradora de Maricá, a aposentada Marina Maria da Conceição, de 77 anos, foi ao dentista no Centro e aproveitou para dar um passeio de VLT. Ela foi toda elogios para o serviço.

— É uma novidade. Todo mundo tem curiosidade de conhecer. Os bondes de antigamente eram uma carroça. Este aqui é bem mais seguro e moderno.

Depois que o VLT — inaugurado oficialmente anteontem — parou por falta de energia, houve críticas nas redes sociais. Chegou a circular a informação de que o bonde saíra dos trilhos, mas o descarrilamento foi desmentido tanto pela prefeitura quanto por passageiros que estavam na composição. O analista de TI Renan Gonzalez Garcez, que registrou duas fotos do momento, contou que a interrupção foi repentina:

— O VLT estava bem cheio, porque é uma novidade. Ele estava em baixa velocidade e, de repente, parou. Pensei que fosse sinal fechado. Depois de um tempo, desligaram o ar e a luz. Então, informaram que não daria para continuar e solicitaram o desembarque das pessoas, que ocorreu de forma organizada.

Para o engenheiro de transportes Giovani Manso, professor da UFRJ, independentemente de ter sido uma falha na operação ou no fornecimento de energia, os operadores do bonde deveriam estar preparados para o problema.

— Esse é o tipo de falha que precisa estar prevista, com um banco de capacitores, uma espécie de bateria que dá autonomia de até 30 minutos para o VLT circular. Se faltar energia, o banco de capacitores vai aguentar até o bonde chegar a um local seguro — explicou o especialista, que não estranhou a falha no primeiro dia útil de operação.

ESPECIALISTA: NÃO É FALHA RELEVANTE

Otimista, o especialista em transporte público Marcio Barbosa, professor da Fundação Getulio Vargas, acredita que esta fase inicial servirá para que a prefeitura tenha conhecimento pleno do que está sendo oferecido:

— É um sistema que está começando a funcionar agora. Não é uma falha relevante, porque é o primeiro dia. Tanto que a prefeitura está tendo o cuidado de operar o VLT numa faixa restrita de horário.

De acordo com o secretário especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da prefeitura, Jorge Arraes, o problema da queda de energia aconteceu porque a subestação Cinelândia não foi acionada automaticamente após o sistema de proteção elétrica do VLT entrar em ação. Esse sistema protege a comunicação elétrica entre o trilho e o conector do bonde que faz a transferência de energia. Toda vez que há uma sobrecarga ou alguma interferência na rede, a “blindagem” é acionada automaticamente.

— O sistema de proteção fez o papel dele, que é desarmar a subestação mais próxima quando percebe alguma sobrecarga. Mas, a subestação anterior (Cinelândia) deveria ter sido acionada automaticamente, o que não aconteceu. Pedi um relatório à concessionária, e hoje saberemos o motivo da falha — explicou Arraes, lembrando que na fase de testes problemas semelhantes aconteceram. — Isso aconteceu inúmeros vezes e, muitas delas, de maneira forçada. Esse é um problema previsível, mas que não tem que ser corriqueiro. Os VLTs possuem supercapacitores, que dão uma autonomia ao veículo de até 30 minutos. No entanto, o trecho onde a composição parou é único, com uma rampa que exige um esforço maior da bateria.

Passageiros se aglomeram na estação do VLT da Praça Mauá: por causa da grande procura por gente que queria conhecer o meio de transporte, número de bondes no trajeto foi aumentado de dois para três - Gabriel de Paiva

Houve atraso no início e no fim da operação no primeiro dia útil. Marcada para ser das 12h às 15h, aconteceu das 12h12m às 15h18m. Durante esse tempo, os bondes ficaram superlotados. A princípio, só dois VLTs fariam o trajeto de oito paradas, entre a Praça Mauá e o Aeroporto Santos Dumont. Mas um terceiro trem acabou sendo posto nos trilhos, para atender à grande demanda. As viagens duravam cerca de 25 minutos e, tirando a paralisação já no fim, transcorreram sem grandes transtornos.

Em quase todos os cruzamentos, agentes de trânsito orientavam os motoristas, tentando impedir que os veículos passassem na frente do bonde. Diante das composições, um batedor de motocicleta abria caminho. Mesmo assim, pedestres e carros chegaram a cruzar os trilhos bem próximo ao VLT. Nesses momentos, os condutores tinham que frear bruscamente. Ciclistas e ambulantes também usaram livremente a pista com trilhos para se locomover, sem ser abordados por fiscais.

A segunda linha do VLT, entre a Central do Brasil e a Praça Quinze, deve ser inaugurada no segundo semestre, com a entrega de mais dez estações. Já a terceira linha, da Central à Cinelândia, só deve ser aberta em 2017, com a conclusão das obras na Avenida Marechal Floriano. Serão, no total, 28 quilômetros de trilhos, 32 bondes (com capacidade para transportar 300 mil pessoas diariamente) e 31 paradas.

O trem do VLT lotado nesta segunda-feira, primeiro dia útil de funcionamento - Guilherme Ramalho / Agência O Globo

Até o mês passado, estavam previstas 32 estações, mas uma delas, a José Bonifácio, foi extinta do projeto. Segundo o secretário Jorge Arraes, a decisão teve um único motivo: no local onde a parada ficaria, a calçada é muito estreita, e o acesso para pessoas com deficiência não seria possível.

Até o 30 deste mês, os passageiros poderão viajar de graça, mas, a partir de 1º de julho, terão de validar a passagem, voluntariamente, dentro do VLT. A tarifa será a mesma dos ônibus municipais: R$ 3,80. Os horários de funcionamento, assim como o trajeto até a Rodoviária Novo Rio, serão ampliados, em média, a cada semana, em oito etapas. De acordo com o planejamento da prefeitura, durante os Jogos, a primeira linha funcionará das 6h à meia-noite, inclusive nos fins de semana, com oito VLTs, que circularão a intervalos de 15 minutos.

ESTREIA ADIADA DUAS VEZES

A data de inauguração do VLT foi adiada duas vezes este ano. Primeiro, a operação começaria até o fim de abril. Depois, a prefeitura transferiu para 22 de maio, quando sequer as obras haviam sido concluídas. Na época, a Secretaria municipal de Transportes afirmou que era preciso dar mais tempo para pedestres e motoristas se acostumarem às mudanças viárias no Centro da cidade.

O Ministério Público também havia ajuizado uma ação civil pública determinando que o VLT só entrasse em funcionamento quando o sistema de sinalização sobre os passeios e vias públicas fosse plenamente instalado, testado e aprovado. Segundo o MP, o transporte ainda não oferecia segurança adequada aos passageiros e pedestres.

Na quinta-feira, após audiência pública, a Justiça negou o pedido do MP, mantendo a inauguração para domingo. A magistrada destacou ainda que há riscos em qualquer lugar onde haja tráfego de veículos e pedestres, mas que podem ser reduzidos com a instalação de sinalização adequada. Ela também disse na decisão que a implementação do VLT exige uma mudança de comportamento por parte do cidadão.

Em março, um ônibus que fazia manobra bateu em um dos VLTs, estacionado junto ao terminal Padre Henrique Otte, na Central. Não houve feridos. Já em abril, ainda em fase testes, também houve falta de energia nos trilhos na Avenida Rio Branco, na altura da Rua Sete de Setembro. Na viagem, acompanhada pelo GLOBO, o bonde precisou ser desligado e aguardar 15 minutos até voltar a circular.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/no-1-dia-util-vlt-superlota-para-por-falta-de-energia-na-penultima-viagem-19452319#ixzz4ArNAuRjF 
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domingo, 5 de junho de 2016

Enfim, o VLT abre as portas ao público

04/06/2016 - O Dia

Transporte de passageiros começa neste domingo, da Praça Mauá ao Santos Dumont, sem cobrança da tarifa de R$ 3,80

GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Neste domingo, às 9h30, o transporte público no Centro da cidade dá um passo para entrar nos trilhos. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) recebe seus primeiros passageiros para uma volta pela nova Avenida Rio Branco, que ganhou espaço de convivência exclusivo para pedestres, ciclistas e, claro, os bondes do século 21, ao longo de um caminho cercado de prédios históricos.

Para a viagem inaugural, a Avenida Rio Branco será fechada integralmente das 8h às 18h e se transformará em uma grande área de lazer para os cariocas. A primeira “linha” do VLT ligará a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, mas o trecho inaugurado hoje será menor: da Parada dos Museus, na Praça Mauá, até o aeroporto. Durante as primeiras semanas de funcionamento, a operação será expandida gradativamente, em oito ciclos, até alcançar o trecho Rodoviária-Santos Dumont no início de agosto, antes dos Jogos Olímpicos. Os passageiros só terão de pagar a tarifa de R$ 3,80 a partir do dia 1º de julho.


Os veículos circulam, em testes, sem passageiros, há semanas
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia

Na primeira semana, os VLTs circularão de meio-dia às 15h, de segunda a sexta-feira, com intervalos de 30 minutos inicialmente. Neste domingo, o funciona até as 15h. As paradas de embarque e desembarque neste momento serão: Parada dos Museus (na Praça Mauá), São Bento, Candelária, 7 de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont.

A cada um dos oito ciclos, o horário e trecho do serviço serão ampliados. Ao final do processo, a “linha” Rodoviária Novo Rio vai funcionar das 6h à meia-noite, com oito composições e intervalos de 15 minutos. 

Na operação plena, prevista para 2017, o transporte funcionará 24 horas, com 32 trens, capacidade para 300 mil pessoas e máquinas de autoatendimento para a compra de bilhetes em todas as paradas (abertas e sem roletas) e estações (apenas três, com estrutura fechada e roletas).

Segundo a prefeitura, o avanço da operação em ciclos tem como objetivo fazer com que a população se acostume à movimentação dos bondes. “A prioridade é garantir segurança aos futuros passageiros”, explicou, em nota.

Com 14,4 mil metros quadrados, o novo Passeio Público da Avenida Rio Branco alterou uma das avenidas mais movimentadas do Centro, entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia. O local ganhou 35 árvores, 1.620 m² em canteiros verdes, bicicletários, 70 bancos e nova iluminação pública.

Veículo leve sobre trilhos é inaugurado no Centro do Rio

Circulação será entre a Praça Mauá e o Santos Dumont, e nos primeiros dias não haverá cobrança de passagem
   
POR CARINA BACELAR 

05/06/2016 - O Globo

Interior do VLT, inaugurado neste domingo, no Centro do Rio - Carina Bacelar / O Globo

RIO - O Veículo leve sobre trilhos (VLT), foi inaugurado na manhã deste domingo, no Centro do Rio. Apesar do tempo chuvoso que atinge a cidade, os cariocas compareceram ao evento, que teve a presença do prefeito Eduardo Paes e do deputado Pedro Paulo Carvalho, além do novo secretário de Governo, Rafael Picciani. Antes da inauguração, uma roda de samba animou o ‘esquenta’ da saída do primeiro carro, estacionado no Armazém da Utopia, na Zona Portuária.

Durante a cerimônia, Picciani confirmou que batedores vão atuar na fase inicial de operação do modal para orientar a população e evitar acidentes. Ele admitiu que o cruzamento entre a Avenida Rio Branco e a Presidente Vargas é a que mais inspira preocupação:

- É uma preocupação, já que é um cruzamento muito amplo, mas nós estamos com uma operação reforçada e sinalização pronta. Os primeiros dias são de testes, já que a população vai estar aprendendo o convívio com o VLT.

Eduardo Paes ressaltou a beleza da paisagem do Centro, além da facilidade de transporte para os cariocas:

- Isso aqui, na verdade, não é o centro da cidade do Rio, é quase que o centro do Brasil. A formação do Brasil se dá a partir do Centro do Rio de Janeiro. A paisagem é fantástica, além de ir até o Aeroporto Santos Dumont - falou o prefeito, que ressaltou a questão da segurança dos pedestres:

- O que a gente pede é que a população fique atenta. Vai andar em velocidade baixa, mas a gente pede para as pessoas respeitarem.

Em tom de campanha, Paes inaugurou a placa referente ao início da operação do VLT ao lado de Pedro Paulo, Picciani e Tia Surica. Na primeira parada do bonde, ele foi aguardado por um público com balões amarelos, e por uma apresentação da bateria da Mangueira. O prefeito 'saudou' o ex-secretário de Governo, candidato a prefeito, e fez um agradecimento à presidente afastada Dilma Rousseff, de quem era aliado até o início do ano.

- Queria ser justo e agradecer a presidente Dilma por trazer esse beneficio pra cidade do Rio - afirmou o prefeito, que encerrou a cerimônia após a segunda parada do bonde, na altura da Avenida Almirante Barroso.

E a disputa para o primeiro passeio foi grande. Os vagões ficaram tão cheios que funcionários da concessionária VLT Carioca, que administra o transporte, tiveram que 'empurrar' as pessoas para dentro dos carros. Os ritmistas da bateria da Mangueira também tiveram dificuldades para entrar.

Na primeira semana, a circulação vai acontecer do meio-dia às 15h, com meia hora de intervalo entre as viagens. Na segunda semana, o horário de circulação será estendido em uma hora, e funcionará das 11h às 15h. O trajeto completo da linha, que ligará a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, só será realizado na quinta semana, quando o VLT passará a operar também nos finais de semana, das 9h às 17h, com cinco trens, parando em 19 estações com intervalos de 15 minutos.

Até o dia 1º de julho, segundo a prefeitura, não haverá cobrança de passagem. Sem roleta nem cobradores, os passageiros terão que validar voluntariamente o próprio cartão dentro do trem, e a tarifa terá o mesmo valor dos ônibus municipais: R$ 3,80. O sistema aceitará o Bilhete Único, que permite fazer duas viagens ao custo de uma só. Se o VLT for a terceira viagem, o valor da tarifa cairá para R$ 2,10. Cada composição terá capacidade para até 420 pessoas.

A operação 24 horas por dia ficará para depois das Olimpíadas. Durante os Jogos, a linha funcionará das 6h até meia-noite. Haverá ainda um serviço especial com três VLTs entre a Parada dos Navios (em frente ao terminal de passageiros do Porto) e o Santos Dumont. No segundo semestre, estão programados para serem entregues outras dez estações e o trecho que ligará a Central do Brasil à Praça Quinze. A terceira linha, da Central à Cinelândia, só deve ser inaugurada em 2017, com a conclusão das obras na Avenida Marechal Floriano. Serão, no total, 28 quilômetros de trilhos, 32 estações e 32 trens, com capacidade para transportar 300 mil pessoas diariamente.

REORGANIZAÇÃO DO TRÁFEGO

Inauguração do VLT no Centro do Rio - Carina Bacelar / O Globo

A Avenida Rio Branco foi fechada integralmente a partir das 8h, e se transformou numa grande área de lazer. A via só volta a ter tráfego na segunda-feira. Para a inauguração do VLT o trânsito também foi reorganizado no Centro do Rio. Desde sábado, o Passeio Público voltou a ter sua configuração original. As ruas Mestre Valentim (pista junto ao Passeio Público), do Passeio (entre Avenida Teixeira de Freitas e Rua Senador Dantas) e a Avenida Luís de Vasconcelos tiveram sentido de tráfego invertido. Já a Rua Teixeira de Freitas, entre as avenidas Augusto Severo e Mem de Sá, voltou a ter dois sentidos.

O ponto de ônibus localizado na Rua do Passeio, na altura da Rua das Marrecas, foi transferido para o outro lado da via, sentido Castelo. Na Rua Teixeira de Freitas, na pista sentido Avenida Mem de Sá, será criado um ponto de ônibus para atender as linhas que seguem em direção à Lapa. As linhas Troncal 5, 107, Troncal 8, 309, 350, 472 e 2014 provenientes da Avenida Presidente Wilson, com destino à Avenida Augusto Severo, deixou de passar pela pista esquerda, e passarou a trafegar pela pista direita, no trecho da Rua Mestre Valentim. As linhas 247 e 517 ganhou novos pontos reguladores na Rua do Passeio.

As linhas 2303 e 2308 tiveram mudanças apenas nos pontos terminais, que foram transferidos da Avenida República do Chile para a Avenida Presidente Vargas.

INAUGURAÇÃO CONFIRMADA PELA JUSTIÇA

A inauguração só foi confirmada na quarta-feira, após uma decisão da juíza Cristiana Aparecida de Souza Santos, da 2 ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que indeferiu um pedido do Ministério Público para que a prefeitura adiasse o evento. Para o MP, o transporte ainda não oferece segurança adequada aos passageiros e pedestres. A juíza considerou, no entanto, que ficou esclarecido que a CET-Rio monitora a sinalização instalada pela concessionária do VLT. E que ela foi “exaustivamente testada e aprovada”.

O início do funcionamento do transporte já havia sido adiado duas vezes pela própria prefeitura por questão de seguran

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/veiculo-leve-sobre-trilhos-inaugurado-com-roda-de-samba-no-centro-do-rio-19445939#ixzz4AikLSV8z 
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sábado, 4 de junho de 2016

Prefeitura do Rio inaugura VLT Carioca e Passeio Público da Rio Branco

03/06/2016 - Secretaria Municipal de Transportes

A Prefeitura do Rio inaugura neste domingo, 5 de junho, o VLT Carioca e o Passeio Público da Avenida Rio Branco, duas grandes obras que mudam significativamente o perfil de mobilidade e ambiência do centro da cidade. Rápido, sustentável e moderno, com rede de 28 Km, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai integrar todos os meios de transporte do Centro e da Região Portuária - barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil.  Para a viagem inaugural do VLT, a Avenida Rio Branco será fechada integralmente das 8h às 18h e se transformará numa grande área de lazer para os cariocas que forem até o local neste domingo. 
  
O VLT Carioca inicia a operação de forma progressiva. De acordo com o planejamento da prefeitura, o avanço da operação em ciclos tem como objetivo fazer com que a população se acostume ao movimento de circulação dos bondes. A prioridade é garantir segurança plena aos futuros passageiros e melhor convívio entre pedestres, veículos e VLT. A cada ciclo, gradativamente, horário e trajetos da operação serão ampliados e novos bondes entrarão no sistema.

A primeira etapa, Rodoviária Novo Rio - Aeroporto Santos Dumont, terá 18 Km em trilhos, 17 paradas e uma estação (em azul no mapa acima). A ligação entre a Central do Brasil e a Praça XV (em verde) entra em operação no segundo semestre. Inicialmente, o VLT transportará passageiros de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h com embarque e desembarque em oito paradas nos dois sentidos: Parada dos Museus, São Bento, Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont. No primeiro mês, período de adaptação, não haverá cobrança, mas agentes da concessionária irão acompanhar o dia a dia da operação para tirar dúvidas dos passageiros sobre o pagamento da passagem, trajetos e demais procedimentos do novo modal. A previsão é a de que o primeiro trecho do sistema entre em operação comercial no dia 1º de julho. A partir de 2017, entrará em operação o trecho que funcionará na Avenida Marechal Floriano (em amarelo no mapa). 

Ciclos de operação

Fase
Trecho
Operação
Intervalo
Frota

1
Parada dos Museus-Santos Dumont
12h-15h
30 minutos
3 VLTs

2
Parada dos Navios-Santos Dumont
11h-16h
30 minutos
3 VLTS

3
Parada dos Navios-Santos Dumont
10h-16h
30 minutos
3 VLTs
4
Praia Formosa-Santos Dumont
9h-17h
15 minutos
7 VLTs

5
Praia Formosa-Santos Dumont
8h-19h
15 minutos
8 VLTs

6
Praia Formosa-Santos Dumont
7h-21h
15 minutos
8 VLTs

7
Serviço 1: Praia Formosa-Santos Dumont
6h-24
15 minutos
5 VLTs

Serviço 2: Parada dos Navios-Santos Dumont (atendimento olímpico)
horários de pico
15 minutos
3 VLTs

A Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Concessionária do VLT Carioca vão intensificar campanhas educativas e ações nas redes sociais para orientar os usuários a respeito do uso do novo sistema sobre segurança, forma de pagamento, compra dos bilhetes e regras de convivência dentro dos trens, dentre outras informações. Desde março, a campanha #OlhonoVLT trabalha o conceito de segurança com foco na atenção de pedestres e motoristas, já que os trens são silenciosos e vão circular em áreas com grande fluxo de pessoas e automóveis. A campanha ocupa ruas, mídias sociais, mídia mobile e rádio, além de ações corpo a corpo bem-humoradas chamando a atenção de pedestres. No período de testes, o programa distribuiu 50 mil adesivos, 250 mil folhetos e instalou 22 painéis e displays ao longo do Centro e Região Portuária. Nesta nova etapa, mais 200 mil folhetos serão distribuídos nas ruas do eixo de passagem.

Características do sistema

O VLT servirá aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos e distribuirá passageiros nas regiões que compõem a área central da cidade. Na operação plena, funcionará 24 horas com 32 trens, capacidade para transportar 300 mil pessoas e máquinas de autoatendimento para a compra de bilhetes em todas as paradas e estações. Condutores e controladores responsáveis por guiar as composições acumulam desde o ano passado mais de 2 mil horas de treinamentos teóricos, no simulador e habilitação em via. Ao todo, serão 130 profissionais habilitados até o fim de 2016.

As estações e paradas do VLT ficam a cerca de 20 cm de altura, niveladas às composições, dotadas de rampas suaves e antiderrapantes que facilitam o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Cada plataforma disporá de entrada nas extremidades, linha de piso podotátil e faixas em alto relevo que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual. Internamente, todas as composições reservam local específico para cadeirantes sem prejuízo a outros assentos. Sinalização, validadores e acionamento de portas estarão sempre em alcance adequado.   

Integrado à operação urbana Porto Maravilha, o VLT Carioca será um modelo sustentável de transporte. Movido à eletricidade, preserva a identidade do Rio ao oferecer a opção de Alimentação Pelo Solo (APS), com energia captada por meio de um terceiro trilho instalado entre os trilhos de rolamento do trem, dispensando o uso de fiação aérea (catenárias). A implantação do VLT tem custo de R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e R$ 625 milhões viabilizados por meio de uma parceria público-privada (PPP) da Prefeitura do Rio.

Com inauguração, Avenida Rio Branco será fechada integralmente no domingo

O novo Passeio Público da Avenida Rio Branco alterou uma das avenidas mais movimentadas do Centro, entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia e abrange  14,4 mil metros quadrados, dos quais 9 mil m² de área de convivência ao longo de seus 600 metros. O local ganhou 35 árvores, 1.620 m² em canteiros verdes, bicicletários, 70 bancos e nova iluminação pública. A área de grande movimento passa a oferecer aos frequentadores do Centro um espaço de circulação exclusiva para pedestres, ciclistas e para o VLT ao longo do caminho cercado de prédios históricos como o Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, montou  esquema especial de trânsito e transportes para o fechamento neste domingo de toda a Avenida Rio Branco, das 8h às 18h, que funcionará como área de lazer entre o Aterro do Flamengo e a Orla Prefeito Luiz Paulo Conde. As linhas de ônibus que circulam pela Avenida Rio Branco serão desviadas para a Avenida Passos. Painéis de mensagens e 55 operadores de trânsito da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal orientarão os motoristas.

Inauguração do VLT traz lembranças do bonde e vira atração no Rio

04/06/2016 - G1 Rio

Circulação começa domingo (5); trecho vai da rodoviária ao Santos Dumont. 

Trem vai conviver com carros, pedestres e ônibus na Av. Rio Branco.

Káthia Mello
Do G1 Rio

Ele é uma atração enquanto cruza, quase sem ruído, a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, numa manhã chuvosa de outono. Não há pescoço que fique parado, nem celular que fique guardado. E para quem tem mais de 60 anos, é uma viagem de volta no tempo.

Foi assim que se sentiu o advogado aposentado, Marcos Muniz, 73 anos, ao entrar pela primeira vez no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na última quinta-feira (2), convidado pela reportagem do G1.

O passeio reuniu jornalistas que acompanharam os últimos acertos do VLT antes da entrada em circulação do primeiro trecho – rodoviária ao Aerporto Santos Dumont – neste domingo (5).


O advogado carioca disse que achou o VLT moderno e bem mais confortável do que os bondes antigos. Enquanto conhecia o trem, ele relembrou os tempos em que usava o antigo meio de transporte, que parou de circular no final dos anos 1960. Tudo bem vivo na memória.

"Tô muito feliz, viu. Como carioca, vivi minha infância nos Pilares, no Méier, e viajando de bonde o Rio de Janeiro. A volta, sinceramente, está me deixando encantado", afirmou Muniz.

Atenção no trajeto

O VLT, com sua modernidade e tecnologia, é o mais novo integrante de uma já tumultuada paisagem onde estão ônibus, carros, motos, bicicletas e pedestres.

E esse será um dos grandes desafios para Elivelton da Silva Alves, 38 anos, ex-motorista de caminhão-reboque da Ponte Rio-Niterói, um dos 28 condutores dos trens.

Ele vai ter que usar todos os conhecimentos do curso que fez durante um mês na França para evitar situações como as que nossa equipe flagrou durante o teste nesta quinta: pedestres que atravessam fora da faixa; ônibus que ficam parados sobre os trilhos; e entregadores de mercadorias que invadem o espaço do VLT com suas bicicletas. Por isso, Elivelton passa boa parte do percurso com o dedo na buzina do trem.

"Existem diversas pessoas que ainda não se acostumaram com esse modal de transporte. Ainda vai levar algum tempo para as pessoas se acostumarem. Temos que tomar cuidado com relação a tudo que está na nossa volta. O mais importante na nossa condução é sempre visualizar o exterior para qualquer eventualidade", explicou. 

Elivelton Alves é um dos 28 condutores do VLT (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Elivelton Alves é um dos 28 condutores do VLT (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Segundo ele, a buzina é acionada uma ou duas vezes em cada cruzamento dependendo da quantidade de pessoas em cada cruzamento. Ele confessa que durante os testes já usou muito o freio, principalmente por causa das selfies dos curiosos. "Nossa intenção é que a pessoa olhe para nós e veja que o VLT vai passar".

No dia do teste, Elivelton usou velocidades entre 5 e 27 km. Além da buzinha, guardas do Centro de Operações da prefeitura orientam pedestres e motoristas sobre a aproximação do  trem. O período em que ele fica mais tempo parado é no cruzamento da Avenida Rio Branco com Avenida Presidente Vargas (confira no vídeo acima).    

Entregador em bicicleta não respeita passagem do trem do VLT durante testes  (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Entregador em bicicleta não respeita passagem do trem do VLT durante testes (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Um novo personagem no Centro

Essa convivência com o VLT também divide opiniões dos taxistas que circulam no Centro da cidade. Arlécio dos Santos Rosa, 63 anos, andou de bonde quando era criança e diz que agora está preocupado com a segurança.

"Usei bastante quando era pequeno, com 12 anos de idade, mas não era tão perigoso como agora. Não tinha tanto veículo nas ruas, não tinha tanto ônibus e as pessoas eram mais cuidadosas. Acho que o carioca não está preparado", disse

Tô muito feliz, viu. Como carioca, vivi minha infância nos Pilares, no Méier, e viajando de bonde o Rio de Janeiro. A volta, sinceramente, está me deixando encantado"
Marcos Muniz, advogado

Já o taxista Luciano de Souza, 53 anos, está curioso e quer experimentar uma viagem assim que os trens começarem a circular. "Acho que esse VLT vai dar certo no Centro da cidade devido ao número de linhas de ônibus que sobrecarrega o centro. Acho que vai dar uma melhorada nisso aí, vai ficar bom", avaliou.

Polêmica

A inauguração do VLT estava marcada para o dia 22 de maio. No entanto, a prefeitura adiou para que as pessoas que circulam pelo Centro tivessem mais tempo para se acostumar com o novo meio de transporte.

No início da semana, o Ministério Público pediu que a circulação fosse mais uma vez adiada sob a alegação de que a sinalização no trecho em que o trem vai circular nesta primeira fase precisa ser testada e aprovada para integridade e segurança dos passageiros, pedestres e pessoas que vão circular pelas imediações do VLT.

Trens na Parada dos Museus, na Praça Mauá (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Trens na Parada dos Museus, na Praça Mauá (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Na quinta-feira (2), a Justiça negou o pedido feito pelo Ministério Público. Uma audiência especial foi realizada na quarta-feira (1º), quando a prefeitura esclareceu que a CET-RIO já monitora a sinalização semafórica instalada pela Concessionária do VLT Carioca.

Na decisão, a juíza destacou que há riscos em qualquer lugar em que haja tráfego de veículos e pedestres, mas que podem ser reduzidos com a instalação de sinalização adequada – o que a prefeitura afirma ter cumprido.

VLT circula na Avenida Rio Branco durante testes (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
VLT circula na Avenida Rio Branco durante testes (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Funcionamento em etapas

De acordo com a prefeitura, serão oito fases de implantação até o início da Olimpíada, no dia 5 de agosto. Nesta etapa que inaugura domingo, serão oito paradas — Parada dos Museus (ao lado do Museu de Arte do Rio), São Bento, Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont. Quando estiver totalmente pronto, o percurso terá 28 paradas e três estações.

O passageiro vai viajar de graça até 1º de julho, durante esse período de funcionamento. Inicialmente, batedores da CET-Rio acompanharão os VLTs, para alertar as pessoas na rua.

Na primeira semana, a circulação será de três horas (de 12h as 15h), com meia hora de intervalo entre as viagens e somente nos dias úteis. Três trens vão fazer esse percurso. A circulação será entre a Parada dos Museus, na Praça Mauá, até o Aeroporto Santos Dumont.

Na segunda semana, o horário será ampliado para 11h até 16h.

Na terceira semana, os trens vão sair da Parada dos Navios até o Santos Dumont, de 10h até 16h, com intervalo de 30 minutos. Na semana seguinte, os trens partem da parada da  Praia Formosa, no Santo Cristo, até o Santos Dumont, de 9h até 17h, com intervalo de 15 minutos e sete veículos.

Máquina validadora de bilhetes no interior do trem do VLT (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Máquina validadora de bilhetes no interior do trem do VLT (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Na sexta e na sétima semana, também será ampliado o horário de início e de término das viagens. Primeiro eles vão circular das 7h às 21h, com intervalo de 15 minutos. Em seguida, das 6h às 24h. 

E no início do período olímpico, a circulação será feita da Parada dos Navios ao Santos Dumont, nos horários de pico, com intervalo de 15 minutos e três veículos. Haverá nessa fase a conexão com outros transportes.

Tarifa x Bilhete Único

Com passagens a R$ 3,80, os novos trens terão integração com todos os outros transportes públicos da cidade: trens da SuperVia, metrô, barcas, teleférico do Morro da Providência, ônibus e BRT.

Em operação plena, a capacidade do VLT deve chegar a 300 mil passageiros por dia. O VLT vai operar 24 horas por dia nos sete dias da semana. Cada vagão vai comportar 420 passageiros.

Avisos ao longo da Avenida Rio Branco alertam pedestres (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Avisos ao longo da Avenida Rio Branco alertam pedestres (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Agentes uniformizados estarão em todas as paradas orientando os usuários sobre o novo sistema. Não haverá cobrador no trem e por isso o passageiro terá que validar o seu bilhete em máquinas instaladas dentro das composições.

Quem não validar o bilhete dentro do VLT, poderá ser multado no valor de R$ 170.  A secretaria alerta que não será possível comprar o bilhete dentro dos trens. Para isso, serão instalados postos de vendas próximos das paradas na Avenida Rio Branco.

O mecanismo de pagamento será diferenciado. Será adotado o sistema de validação voluntária no qual, o passageiro, ao entrar no veículo, deve utilizar um dos autenticadores disponibilizados no vagão para efetuar o pagamento da passagem.

A segunda etapa de implantação do VLT – entre a Central do Brasil e a Praça 15 – está prevista para o segundo semestre, após as Olimpíada.

Guardas de trânsito trabalham durante passagem do VLT na Avenida Rio Branco (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Guardas de trânsito trabalham durante passagem do VLT na Avenida Rio Branco (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)


Arte de como funciona o VLT do Rio (Foto: Editoria de Arte/G1)
Arte de como funciona o VLT do Rio (Foto: Editoria de Arte/G1)

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Avenida Rio Branco vira área de lazer durante inauguração do VLT no Rio

03/06/2016 - G1 Rio

Operação será feita por etapas para que todos se adaptem ao transporte.

Inauguração está marcada para o domingo (5).

Alba Valéria Mendonça

Para a inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, ficará fechada ao tráfego no próximo domingo (5) para que o público possa aproveitar a região como uma grande área de lazer. A via só volta a ter tráfego na segunda- feira (6).

A operação dos trens do VLT será feita por etapas para que as pessoas se adptem ao novo tipo de transporte. Serão oito etapas. Na primeira semana, a circulação será de apenas três horas por dia (12h às 15h) com meia hora de intervalo entre as viagens e somente nos dias úteis. A circulação será entre a Parada dos Museus até o aeroporto Santos Dumont.

Inicialmente, batedores da CET-Rio acompanharão os VLTs, para alertar as pessoas na rua. Apenas dois trens vão circular. E o passageiro vai viajar de graça até 1º de julho, durante esse período de funcionamento.

Na segunda e na terceira semana o horário será ampliado para 11h até 15h. Na quarta semana ele ganha mais uma hora circulando até às 17h. 

Pelo cronograma anunciado, a partir das quinta semana o VLT começa a sair da estação Praia Formosa primeiro entre 9h e 17ht e com intervalos de 15 minutos. Nessa fase serão cinco trens fazendo o trajeto.  Na sexta e na sétima semana também será ampliado o horário de início e de término das viagens.

Justiça mantém inauguração

A inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos do Rio está mantida para o próximo domingo (5). A decisão é da juíza Cristiana Aparecida de Souza Santos, da 2 ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que negou pedido feito pelo Ministério Público para que fosse adiado o início da operação do sistema.

No pedido apresentado à Justiça, o MP alegava que o transporte ainda não oferece segurança adequada aos passageiros e pedestres.

Uma audiência especial foi realizada na quarta-feira (1º), quando a prefeitura esclareceu que a CET-RIO já monitora a sinalização semafórica instalada pela Concessionária do VLT Carioca.

Na decisão, a juíza destacou que há riscos em qualquer lugar em que haja tráfego de veículos e pedestres, mas que podem ser reduzidos com a instalação de sinalização adequada – o que a prefeitura afirma ter cumprido.

A magistrada ressaltou também que a implementação do VLT exige uma mudança de comportamento por parte do cidadão carioca.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

MP pede mais um adiamento da inauguração do VLT no Rio

02/06/2016 - G1 Rio

A alegação é de que a sinalização precisa ser testada e aprovada.

Prefeitura mantém data marcada para início da operação, no domingo.

O Ministério Público quer adiar a inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está marcada para domingo (5). Mas como mostrou o Bom Dia Rio, a Prefeitura do Rio disse que a data está mantida. Em uma reunião realizada na quarta-feira (1º), no Tribunal de Justiça, MP e prefeitura não chegaram a um acordo. A alegação para mais esse adiamento é de que a sinalização no trecho que vai da Rodoviária Novo Rio, no Santo Cristo, na Zona Portuária, até o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, precisa ser testada e aprovada.

A medida visa proteger a integridade e a segurança de passageiros, pedestres e pessoas que vão circular pelas imediações do VLT. A prefeitura disse que, a princípio está mantida a data de inauguração no domingo. 

A justiça tem prazo de 48 horas — que começou a contar a partir de quarta-feira (1º) — para deliberar sobre as propostas feitas pelo Ministério Público. Esse trecho do VLT era para ter sido inaugurado em 22 de maio, mas foi adiado para que a população pudesse conhecer um pouco mais do transporte e se adequar as mudanças no trânsito da cidade.