Bonde da linha São Januário na Praça XV em 1910.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Câmara do Rio autoriza repasse para construção de VLT
11/12/2012 - Extra
A Câmara do Rio aprovou, nesta terça-feira (11), o pedido da prefeitura para repassar dinheiro à empresa que será responsável pela implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que circulará no Centro e Região Portuária. O placar foi de 29 votos a sete.
Vereadores de oposição reclamaram que o Executivo não especificou o valor do repasse e as regras da futura parceria público-privada. Há apenas, no anexo da proposta, uma portaria do Ministério das Cidades, que liberou R$ 2,4 bilhões para as obras do VLT e do BRT Transbrasil, corredor expresso de ônibus entre Deodoro e o Aeroporto Santos Dumont.
"Infelizmente a prefeitura não se comportou como se deve comportar o poder Executivo. E não nos encaminhou informações básicas, mínimas para que a gente possa saber o tamanho do empréstimo. Não dá para votar no escuro", disse Andrea Gouvêa Vieira (PSDB).
A Câmara do Rio aprovou, nesta terça-feira (11), o pedido da prefeitura para repassar dinheiro à empresa que será responsável pela implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que circulará no Centro e Região Portuária. O placar foi de 29 votos a sete.
Vereadores de oposição reclamaram que o Executivo não especificou o valor do repasse e as regras da futura parceria público-privada. Há apenas, no anexo da proposta, uma portaria do Ministério das Cidades, que liberou R$ 2,4 bilhões para as obras do VLT e do BRT Transbrasil, corredor expresso de ônibus entre Deodoro e o Aeroporto Santos Dumont.
"Infelizmente a prefeitura não se comportou como se deve comportar o poder Executivo. E não nos encaminhou informações básicas, mínimas para que a gente possa saber o tamanho do empréstimo. Não dá para votar no escuro", disse Andrea Gouvêa Vieira (PSDB).
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
O Bonde de Santa Teresa volta em 2014
07/02/2013 - Portal de Hotéis
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse hoje que os tradicionais bondinhos de Santa Teresa, na capital fluminense, voltam às ladeiras do bairro em 2014
Desde um grave acidente em 2011, que matou seis pessoas e feriu mais de 50, os bondes foram retirados de circulação para reforma do sistema de transporte. "O bonde de Santa Teresa, que entregaremos em 2014, é um novo transporte, que não é de massa, mas que será de alta qualidade, confortável e eficiente e se integrará ao VLT (veículo leve sob trilhos) da prefeitura e a outros modais", afirmou o governador.
O Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, esclareceu que serão devolvidos 14 bondes, o sistema elétrico, além de trilhos reformados. Ele não antecipou quem administrará o sistema, que sempre foi subsidiado pelo governo. Até o acidente, as passagens custavam R$ 0,60 para os passageiros sentados e era de graça para os que viajavam em pé. "Isso aí vai ser visto oportunamente", declarou Lopes.
"Em princípio, o governo recupera o sistema integralmente e, depois, deverá discutir com a prefeitura o processo de municipalização ou de concessão", informou, sem dar mais detalhes sobre a volta dos bondinhos.
Em abril deste ano, atendendo pedido dos moradores, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu o tombamento provisório ao Sistema de Bondes de Santa Teresa, por sua importância histórica e paisagística. No entanto, não especificou o modelo de trilho ou de bondes, para possibilitar atualizações de segurança nos equipamentos.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse hoje que os tradicionais bondinhos de Santa Teresa, na capital fluminense, voltam às ladeiras do bairro em 2014
Desde um grave acidente em 2011, que matou seis pessoas e feriu mais de 50, os bondes foram retirados de circulação para reforma do sistema de transporte. "O bonde de Santa Teresa, que entregaremos em 2014, é um novo transporte, que não é de massa, mas que será de alta qualidade, confortável e eficiente e se integrará ao VLT (veículo leve sob trilhos) da prefeitura e a outros modais", afirmou o governador.
O Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, esclareceu que serão devolvidos 14 bondes, o sistema elétrico, além de trilhos reformados. Ele não antecipou quem administrará o sistema, que sempre foi subsidiado pelo governo. Até o acidente, as passagens custavam R$ 0,60 para os passageiros sentados e era de graça para os que viajavam em pé. "Isso aí vai ser visto oportunamente", declarou Lopes.
"Em princípio, o governo recupera o sistema integralmente e, depois, deverá discutir com a prefeitura o processo de municipalização ou de concessão", informou, sem dar mais detalhes sobre a volta dos bondinhos.
Em abril deste ano, atendendo pedido dos moradores, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu o tombamento provisório ao Sistema de Bondes de Santa Teresa, por sua importância histórica e paisagística. No entanto, não especificou o modelo de trilho ou de bondes, para possibilitar atualizações de segurança nos equipamentos.
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