sexta-feira, 31 de outubro de 2014

VLT Carioca: Ligação com Aeroporto Santos Dumont será pela Avenida Rio Branco

30/10/14 - Via Trólebus

Definido o traçado do VLT no Rio, previsto para operar em 2016 com extensão de 28km, 6 linhas e 42 pontos, ligando o centro à região portuária

Jonatha Moreira  


Traçado do VLT carioca
Traçado do VLT carioca
 
A prioridade é o transporte público. É com essa filosofia que a Prefeitura do Rio encampa o projeto VLT Carioca, com um custo estimado de R$ 1,157 bilhão (R$ 532 milhões com recursos e R$ 625 milhões de Parceria Público-Privada). Previsto para 2016, o veículo leve sobre trilhos terá extensão de 28 quilômetros, seis linhas e 42 pontos (38 paradas e quatro estações) e ligará o Centro à Região Portuária. A grande novidade anunciada em entrevista exclusiva ao site Via Trolebus por Gustavo Guerrante, responsável pelo projeto na Secretaria Especial de Concessões (Secpar), é que a ligação com o Aeroporto Santos Dumond será pela Avenida Rio Branco, via Cinelândia. Antes, essa ligação seria via Praça XV.
 
"Dois motivos levaram-nos em decidir pelo traçado final: o sentido de conexão com o aeroporto será mais rápido pelo Centro, passando pela Cinelândia, pois a distância é menos de um quilômetro. O outro motivo é a questão da integração, simplificando a obra, apesar de ter um maior impacto no tráfego da região", explica Guerrante.
 
Depois da obra, duas das cinco faixas da Avenida Rio Branco serão destinadas ao VLT, com a redução de 70% das linhas de ônibus que trafegam pela via. Outra novidade anunciada foi o layout escolhido para o VLT Carioca. "A fabricante nos mostrou cinco possibilidade de customização, sendo que esse modelo foi escolhido por um grupo de arquitetos", detalhou.
 
Estão previstas a operação de 32 trens de 3,82 metros de altura, 44 metros de comprimento por 2,65 metros de largura, com capacidade para 415 passageiros (taxa de ocupação de 6 passageiros por metro quadrado em pé), mais 64 passageiros sentados e espaço para dois passageiros em cadeiras de rodas. Os trens serão bidirecionais e compostos, cada um, por sete módulos articulados. Cada VLT é equipado com 8 portas por lateral. O piso fica à altura de 33 centímetros do solo nos acessos desde o exterior e a 36 centímetros do solo no interior do veículo todo.
 
A distância média entre os pontos será de 400 metros e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 2,5 a 10 minutos, de acordo com a linha. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia: um terceiro trilho energizado e supercapacitores. O sistema de pagamento será por validação voluntária, inédito no Brasil, como já ocorre em várias cidades da Europa, como Amsterdã e Berlim.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Circulação do bonde de Santa Teresa surpreende turistas e cariocas na Lapa

26/10/2014 - O Dia

Moradores lamentam tempo que o transporte está parado

Rio - Alegria. A palavra escolhida por Telmo Diniz, de 62 anos, para resumir a sensação de ver passar o icônico bondinho de Santa Teresa pelos Arcos da Lapa, na tarde deste domingo. Uma onda de boas recordações de um Rio de Janeiro que já não existe mais, passou pela cabeça dele ao falar com o DIA . Segundo o leitor, que aproveitou para fazer um registro da cena, turistas e outras pessoas que acompanharam a passagem do bonde também ficaram surpresas.

Aos 62 anos, o advogado Telmo Diniz, que cresceu na Lapa, ficou surpreso ao ver, enquanto retornava de caminhada com a esposa, passar pelos arcos o bondinho de Santa Teresa. Nostálgico, a visão do bonde levou Telmo a outros tempos, quando costumava correr atrás de pipa por Santa Teresa e consultava o relógio da Central para saber a hora de voltar para casa. Ele contou que mesmo com após o acidente que paralisou a circulação dos bondes, nunca deixou de conferir se o bondinho estaria passando.

"Para mim já é automático. Eu passo e olho para cima", disse Telmo, que lamentou pelo tempo que o bondinho está parado e falou que uma das coisas que mais sente falta é a vista do Bairro de Fátima, enquanto circulava pelos trilhos. A última vez que ele e a esposa puderam andar no bonde foi dois ou tres meses antes do acidente, quando voltavam de uma roda de pagode, durante o carnaval, no Largo das Neves. 


Circulação do bondinho de Santa Teresa surpreende cariocas e turistas
Foto:  Leitor Telmo Diniz / WhatsApp do DIA (98762-8248)
Último de 14 bondes chega ao Rio e testes começam

Na última sexta-feira, O terceiro dos 14 novos bondes de Santa Teresa foi entregue. Ele passará primeiro por testes estáticos para avaliação geral de equipamentos, comandos e componentes. O segundo bonde já deu início aos testes de carga, com sacos de areia, a fim de verificar a performance do veículo e ajustar os softwares do sistema. Para a simulação, são transportados 2,5 mil quilos de carga no trecho entre o Largo do Curvelo e a Estação Carioca.

"A fase de testes de carga projeta o veículo para uma situação de lotação completa de passageiros. Estamos resgatando todo o sistema de bondes de Santa Teresa, que são um dos ícones da cidade do Rio de Janeiro", explicou o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.


Terceiro bonde chegou
Foto:  Divulgação

Outros 12 bondes estão sendo fabricados na empresa TTrans, em Três Rios. Até o final de novembro, está prevista a chegada do quarto veículo. Desde agosto, o primeiro bonde passa por avaliações estáticas e dinâmicas, e iniciou os testes de circulação nos Arcos da Lapa na primeira semana de outubro.

Já foram instalados cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea na região. A subestação de energia e a oficina também passam por reformas. Ainda estão previstas as reativações dos trechos da Rua Francisco Muratori e da Estação Silvestre, que estavam desativados há anos. O traçado anterior era de cerca de 7 km. O atual é de 10,5 km. Após a conclusão das fases de testes, os bondes iniciarão a operação assistida com passageiros.

Características dos novos bondes

Os 14 novos bondes possuem estrutura de aço reforçado, revestida com fibra de vidro, para garantir mais segurança aos passageiros. Os veículos contam com moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geração com menor consumo de energia, sistemas de freios dinâmico e magnético, GPS, sistema de som para comunicação com os usuários, estribos retráteis e quatro câmeras de monitoramento.

Os novos veículos, que tiveram o visual original aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), preservam as características estéticas tradicionais, entre elas a identidade visual, dimensões, cores, conjunto estético e os bancos de madeira.

Terceiro bonde de Santa Teresa chega à Estação Carioca

26/10/2014 - O Dia - RJ

Rio - O terceiro dos 14 novos bondes de Santa Teresa chegou, nesta sexta-feira, à Estação Carioca. Ele passará primeiro por testes estáticos para avaliação geral de equipamentos, comandos e componentes. O segundo bonde já deu início aos testes de carga, com sacos de areia, a fim de verificar a performance do veículo e ajustar os softwares do sistema. Para a simulação, são transportados 2,5 mil quilos de carga no trecho entre o Largo do Curvelo e a Estação Carioca.

"A fase de testes de carga projeta o veículo para uma situação de lotação completa de passageiros. Estamos resgatando todo o sistema de bondes de Santa Teresa, que são um dos ícones da cidade do Rio de Janeiro",  explicou o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

Outros 12 bondes estão sendo fabricados na empresa TTrans, em Três Rios. Até o final de novembro, está prevista a chegada do quarto veículo. Desde agosto, o primeiro bonde passa por avaliações estáticas e dinâmicas, e iniciou os testes de circulação nos Arcos da Lapa na primeira semana de outubro.

Já foram instalados cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea na região. A subestação de energia e a oficina também passam por reformas. Ainda estão previstas as reativações dos trechos da Rua Francisco Muratori e da Estação Silvestre, que estavam desativados há anos. O traçado anterior era de cerca de 7 km. O atual é de 10,5 km. Após a conclusão das fases de testes, os bondes iniciarão a operação assistida com passageiros.

Características dos novos bondes

Os 14 novos bondes possuem estrutura de aço reforçado, revestida com fibra de vidro, para garantir mais segurança aos passageiros. Os veículos contam com moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geração com menor consumo de energia, sistemas de freios dinâmico e magnético, GPS, sistema de som para comunicação com os usuários, estribos retráteis e quatro câmeras de monitoramento.

Os novos veículos, que tiveram o visual original aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), preservam as características estéticas tradicionais, entre elas a identidade visual, dimensões, cores, conjunto estético e os bancos de madeira.

sábado, 18 de outubro de 2014

Interdição de três faixas da Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, exigirá paciência de motoristas

13/10/2014 - O Globo

Mudanças foram implantadas no sábado para obras do VLT. Concessionária faz alerta para a presença de veículos e máquinas

Mudanças no trânsito da Rio Branco serão mantidas até o término das obras do VLT - Fabiano Rocha / Agência O Globo

RIO — As mudanças no trânsito do Centro para as obras de revitalização do Porto podem exigir paciência dos cariocas nesta segunda-feira, primeiro dia útil das interdições na Avenida Rio Branco para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Três faixas da via, entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá, foram interditadas no sábado e só serão reabertas daqui a um ano. A interdição ocorrerá em dias úteis e nos fins de semana.

Restaram apenas três faixas para a circulação de veículos e, além disso, um ponto de ônibus precisou ser deslocado e ocupa o meio da pista, com uma pequena área de recuo, que no sábado não era respeitada pelos motoristas de coletivos. Ao pararem para o embarque e desembarque de passageiros, os ônibus acabavam interditando mais uma faixa da avenida. A prefeitura não espera um grande impacto no tráfego porque o fluxo de veículos no trecho já teria sido reduzido desde que o sentido foi invertido em fevereiro.

A concessionária VLT Carioca, contratada pela prefeitura para implantar e operar o sistema de transporte, alerta que veículos e máquinas começarão a circular pela região, exigindo atenção maior por parte de quem transita pela área. Para evitar transtornos ou acidentes, a concessionária sugere que as pessoas evitem os locais de retirada de material, o canteiro de obras e depósitos. A atenção deve ser redobrada ao atravessar ruas próximas.

O VLT conectará a Região Portuária ao Aeroporto Santos Dumont. O projeto prevê seis linhas com 42 paradas, quatro delas em estações na Rodoviária Novo Rio, na Central do Brasil, nas barcas e no aeroporto, em 28 quilômetros de vias. O sistema será integrado ao metrô, aos trens, às barcas e aos BRTs, além do teleférico da Providência. Os passageiros poderão utilizar o Bilhete Único Carioca e, quando todas as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 285 mil usuários por dia.


Com a volta da circulação de ônibus na Rua Visconde de Pirajá, operação do BRS foi retomada - Fabio Seixo / Agência O Globo
MUDANÇAS TAMBÉM EM IPANEMA

Quem circula por Ipanema também encontrará novidades no trânsito nesta segunda-feira, primeiro dia útil do retorno dos ônibus à Rua Visconde de Pirajá. Com a conclusão das obras da Linha 4 do metrô no trecho da avenida entre a Rua Maria Quitéria e a Avenida Henrique Dumont, os coletivos voltaram a circular na via.

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Em março, trechos da Rua Visconde Pirajá foram ocupados por canteiros de obras, para os serviços de tratamento do subsolo, finalizados em setembro. Para a liberação da rua, o consórcio fez a recuperação do asfalto, ajustes de calçada, pintura na pista e instalação de sinalização vertical.

A localização dos pontos do BRS na Visconde de Pirajá permanece a mesma de antes das obras: BRS 1 e BRS 3 – Aníbal de Mendonça, Maria Quitéria, Vinícius de Moraes, Jangadeiros e Conselheiro Lafaiete; BRS 2 – Garcia D'Ávila, Joana Angélica, Farme de Amoedo, Bulhões de Carvalho e Raul Pompeia. Os ônibus do metrô na superfície, que fazem o trajeto Gávea–General Osório, também voltaram a trafegar pela Visconde de Pirajá, a partir da Henrique Dumont. Com isso, serão reativadas duas estações do metrô na superfície (Aníbal de Mendonça e Nossa Senhora da Paz).

A expectativa, agora, é de trânsito mais livre na orla do Rio.



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1 COMENTÁRIO

Rodolfo D Dias • há 3 minutos

mais uma inutilidade regada com nossos impostos e muita propina, totalmente sem propósito e inútil, tão inútil quanto o prefeito porco.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Avenida no centro do Rio sofre interdições para implantação do VLT

13/10/2014 - Agência Rio

Da Redação com Agências

A Avenida Rio Branco, no centro do Rio, terá interdições ao longo de seus quase 2 quilômetros durante os próximos 12 meses, para a implantação do sistema do veículo leve sobre trilhos (VLT), que terá seis linhas entre o centro e a zona portuária do Rio. As intervenções começaram no sábado (11), com o fechamento de três faixas entre a Praça Mauá e a Rua Visconde de Inhaúma. Os primeiros testes de operação do sistema devem ocorrer no fim de 2015.

O cronograma dos bloqueios está em estudo pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp), que vai divulgá-lo conforme as obras avançarem. A previsão é que o VLT entre em operação em 2016 e funcione de forma integrada com ônibus, trem, metrô, barca e os teleféricos da zona portuária. O VLT também terá estações no Terminal Rodoviário Novo Rio e no Aeroporto Santos Dumont.

"Como em qualquer rua, é preciso readequar as outras estruturas que estão no subsolo. Tem que reordenar a rede de água e esgoto, por exemplo, para acomodar também o VLT. Além da obra do VLT, a gente ganha um ordenamento do subsolo com o cadastramento atualizado das redes", destacou o presidente da Cdurp, Alberto da Silva.

O VLT também está sendo implantado na zona portuária, ao longo da Via Binário do Porto. Na Gamboa, está em construção o Centro Integrado de Operação e Manutenção. As seis linhas do VLT preveem ligações entre alguns dos principais pontos do centro, como a Central do Brasil, a Praça XV e a Saara.

No primeiro dia útil das interdições na Rio Branco, o trânsito era tranquilo no trecho que funciona em apenas um sentido, mas havia pedestres confusos com o deslocamento dos pontos de ônibus para o meio da pista. Com o bloqueio das três faixas, os passageiros embarcavam e desembarcavam na faixa do meio e muitos recorriam aos agentes de trânsito para saber onde os veículos estavam parando.

"Estou perdido aqui. Estou esperando ônibus para a Pavuna porque disseram que parava aqui, mas até agora não passou. Não passo sempre aqui, então, não sei bem o que mudou", disse o garagista Jorge Antônio, de 65 anos, que esperava sob uma placa que indicava o ponto de ônibus intermunicipais.

A doméstica Jusemar Carneiro, de 51 anos, pediu informação a um dos agentes para saber onde esperar o ônibus, mas mostrou incômodo por aguardar no sol e ao lado da obra. "Está uma bagunça isso aqui, mas tenho certeza de que vai ficar muito bom", disse ela, que aconselhava outros pedestres a pedirem ajuda.

C/ AGÊNCIA BRASIL

YR

Após três anos de acidente, bondinho volta a circular em testes na Lapa

01/10/2014 - O Dia 

Cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea já foram instalados no bairro do Centro

Rio - Após três anos do acidente que matou seis pessoas e feriu outras 57, em Santa Teresa, o primeiro dos 14 novos bondes começou a circular nos Arcos da Lapa nesta quarta-feira. Desde agosto, o novo bonde passa por testes estáticos e dinâmicos na Rua Joaquim Murtinho. A partir de hoje, o trecho em operação vai do Largo do Curvelo até a Estação Carioca.

GALERIA: Bondinho de Santa Teresa passa por testes

" Este é o primeiro teste nos Arcos da Lapa, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando para devolver à população um bonde muito mais seguro, preservando suas características históricas", disse o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola, que acompanhou a avaliação realizada pelos técnicos.


Cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea já foram instalados na Lapa
Foto:  Divulgação

Já foram instalados cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea. O traçado total é de 10,5 km. A subestação de energia e a oficina também passam por reformas. Ainda está prevista a reativação do trecho até o Silvestre, que estava desativado há anos.

Os novos bondes contam com painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores com menor consumo de energia, sistemas de freios dinâmico e magnético, GPS, sistema de som para comunicação com os usuários, estribos retráteis e quatro câmeras de monitoramento.

Atrasos

Conforme o DIA noticiou, em 27 de agosto, o governo estabeleceu um prazo de 30 dias para a conclusão dos testes para que o primeiro dos novos bondes começasse a circular no trecho de trilhos já instalado, de cerca de um quilômetro. Entretanto, após a data estabelecida, ainda não há previsão de conclusão desta primeira fase de avaliações do veículo.

Segundo a Secretaria da Casa Civil do Estado, ao contrário do que foi previsto, o prazo de um mês não foi suficiente para que fossem realizadas todas as avaliações de segurança, incluindo testes de rampa e estáticos. A secretaria esclareceu que os bondes só voltarão a circular quando estiverem totalmente seguros. 

O diretor da AMAST (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa), Jacques Schwarzstein, criticou os atrasos no cronograma. "As obras no trilho estão tão atrasadas que, no momento, não tem nem trilho suficiente para testar o bonde direito. Enquanto isso, a gente sofre com os descasos de uma obra absolutamente desorganizada", disse.

A psicóloga Beatriz Tozzi, 27 anos, reclamou da falta de transparência. "Eles aparecem, dão um prazo que não é cumprido e ficamos sem satisfação. É um absurdo. O morador de Santa Teresa tem uma relação afetiva com o bonde", disse.

Embora a previsão inicial fosse de que em março de 2014 o sistema já estivesse em operação, a tempo da Copa do Mundo, a Casa Civil informou, no fim do mês passado, que todo o sistema de bondes estará concluído apenas em dezembro de 2015. Este atraso foi justificado pelo subsecretário da Casa Civil, Rodrigo Vieira, por conta da realização da troca de sistemas de água, gás e drenagem para atender aos moradores do bairro.

Santa Teresa recebe o segundo bonde que vai circular no bairro

06/10/2014 - O Dia 

Moradores aguardam ainda os outros 12 veículos, para a volta do tradicional meio de transporte do local

Rio - Aguardado pelos moradores de Santa Teresa, o segundo dos 14 bondes que vão circular no bairro chegou neste domingo à Estação Carioca. De acordo como governo estadual, o veículo já está passando por testes estáticos, que incluem equipamentos, componentes e comandos. Outros 12 bondes estão sendo fabricados na empresa TTrans, em Três Rios. Até novembro, está prevista a chegada do terceiro veículo.

Após três anos de acidente, bonde volta a circular em testes na Lapa
Após os testes estáticos, o segundo bondinho passará por avaliações dinâmicas, com simulação de carga com sacos de areia, teste para maiores inclinações e operação assistida sem passageiros. Já o primeiro veículo que chegou ao bairro passou pelos testes estáticos e dinâmicos em agosto, na Rua Joaquim Murtinho. E, na semana pssada, nos Arcos da Lapa. Segundo o governo, desde o dia 1º de outubro, o trecho em operação vai do Largo do Curvelo até a Estação Carioca.


Segundo bonde que vai circular em Santa Teresa chega à Estação Carioca
Foto:  Divulgação

"Estamos devolvendo à população do Rio de Janeiro um dos principais ícones da cidade maravilhosa. Os novos bondes têm o que há de mais moderno em termos de segurança e confiabilidade", disse o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

Já foram instalados cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea na região. O traçado total é de 10,5 km. A subestação de energia e a oficina também passam por reformas. Ainda está prevista a reativação do trecho até o Silvestre, que estava desativado há anos.

Novos bondes oferecem mais segurança aos passageiros

Os novos bondes serão colocados em funcionamento com estrutura de aço reforçado, revestida com fibra de vidro, para garantir mais segurança aos passageiros. Os veículos contam com moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geração com menor consumo de energia, sistemas de freios dinâmico e magnético, GPS, sistema de som para comunicação com os usuários, estribos retráteis e quatro câmeras de monitoramento.

Os novos bondes tiveram o visual original aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), e preservam as características estéticas dos antigos bondes, entre elas a identidade visual, dimensões, cores, conjunto estético e os bancos de madeira.

 
 
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Santa Teresa recebe o segundo bonde que vai circular no ...
Moradores aguardam ainda os outros 12 veículos, para a volta do tradicional meio de transporte do local
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Linha de Montagem em 12/10/2014







segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Obras na Rio Branco em 13/10/2014







Prefeitura fecha três faixas da Rio Branco para obras do VLT

13/10/2014 - Portal Terra

A prefeitura do Rio fechou três das cinco faixas de circulação da Avenida Rio Branco, no Centro do Rio para a implantação do VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, que vai ligar até 2016 o aeroporto Santos Dumont e a rodoviária passando pela zona portuária. O trecho interditado é entre a rua Visconde Inhaúma e a Praça Mauá, e causou transtornos no início da manhã, principalmente para os motoristas de ônibus que não sabiam onde estavam localizadas as paradas. Por volta de 12h, a sinalização já estava em ordem.

Funcionários da secretaria de obras e do consórcio Porto Maravilha, já quebravam o asfalto na manhã desta segunda-feira. O VLT vai ter 28 km de extensão, seis linhas, 42 pontos, sendo que 38 paradas e 4 estações, em uma média de uma parada a cada 400 metros. 

O custo total da obra é de R$ 1,1 bilhão, sendo que metade do valor vem do Programa  de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

Rio Branco terá nova interdição em novembro para continuidade das obras de instalação do VLT

Nesta segunda-feira, passageiros reclamaram de novas mudanças no tráfego da região

POR BRUNO AMORIM

13/10/2014 - O Globo


Primeiro dia util das obras do VLT na Avenida Rio Branco é alvo de reclamações - Pablo Jacob / Agência O Globo

RIO - A interdição de três faixas da Avenida Rio Branco, entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá, para obras de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), deve durar um ano. Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva, uma nova intervenção na via já está sendo programada para novembro, desta vez entre a Visconde de Inhaúma e a Avenida Presidente Vargas.

AS IMAGENS DO PRIMEIRO DIA ÚTIL DE INTERDIÇÃO NA RIO BRANCO

- É a primeira interdição exclusiva para o VLT. Já temos obras na Via Binário e no Túnel da Providência. Esse trecho da Rio Branco estava com capacidade ociosa. São seis faixas e nós interditamos três. É um trecho pequeno, mas todo trecho que pudermos adiantar é importante para cumprir o cronograma - explicou.

Nesta segunda-feira, o primeiro dia útil de uma nova etapa de mudanças no trânsito da Rio Branco, foi alvo de muita reclamação de passageiros que tentavam embarcar em ônibus na região. Com a interdição de três faixas da via, os pontos foram deslocados para o meio da pista, com uma pequena área de recuo. Os pedestres alegam que precisam descer na rua e caminhar cerca de 200 metros entre carros e tapumes, até o acesso à calcada.


Passageiros de ônibus são obrigados a saltar na rua e andar 200 metros até a calçada - Pablo Jacob / Agência O Globo

A servente Adriana Pereira, que trabalha no edifício de número 25 da Rio Branco, acredita que as novas interdições vão causar muitos transtornos, principalmente na hora de voltar para casa:

- Pegar ônibus nesse ponto já era ruim. Agora, no meio da rua, vai ser muito pior. No fim da tarde vai ser uma grande confusão.

A secretária Majô Peres não gostou de desembarcar no meio da pista e andar até a calçada.

- É muito desagradável caminhar em uma faixa tão estreita, no meio dos carros - reclamou Peres.

Já o analista de sistemas Israel Moura, que sempre pega ônibus no trecho inicial da Avenida Rio Branco, estava se sentindo perdido com as mudanças na região.

- Estou me sentindo inseguro de esperar meu ônibus no meio da rua. Notei que ficaram faltando as placas com os pontos de cada linha. Nem sei se meu ônibus vai parar aqui - disse.

As mudanças no trânsito do Centro para as obras de revitalização do Porto vão exigir paciência dos cariocas. Três faixas da via, entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá, foram interditadas no sábado e só serão reabertas daqui a um ano. A interdição ocorrerá em dias úteis e nos fins de semana. Agentes da CET-Rio orientam os motoristas e os funcionários do consorcio vLT Carioca distribuem panfletos informativos sobre a obra desde o início da manhã.

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No sábado, primeiro dia da alteração, a mudança já causava bastante transtorno. A pequena área de recuo que fica ao lado do novo ponto de ônibus não era respeitada pelos motoristas de coletivos. Ao pararem para o embarque e desembarque de passageiros, os veículos interditavam mais uma faixa da avenida. A prefeitura não espera um grande impacto no tráfego porque o fluxo de veículos no trecho já teria sido reduzido desde que o sentido foi invertido, em fevereiro.

 
 
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Rio Branco terá nova interdição em novembro para continu...
Nesta segunda-feira, passageiros reclamaram de novas mudanças no tráfego da região
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Alterações no trânsito em 11/10/2014





O novo trenzinho do Rio

11/10/2014 - O Globo

Ancelmo Gois

AS FOTOS DE HOJE





Essas fotos mostram uma etapa da produção dos novos trenzinhos do Rio, que estão sendo construídos em uma fábrica em La Rochelle, na França. O modelo acaba de ser aprovado pelo prefeito Eduardo Paes. O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) vai passar por toda a Zona Portuária carioca e em parte do Centro. Com 42 paradas, o sistema, que será inaugurado em 2016, vai ligar a Rodoviária Novo Rio ao Santos Dumont, passando pela Central do Brasil e pela Praça Quinze. O Rio merece.

Interdição de três faixas da Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, exigirá paciência de motoristas

Mudanças foram implantadas no sábado para obras do VLT. Concessionária faz alerta para a presença de veículos e máquinas

13/10/2014 - O Globo


Mudanças no trânsito da Rio Branco serão mantidas até o término das obras do VLT - Fabiano Rocha / Agência O Globo


RIO — As mudanças no trânsito do Centro para as obras de revitalização do Porto podem exigir paciência dos cariocas nesta segunda-feira, primeiro dia útil das interdições na Avenida Rio Branco para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Três faixas da via, entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá, foram interditadas no sábado e só serão reabertas daqui a um ano. A interdição ocorrerá em dias úteis e nos fins de semana.

Restaram apenas três faixas para a circulação de veículos e, além disso, um ponto de ônibus precisou ser deslocado e ocupa o meio da pista, com uma pequena área de recuo, que no sábado não era respeitada pelos motoristas de coletivos. Ao pararem para o embarque e desembarque de passageiros, os ônibus acabavam interditando mais uma faixa da avenida. A prefeitura não espera um grande impacto no tráfego porque o fluxo de veículos no trecho já teria sido reduzido desde que o sentido foi invertido em fevereiro.

A concessionária VLT Carioca, contratada pela prefeitura para implantar e operar o sistema de transporte, alerta que veículos e máquinas começarão a circular pela região, exigindo atenção maior por parte de quem transita pela área. Para evitar transtornos ou acidentes, a concessionária sugere que as pessoas evitem os locais de retirada de material, o canteiro de obras e depósitos. A atenção deve ser redobrada ao atravessar ruas próximas.

O VLT conectará a Região Portuária ao Aeroporto Santos Dumont. O projeto prevê seis linhas com 42 paradas, quatro delas em estações na Rodoviária Novo Rio, na Central do Brasil, nas barcas e no aeroporto, em 28 quilômetros de vias. O sistema será integrado ao metrô, aos trens, às barcas e aos BRTs, além do teleférico da Providência. Os passageiros poderão utilizar o Bilhete Único Carioca e, quando todas as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 285 mil usuários por dia.


Com a volta da circulação de ônibus na Rua Visconde de Pirajá, operação do BRS foi retomada - Fabio Seixo / Agência O Globo

MUDANÇAS TAMBÉM EM IPANEMA

Quem circula por Ipanema também encontrará novidades no trânsito nesta segunda-feira, primeiro dia útil do retorno dos ônibus à Rua Visconde de Pirajá. Com a conclusão das obras da Linha 4 do metrô no trecho da avenida entre a Rua Maria Quitéria e a Avenida Henrique Dumont, os coletivos voltaram a circular na via.

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Em março, trechos da Rua Visconde Pirajá foram ocupados por canteiros de obras, para os serviços de tratamento do subsolo, finalizados em setembro. Para a liberação da rua, o consórcio fez a recuperação do asfalto, ajustes de calçada, pintura na pista e instalação de sinalização vertical.

A localização dos pontos do BRS na Visconde de Pirajá permanece a mesma de antes das obras: BRS 1 e BRS 3 – Aníbal de Mendonça, Maria Quitéria, Vinícius de Moraes, Jangadeiros e Conselheiro Lafaiete; BRS 2 – Garcia D'Ávila, Joana Angélica, Farme de Amoedo, Bulhões de Carvalho e Raul Pompeia. Os ônibus do metrô na superfície, que fazem o trajeto Gávea–General Osório, também voltaram a trafegar pela Visconde de Pirajá, a partir da Henrique Dumont. Com isso, serão reativadas duas estações do metrô na superfície (Aníbal de Mendonça e Nossa Senhora da Paz).

A expectativa, agora, é de trânsito mais livre na orla do Rio.

 
 
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Primeiro dia útil de mudanças no trânsito da Avenida Rio Branco é alvo de reclamações

Pontos de ônibus foram deslocados para o meio da pista, com uma pequena área de recuo para passageiros

POR BRUNO AMORIM

13/10/2014 - O Globo


Ponto de ônibus foi deslocado para o meio da pista na Avenida Rio Branco - O Globo / Bruno Amorim
 
RIO - O primeiro dia útil de uma nova etapa de mudanças no trânsito da Avenida Rio Branco foi alvo de muita reclamação entre passageiros que tentavam embarcar em ônibus na região. Com a interdição de três faixas da via para obras de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), os pontos foram deslocados para o meio da pista, com uma pequena área de recuo. Os pedestres alegam que precisam descer na rua e caminhar cerca de 200 metros entre carros e tapumes, até o acesso à calcada.

A servente Adriana Pereira, que trabalha no edifício de número 25 da Rio Branco, acredita que as novas interdições vão causar muitos transtornos, principalmente na hora de voltar para casa:

- Pegar ônibus nesse ponto já era ruim. Agora, no meio da rua, vai ser muito pior. No fim da tarde vai ser uma grande confusão.

As mudanças no trânsito do Centro para as obras de revitalização do Porto vão exigir paciência dos cariocas. Três faixas da via, entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá, foram interditadas no sábado e só serão reabertas daqui a um ano. A interdição ocorrerá em dias úteis e nos fins de semana.

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No sábado, primeiro dia da alteração, a mudança já causava bastante transtorno. A pequena área de recuo que fica ao lado do novo ponto de ônibus não era respeitada pelos motoristas de coletivos. Ao pararem para o embarque e desembarque de passageiros, os veículos interditavam mais uma faixa da avenida. A prefeitura não espera um grande impacto no tráfego porque o fluxo de veículos no trecho já teria sido reduzido desde que o sentido foi invertido, em fevereiro.

 
 
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Primeiro dia útil de mudanças no trânsito da Avenida Rio...
Pontos de ônibus foram deslocados para o meio da pista, com uma pequena área de recuo para passageiros
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quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Obras do VLT interditam três faixas da Avenida Rio Branco

08/10/2014 - O Dia

Fechamento parcial entre a Visconde de Inhaúma e Praça Mauá começa neste sábado, junto com abertura de acesso da Rodrigues Alves

CLAUDIO SOUZA

Rio - O início da implantação da infraestrutura do futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Rio Branco traz nova mudança para o trânsito do Centro do Rio a partir das 0h de sábado. O trecho da avenida entre a Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá terá três faixas de rolamento interditadas, reduzindo à metade a capacidade viária. 


Trecho da Rio Branco a ser fechado já opera no sentido Praça Mauá
Foto:  Severino Silva / Agência O Dia


A prefeitura não espera um grande impacto no tráfego com esta nova interdição porque o fluxo de veículos neste trecho da Rio Branco já foi bastante reduzido desde que o sentido foi invertido em fevereiro. Os ônibus que passam pelo local em direção à Praça Mauá não terão alterações no trajeto e os pontos serão apenas transferidos para as faixas de rolamento que continuarão em operação. 

Além do fechamento deste trecho da Avenida Rio Branco, o acesso da Avenida Rodrigues Alves para a Rua Barão de Tefé será reaberto também a partir de sábado, devido à finalização da retirada de entulho da Perimetral no local. A Avenida Rodrigues Alves permanece com a pista junto ao mar totalmente interditada. A pista interna permanece aberta somente no sentido Rodoviária, da Praça Mauá até a Barão de São Félix. 

Até o fim do ano, todas as frentes de obras para implementação das seis futuras linhas do VLT devem começar, o que vai proporcionar mais interdições em ruas do Centro e da Região Portuária. Ao todo serão 28 quilômetros de trilhos. O sistema terá 42 pontos de embarque e desembarque, entre eles quatro estações: Central, Rodoviária Novo Rio, Praça 15 e Aeroporto Santos Dumont. 

Cada composição do VLT será formada por sete módulos articulados e terá capacidade para até 415 pessoas. A estimativa é de que transporte diariamente 285 mil passageiros, a partir de 2016. Os veículos serão movidos a energia elétrica, mas não haverá rede de eletricidade suspensa. O abastecimento das "baterias" será feito pelo solo.

Rodízio de carros em estudo 

Os trilhos do VLT passarão por importantes vias da cidade, como toda a extensão da Avenida Rio Branco e a Rua Sete de Setembro, além de cortar a Presidente Vargas em dois pontos, na altura do Palácio Duque de Caxias e na Candelária. Para reduzir o fluxo de veículos no Centro e os impactos no trânsito das futuras interdições, a prefeitura estuda ainda a instalação do rodízio de placas de veículos na região central da cidade.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A nova Gamboa

02/10/2014 - O Globo, Ancelmo Gois, 02/out

A Vila Olímpica da Gamboa terá uma parte suspensa no ar. É que debaixo dela, mais especificamente sob o campo de futebol, ficará o centro integrado de operações e manutenção do VLT (repare no círculo da foto acima), que conectará por 28km a região portuária ao Centro da Cidade com seis linhas e 42 pontos (38 paradas e quatro estações). 

O centro de operações terá 14.976 metros quadrados, fortalecendo o conceito de transporte público integrado. As obras do VLT já começaram, e a expectativa é de que o sistema entre em operação no primeiro semestre de 2016. Na Vila Olímpica também funcionará o Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana, onde arqueólogos vão estudar as relíquias enterradas na Região Portuári

Bonde de Santa Teresa inicia testes nos Arcos da Lapa

01/10/2014 - Jornal do Brasil

O primeiro dos 14 novos bondes de Santa Teresa começou nesta quarta-feira (01/10) a circular nos Arcos da Lapa. Desde agosto, o novo bonde passa por testes estáticos e dinâmicos na Rua Joaquim Murtinho. A partir de hoje, o trecho em operação vai do Largo do Curvelo até a Estação Carioca.

"Este é o primeiro teste nos Arcos da Lapa, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando para devolver à população um bonde muito mais seguro, preservando suas características históricas", ressaltou o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola, que acompanhou a avaliação realizada pelos técnicos.

Já foram instalados cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea. O traçado total é de 10,5 km. A subestação de energia e a oficina também passam por reformas. Ainda está prevista a reativação do trecho até o Silvestre, que estava desativado há anos. 

Ao todo, 14 novos bondes serão colocados em funcionamento com estrutura de aço reforçado, revestida com fibra de vidro, para garantir mais segurança aos passageiros. Os novos bondes contam com moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geração com menor consumo de energia, sistemas de freios dinâmico e magnético, GPS, sistema de som para comunicação com os usuários, estribos retráteis e quatro câmeras de monitoramento.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Em fase de testes, bondinho volta a passar sobre Arcos da Lapa depois de três anos

Passageiros poderão ter acesso a trecho restrito, do Curvelo à Carioca, ainda este ano

01/10/2014 - O Globo

Bondinho passa sobre os Arcos da Lapa nesta quarta-feira - / André Gomes de Melo/Governo do estado
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RIO — O primeiro dos 14 novos bondes de Santa Teresa começou, nesta quarta-feira, a circular nos Arcos da Lapa, três anos e um mês depois de passar pelo monumento pela última vez. O novo bonde passa por testes estáticos e dinâmicos na Rua Joaquim Murtinho desde agosto. A partir desta quarta, o trecho em testes se estende do Largo do Curvelo ao Estação Carioca.

A previsão do governo do estado é de que as obras terminem no fim de 2015. Mas o transporte de passageiros deve iniciar — ainda que parcialmente — ainda este ano. A data ainda não está definida. A primeira previsão era entregar concluir a primeira fase das obras até o terceiro mês deste ano, o que gerou protestos de moradores.

— Este é o primeiro teste num dos principais cartões postais do Rio. Vamos devolver à população um bonde muito mais seguro, preservando suas características históricas — disse o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

O sistema está parado desde a tarde de 27 de agosto de 2011, quando seis pessoas morreram e outras 57 ficaram feridas num descarrilamento na Rua Joaquim Murtinho. Já foram instalados cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea. O traçado total é de 10,5 km. A subestação de energia e a oficina também passam por reformas. Ainda está prevista a reativação do trecho até o Silvestre.