Em 2011, acidente que matou seis pessoas e feriu 57 interrompeu o serviço
POR ISABELA BASTOS
07/07/2014 - O Globo
No Largo do Curvelo, uma britadeira acoplada a um trator quebra o pavimento
Foto: Agência O Globo / Gustavo Stephan
RIO - Um micro-ônibus da linha 007 (Central - Silvestre) desce a Rua Almirante Alexandrino e passa devagar, desviando de carros parados, em frente ao brechó de Edileuza Batista da Silva. Ela atende turistas que buscam lembranças de Santa Teresa, enquanto ali em frente, na parte baixa da rua, as obras do bonde ocupam o entorno do Largo do Guimarães. Os paralelepípedos foram retirados, formando uma longa vala, onde operários trabalham, com uma betoneira e uma retroescavadeira, na concretagem da laje que vai segurar os novos trilhos. Mais adiante, na Rua Joaquim Murtinho, os dormentes antigos estão sendo levados embora, e a malha nova está sendo presa ao chão da via, interditada ao tráfego.
No Largo do Curvelo, uma britadeira acoplada a um trator quebra o pavimento. O barulho ensurdecedor marca o desembarque dos passageiros de outro ônibus. O veículo, que antes descia pela rua interditada, faz uma manobra no espaço apertado da pracinha para seguir em seu trajeto alternativo até o Centro. Com a rotina alterada desde novembro, quando os serviços começaram, os moradores de Santa Teresa sofrem os transtornos de viver em meio a um imenso canteiro de obras, à espera da volta do transporte que é o símbolo do bairro.
- Nem me fale dessa obra. Ela está deixando todo mundo doido. Antes, os ônibus passavam pelas duas pistas da Almirante Alexandrino. Agora é tudo aqui na minha porta, bem pertinho. Fora que o trabalho está muito devagar. Prometeram o bonde para a Copa e até agora, nada. Ele faz muita falta - reclama Edileuza, enquanto arruma as mercadorias.
Quase três anos depois do acidente que deixou seis mortos e tirou o bondinho das ruas do bairro, a previsão é que o transporte deverá voltar a operar, em regime de testes, em agosto. Segundo o governo estadual, a circulação experimental, necessária aos ajustes do sistema, será feita com um dos 14 vagões que estão sendo construídos em uma fábrica em Três Rios. Os testes acontecerão com cinco meses de atraso em relação ao prazo inicial, estimado a princípio para março, no trecho das ruas Francisco Muratori e Joaquim Murtinho até o Largo do Curvelo.
Também em agosto o estado espera começar a operação com passageiros neste percurso, segundo o secretário estadual da Casa Civil, Leonardo Espíndola. Contudo, a estimativa em 2013 era que, inicialmente, o bonde estivesse rodando, já em junho, num trecho bem mais longo: do Largo da Carioca ao Dois Irmãos, passando pelos Arcos da Lapa e pelos largos do Curvelo, dos Guimarães e do França. Agora, a previsão é que todo esse trecho, além do trajeto do Dois Irmãos até o Silvestre - que estava desativado antes mesmo do acidente e ficaria pronto no segundo semestre deste ano - esteja transportando os passageiros no fim de 2015, diz Espíndola.
- A gente está trabalhando para que as pessoas possam andar no bonde em agosto, mas antes teremos testes de carga, de segurança. É muito complicado dar prazos para qualquer obra, porque podem ocorrer problemas que fogem da ingerência do estado ou do consórcio. Não é uma simples troca de trilhos. Estamos aproveitando para colocar novas redes de drenagem, gás e água, o que exige uma interface com concessionárias e prefeitura. Como íamos mexer nos trilhos, decidiu-se aproveitar para entregar algo melhor - explica o secretário.
Segundo o secretário, a próxima parte a ficar pronta, ainda este ano, será a do Largo da Carioca aos Arcos da Lapa. A implantação dos trilhos ali, que dependia de aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deverá começar nos próximos dias.
- Como os Arcos são um bem tombado e antigo, estamos fazendo tratamento do solo, limpeza e impermeabilização antes de colocar os trilhos. E já temos a autorização do Iphan - afirma.
O atraso nos trabalhos preocupa a Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), que teme ainda que a recuperação não seja estendida a todo o percurso do bonde no bairro. A Amast questiona também o uso das lajes de concreto no lugar dos dormentes.
- O que temos de obra hoje não representa 20% do sistema. Nesse ritmo, isso não acaba antes de quatro anos. Outra preocupação é que estão fazendo uma laje de concreto em ruas que são em encostas e colocando os paralelepípedos por cima. O medo é que eventuais vazamentos fiquem minando o terreno por baixo, sem ser percebidos rapidamente - diz o secretário-geral da Amast, Álvaro Braga, que reclama ainda do impacto das obras no cotidiano dos moradores.
A diretora-geral do Hotel Santa Teresa, Mônica Paixão, é outra que faz coro às queixas. Segundo ela, a parte da Almirante Alexandrino em frente à entrada principal do hotel teve paralelepípedos e trilhos removidos parcialmente há mais de dois meses. Metade da rua virou um canteiro de obras, que teria ficado abandonado até a semana passada, segundo ela.
- A obra ficou um tempão parada, num momento importante que é a Copa. Fechamos pacotes de hospedagem há anos para essa época, e a entrada do hotel ficou parecendo uma praça de guerra. Somos a favor das obras do bondinho, queremos ele de volta, mas não dessa maneira - reclama Mônica que, para contornar o transtorno, passou a receber a maioria dos hóspedes pela Rua Felício dos Santos, onde são obrigados a enfrentar uma escadaria.
Na Joaquim Murtinho, enquanto dezenas de operários fixavam os trilhos no chão, uma loja de artesanato permanecia vazia na última terça-feira. O vendedor Natanael dos Santos conta que as vendas caíram muito desde o início dos trabalhos:
- Já teve dia de não entrar ninguém na loja. Ficamos com um tapume aqui na porta por dois meses.
Moradora de Santa Teresa, a doméstica Alcilene Machado passou a descer a pé a Joaquim Murtinho para ir ao banco. Ela garante que é mais rápido chegar ao Centro andando do que pegar ônibus, que, com as interdições, passaram a dar uma volta muito grande.
- Está todo mundo reclamando, mas a obra está caminhando. Agora temos que esperar, pois já está tudo quebrado mesmo - diz, conformada.
As três linhas de ônibus do bairro que passavam pela Joaquim Murtinho tiveram os trajetos alterados. Um operador de trânsito fica permanentemente no Largo do Curvelo, para ajudar os motoristas dos ônibus a contornar.
- Os ônibus dão uma volta enorme - conta o bancário Bruno Duarte. - Os taxistas também têm recusado corrida quando a pessoa fala que é moradora de Santa Teresa. Dizem que está ruim circular pelo bairro, por causa das obras.
O secretário Leonardo Espíndola afirma que o medo de eventuais problemas ligados à laje de concreto que está sendo instalada é infundado. E diz que, em obras de grande envergadura como essa, os transtornos são esperados:
- A gente teve o maior cuidado com isso (a laje). Fizemos estudos e estamos adotando o que tem de mais moderno. A Geo-Rio está acompanhando os trabalhos. A gente teve uma curva de aprendizado com essa obra. É difícil, porque isso causa impactos na vida das pessoas. Mas o impacto é menor que o benefício que ela irá trazer.
TRAGÉDIA DEIXOU SEIS MORTOS
No pior acidente com o bonde de Santa Teresa — um dos símbolos do turismo no Rio —, em 27 de agosto de 2011, seis pessoas morreram e 57 ficaram feridas. O veículo saiu dos trilhos, derrubou um poste e tombou numa curva da Rua Joaquim Murtinho. Antes disso, ele teria perdido os freios.
Quatro passageiros morreram na hora. Algumas vítimas foram jogadas para fora e esmagadas pelo próprio bonde. O condutor Nelson Correia da Silva chegou a ser socorrido, mas não resistiu. E o bondinho ficou completamente destruído.
Na ocasião, moradores de Santa Teresa disseram que o veículo — com capacidade para 32 passageiros sentados e 12 em pé — descia a ladeira, em direção ao Centro, em alta velocidade, como se estivesse sem freios. Denunciaram ainda as condições precárias de operação dos bondinhos, por falta de manutenção. Reclamaram também que nada tinha mudado no sistema, desde a queda e a morte de um turista francês, dois meses antes da tragédia.
Após o acidente, a Secretaria estadual de Transportes suspendeu a operação dos bondes. Já o laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) detectou 23 falhas no bondinho.
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