quarta-feira, 28 de março de 2012

VLT contra o abandono em Itaboraí

28/03/2012 - O São Gonçalo Online

Itaboraí de volta aos trilhos. Esse é o objetivo do Projeto Central – Aceleração do Transporte Ferroviário no Rio de Janeiro - apresentado na Prefeitura de Itaboraí, na última segunda-feira, que irá oferecer à população o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), dando mais rapidez na locomoção e minimizando os transtornos com o transporte rodoviário vividos diariamente pelos moradores da região Leste Fluminense. O VLT pretende beneficiar cerca de quatro milhões de pessoas, passando pelo seguintes trechos: Saracuruna – Guapimirim; Magé – Visconde de Itaboraí; Niterói – Visconde de Itaboraí (Linha 3) e Santa Cruz – Itaguaí.De acordo com o chefe de Gabinete, José Roberto Salles, o planejamento na área rodoviária é fundamental para diminuir os problemas já enfrentados pela população itaboraiense com a chegada do Comperj. “É urgente a criação de um novo meio de locomoção para os moradores. O número de pessoas que sai da nossa região para ir ao Rio é muito grande”, disse.Em Itaboraí, uma única empresa de ônibus atende mais de 55 mil trabalhadores por dia. “O tempo que as pessoas passam dentro do transporte público até chegar ao local de trabalho e depois retornar às suas casas é absurdo. Esse problema precisa ser solucionado, através de um trabalho conjunto das prefeituras, dos governantes, das associações e das comunidades”, destacou José Roberto.Prioridade - Para o representante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Luiz Antonio Cosenza, o transporte é tão importante quanto Saúde e Educação. “Tem que ser tomada uma providência nessa área, antes que o caos seja instalado”, disse.Hoje, o transporte rodoviário é responsável por 92% dos usuários, enquanto metrô, trem e barcas atingem somente 8% do total. “A nossa proposta é contribuir para formulação e desenvolvimento de políticas públicas, capazes de atender às necessidades da população e promover igualdade e bem-estar coletivo”, afirmou Luiz Mario Macaco, secretário geral da Federação Municipal das Associações de Moradores e Entidades de Guapimirim (FAMEG), acrescentando que as prefeituras de Duque de Caxias, Magé, Guapimirim e Tanguá já estão apoiando o projeto.(Fonte: O São Gonçalo Online)
Itaboraí de volta aos trilhos. Esse é o objetivo do Projeto Central – Aceleração do Transporte Ferroviário no Rio de Janeiro - apresentado na Prefeitura de Itaboraí, na última segunda-feira, que irá oferecer à população o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), dando mais rapidez na locomoção e minimizando os transtornos com o transporte rodoviário vividos diariamente pelos moradores da região Leste Fluminense. O VLT pretende beneficiar cerca de quatro milhões de pessoas, passando pelo seguintes trechos: Saracuruna – Guapimirim; Magé – Visconde de Itaboraí; Niterói – Visconde de Itaboraí (Linha 3) e Santa Cruz – Itaguaí.

De acordo com o chefe de Gabinete, José Roberto Salles, o planejamento na área rodoviária é fundamental para diminuir os problemas já enfrentados pela população itaboraiense com a chegada do Comperj. “É urgente a criação de um novo meio de locomoção para os moradores. O número de pessoas que sai da nossa região para ir ao Rio é muito grande”, disse.

Em Itaboraí, uma única empresa de ônibus atende mais de 55 mil trabalhadores por dia. “O tempo que as pessoas passam dentro do transporte público até chegar ao local de trabalho e depois retornar às suas casas é absurdo. Esse problema precisa ser solucionado, através de um trabalho conjunto das prefeituras, dos governantes, das associações e das comunidades”, destacou José Roberto.

Prioridade - Para o representante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Luiz Antonio Cosenza, o transporte é tão importante quanto Saúde e Educação. “Tem que ser tomada uma providência nessa área, antes que o caos seja instalado”, disse.

Hoje, o transporte rodoviário é responsável por 92% dos usuários, enquanto metrô, trem e barcas atingem somente 8% do total. “A nossa proposta é contribuir para formulação e desenvolvimento de políticas públicas, capazes de atender às necessidades da população e promover igualdade e bem-estar coletivo”, afirmou Luiz Mario Macaco, secretário geral da Federação Municipal das Associações de Moradores e Entidades de Guapimirim (FAMEG), acrescentando que as prefeituras de Duque de Caxias, Magé, Guapimirim e Tanguá já estão apoiando o projeto.

(Fonte: O São Gonçalo Online)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Rio terá Transbrasil e VLT com verba federal até 2014

22/03/2014 - O Dia

A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem, no Rio, a liberação de R$ 1,63 bilhão para a implantação do corredor expresso de ônibus (BrT) Transbrasil, que vai de Deodoro até o Aeroporto Santos Dumont pela Avenida Brasil, e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai circular no Centro. Os dois sistemas vão funcionar com Bilhete Único e vão ficar prontos para a Copa do Mundo de 2014.O dinheiro do governo federal é proveniente de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. "O importante é que estamos conseguindo fazer uma integração de modais e não apenas uma obra de transporte, transformando o cotidiano do Rio no que se refere à convivência das pessoas, através de um tempo menor de deslocamento do trabalho para casa e vice-versa, sobrando mais tempo para o lazer", destacou a presidenta, que conheceu um dos ônibus articulados do BrT no canteiro de obras do Transcarioca (que vai ligar Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim), no Largo do Campinho, em Madureira.
A Transbrasil terá 32 quilômetros, com quatro terminais, 28 estações e 15 passarelas. Como a faixa destinada aos ônibus fica na pista central, não será preciso fazer desapropriações. A Prefeitura também já adiantou que não vai colocar painéis acústicos como na Linha Vermelha. Cerca de 900 mil pessoas devem usar o corredor por dia. As obras vão durar 36 meses. A Transbrasil será atendida por dois terminais (trevos das Margaridas e das Missões), conectando o sistema às rodovias federais BR 116 (Rio-SãoPaulo) e BR-040 (Rio- Juiz de Fora). Do dinheiro investido, R$ 1,129 bilhão será da União para o BrT. A Prefeitura entrará com R$ 171 milhões. No caso do VLT, o financiamento federal será de R$ 500 milhões, e o restante, R$ 1,1 bilhão, virá de Parceria Público-Privada.
Vai saltar de 18% para 63%, em 2015, o volume de pessoas que utilizarão meios de transportes de alta capacidade por conta das melhorias no sistema. É um grande avanço para a qualidade de vida da população", disse o prefeito Eduardo Paes.
Outro corredor viário, a Transolímpica (que liga Barra a Deodoro) teve licitação suspensa, no início do mês, porque uma das construtoras concorrentes questionou o edital. A prefeitura conseguiu derrubar a liminar na Justiça, e o processo de concorrência pública vai reiniciar em um mês.
'Trenzinho' fará conexão com Teleférico da Providência

Pelo menos 25 trens devem ser comprados, por licitação, para a implantação do VLT. Algumas das 42 estações do sistema vão ter conexão a pontos de paradas de outras modalidades de transportes, como, por exemplo, o Teleférico do Morro da Providência, o trem-bala (a integração deve acontecer na Estação da Leopoldina), as barcas, o metrô e o trem.
O VLT terá 26 quilômetros , por onde vão circular seis linhas. O trajeto vai ficar concentrado a maior parte na Zona Portuária. Em 2014, quando ocorre a Copa do Mundo, apenas duas estarão, de fato, operando. Uma, chamada Portuária, vai passar pela Rodoviária Novo Rio, Santo Cristo, Praça Mauá, Rua Barão de Tefé e Palácio Pedro Ernesto. Serão 12 veículos e intervalos de cinco minutos entre um e outro.
A outra linha, que vai contar seis trens e terá intervalos de 10 minutos, vai sair da Central do Brasil, passar por trás da Cidade do Samba, na Gamboa, seguir pela Rodrigues Alves e pela Praça Mauá. As quatro linhas restantes vão funcionar em 2016.

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Justiça defere liminar que suspende licitação dos bondes de Santa Teresa

22/03/2012 - O Dia Online

A decisão da juíza foi tomada tendo em vista as irregularidades do edital, entre elas a falta de projeto básico e o desrepeito ao tombamento do bonde de Santa Teresa.

Rio -  A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, Juíza Titular da 4a. Vara de Fazenda Pública, deferiu, na tarde desta quinta-feira, liminar que atende Ação Civil Pública suspendendo processo de licitação dos bondes de Santa Teresa, aberto pelo edital publicado pelo Governo Estadual no dia 28 de fevereiro deste ano. A decisão da juíza foi tomada tendo em vista as irregularidades do edital, entre elas a falta de projeto básico e o desrepeito ao tombamento do bonde de Santa Teresa.

De acordo com a juíza, a abertura de licitação representaria "sério risco de não se ver respeitadas as características do bondinho tombadas, já que há livre campo de atuação para o licitante vencedor".

A decisão judicial também exige a execução, "no prazo de 30 (trinta) dias, de Projeto Básico para todo o Sistema de Transporte dos Bondinhos, em que sejam preservadas as características originais dos bondinhos, sob pena de incidência de multa pessoal de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais)".

sábado, 17 de março de 2012

Construção de metrô em Macaé vai fazer parte do programa pró-transporte do Governo Federal

16/06/2011 - RJ INTER TV 2ª Edição

A verba é de quase R$48 milhões e a liberação foi publicada no Diário Oficial da União. A construção das estações devem começar no início de 2012.

O protótipo da composição ficou exposto na antiga estação do Centro da cidade no ano passado. O sistema vai ter, ao todo, quatro vagões. Juntos, eles terão capacidade de transportar até 1.120 passageiros por viagem. A intenção é que o transporte beneficie moradores de 17 bairros.

 O metrô vai utilizar a linha férrea já existente. A próxima etapa será a construção das sete estações de embarque e desembarque ao longo de 25 km de trilhos entre Lagomar e Imboassica. De acordo com a prefeitura, o metrô começa a funcionar em maio de 2012. A construção das estações e os reparos na linha férrea devem começar no início de 2012.

Metrô de Macaé pode melhorar o trânsito e resolver a superlotação nos ônibus

21/06/2011 - RJ Inter TV 1ª Edição

Cerca de 85 mil pessoas circulam diariamente no transporte público da cidade e enumeraram as deficiências que ele apresenta.

Representantes da secretaria Estadual de Transportes estiveram na manhã desta terça-feira (21) em Macaé para explicar como vai funcionar o metrô de superfície de Macaé. Ele está previsto para circular na cidade no primeiro semestre do ano que vem. Com o novo meio de transporte, o município pretende melhorar o trânsito e tentar resolver a superlotação nos ônibus da cidade.

Cerca de 85 mil pessoas circulam diariamente no transporte público da cidade e enumeraram as deficiências que ele apresenta. Na tentativa de amenizar esses problemas o município investiu no metrô de superfície, que deve começar a operar no primeiro semestre do próximo ano. Mas antes será preciso recuperar a estrada de ferro.

Atualmente ela é utilizada para o transporte de carga e apresenta danos em vários pontos como dormentes e parafusos em más condições. Nesta terça (21), representantes da secretaria Estadual de Tansportes, responsável pelo suporte técnico e treinamento de funcionários, fizeram uma apresentação do projeto para os ex-ferroviários da cidade. E explicaram que os R$ 48 milhões liberados recentemente pelo Governo Federal serão usados na construção do Centro de Controle Operacional, na licitação das obras das estações e na adequação dos 25 km de trilhos.

Macaé sai na frente em projeto de metrô no Interior do Estado do Rio de Janeiro

12/03/2012 - O Dia Online

Metrô Macaé quer ampliar a oferta de transporte, que, atualmente, conta com 100 mil passageiros por dia. O VLT vai percorrer 23 quilômetros de linha férrea


Novo metrô de Macaé
créditos: Divulgação

Projeto pioneiro no interior do estado, o Metrô Macaé já é realidade. A primeira composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), com dois vagões, já iniciou a fase de testes. A expectativa é que, até dezembro, o projeto esteja totalmente implantado, com mais duas composições. O objetivo é ampliar a oferta de transporte público no município do Norte Fluminense.

Os estudos para a implantação do Metrô Macaé começaram em março de 2009, e a primeira composição chegou domingo. O Metrô Macaé vai ampliar a oferta de transporte no município que, atualmente, conta com cerca de 100 mil passageiros por dia. O VLT vai percorrer 23 quilômetros de linha férrea, ligando o Lagomar ao Parque de Tubos. Depois de totalmente implantado, será ligado ao Sistema Integrado de Transporte, que esta semana recebeu mais 40 novos ônibus para reforçar as principais linhas. Será possível usar o metrô e os ônibus usando apenas uma passagem, que teve o preço reduzido de R$ 2,50 para R$ 2.

De acordo com o prefeito Riverton Mussi, o compromisso do governo com a qualidade de vida da população vem sendo cumprido, e o Metrô Macaé faz parte deste processo de melhorias. “Até o fim do ano, outras duas composições estarão na cidade. Os investimentos feitos para aquisição dos veículos e obras operacionais estão sendo feitos integralmente pela prefeitura, uma vez que a verba do governo federal, de R$ 47 milhões, destinados ao Metrô Macaé ainda não foi liberada”, disse o prefeito. As composições, movidas a diesel e equipadas com ar condicionado,têm capacidade para atender a 368 passageiros cada uma.

Deputado quer parceria com Ministério

Em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o deputado federal Adrian (PMDB-RJ) sugeriu parceria entre a pasta e o município de Macaé para a criação de setor oncológico, com quimioterapia e radioterapia, numa unidade de saúde do município, proporcionando assim o atendimento a milhares de pacientes que hoje são obrigados a viajar mais de 200 quilômetros para obter o tratamento. O ministro admitiu que esse modelo de parceria pode vir a solucionar uma grande carência da região.

“Não dá mais pra ficar apenas esperando pelo governo federal. Precisamos mostrar boa vontade em colaborar e trazer a solução” disse o deputado.

Durante a reunião, Adrian ainda solicitou ao ministro o aumento da cota do SUS para Macaé, que hoje atende pacientes em várias especialidades e de vários municípios, inclusive atendendo a mais de 100 km de BR-101, tendo o HPM como referência de atendimento de acidentados e cirurgias complexas.

Mapa do VLT de Macaé

quinta-feira, 15 de março de 2012

Metrô Macaé: Primeiro trem chega no domingo

01/03/2012 - Prefeitura de Macaé

Foto: Marco Fabiano e Luiz Bispo

Prefeitura monta operação especial para receber primeira composição do projeto Metrô Macaé

Já está sendo finalizada a preparação do local onde será feito o desembarque da primeira composição do veículo leve sobre trilhos (VLT), na manhã deste domingo (4). O projeto Metrô Macaé, iniciado em 2009, conclui neste final de semana mais uma etapa do cronograma de implantação, em que inclui o recebimento da segunda máquina em julho deste ano e de mais duas em 2013.

Para o desembarque do VLT uma força tarefa entre as secretarias de Mobilidade Urbana e Limpeza Pública foi criada para adequação da área em que duas carretas de quase 30 metros cada vão descarregar os carros da composição. O local recebeu alinhamento de solo e pó de pedra e no domingo pórticos serão montados para auxílio na ação.

Para operação, o trânsito sofrerá alterações temporárias: a Linha Verde, sentindo Bairro da Glória – Aroeira, ficará fechada a partir das 8h com liberação logo após a passagem das carretas que precisarão seguir na contramão, assim como a Rua Anna Benedita. A Rodovia Amaral Peixoto será interditada apenas no momento da manobra das carretas. Todo o ordenamento de fluxo viário será feito por agentes de trânsito.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, todo o planejamento está sendo feito para minimizar os impactos que uma ação como essa tem.

- Estamos todos alinhados, transportadora, fábrica e município para que a chegada do VLT ocorra sem transtornos e com toda a tranqüilidade, informou Jorjão, acrescentando que os mais de dois mil quilômetros desde a fábrica em Barbalha até Macaé estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria.

Após o descarregamento a composição seguirá até a antiga estação ferroviária, onde ficará aguardando o início dos testes que serão realizados por técnicos da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), órgão ligado à Secretaria de Estado de Transportes. A prefeitura também prevê para este momento o início de ações de relacionamento com a comunidade do entorno da linha férrea com alertas sobre medidas de segurança a convivência com o VLT.
 
 

Primeira edição do Circuito Metrô Macaé acontece neste sábado

15/03/2012 - Prefeitura de Macaé, Assessoria Mobilidade Urbana

Acontece neste sábado (17), a partir das 14h, na antiga Estação Ferroviária, a primeira edição do Circuito Metrô Macaé, um programa de relacionamento com a comunidade que trará esclarecimentos sobre o novo sistema de transporte sobre trilhos, o VLT. O Circuito trará apresentação de maquete, animação 3D e recreação com as crianças, com informações para todas as idades.

O Circuito Metrô Macaé atende uma necessidade de envolver a população em uma nova dinâmica de convivência com um veículo nos trilhos, revela o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira.

- Dentro do nosso cronograma de implantação, estão previstas ações como essa que ampliem a informação e segurança, principalmente de quem mora no entorno da linha férrea. É importante também que o futuro usuário conheça mais detalhes desse projeto pioneiro no estado, ressalta Jorjão.

A revitalização histórico-cultural do projeto também terá presença garantida com a Associação de Ex-Ferroviários que fará sua participação com exposição de peças e fotografias históricas. Durante a programação haverá ainda distribuição de material informativo para os visitantes, que poderão visualizar a primeira composição do VLT que está na estação.

A segunda edição do Circuito Metrô Macaé já está marcada para o dia 31 de março, no mesmo local. Além deste trabalho, a Secretaria de Mobilidade Urbana iniciará em breve uma visita às casas de moradores do trecho da primeira fase do projeto Central x Imboassica, conscientizando sobre segurança na travessia de trilhos.

terça-feira, 13 de março de 2012

Macaé celebra chegada da primeira composição do VLT

05/03/2012 - Prefeitura de Macaé, Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Kaná Manhães / Luiz Bispo

Testes começam a ser agilizados já nesta segunda-feira. Composição ficará na antiga Estação Ferroviária.

O domingo (4) foi marcado pela chegada da primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Macaé. O projeto Metrô Macaé do governo municipal que busca ampliar a oferta de transporte público no município cumpriu com mais uma parte do cronograma de implantação, cujos estudos tiveram início em março de 2009. A operação de desembarque durou cerca de três horas na passagem de nível no acesso ao Bairro da Glória, logo em seguida, o VLT seguiu para a antiga Estação Ferroviária onde ficará durante os testes operacionais. Por todo o percurso, centenas de pessoas pararam para ver de perto a composição.

Depois de totalmente implantado, o Metrô Macaé será ligado ao Sistema Integrado de Transporte, que neste final de semana recebeu mais 40 novos ônibus para reforçar as principais linhas. Será possível usar o Metrô e os ônibus usando a penas uma passagem, que desde sábado teve o preço reduzido de R$ 2,50 para R$ 2 pela Prefeitura.

De acordo com o prefeito Riverton Mussi, o compromisso do governo com a qualidade de vida da população vem sendo cumprido e o Metrô Macaé faz parte deste processo de melhorias.

- Sabemos das demandas que o nosso município tem por ampliação da oferta de transporte. Estamos trazendo a primeira composição e até o final do ano outras duas estarão na cidade, afirmou o prefeito, acrescentando que os investimentos feitos para aquisição dos veículos e obras operacionais estão sendo feitos integralmente pela prefeitura, uma vez que a verba do governo federal de R$ 47 milhões destinados ao Metrô Macaé ainda não foi liberada.

Segundo o cronograma de ação, após o recebimento da máquina serão iniciados os testes necessários à operação, que começam a ser agilizados já nesta segunda-feira (5). O trabalho será realizado pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), órgão ligado à Secretaria de Estado de Transportes, cujos técnicos já estão na cidade. As composições, movidas a diesel e equipadas com ar condicionado, têm capacidade para atender a 368 passageiros cada uma.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, este é um momento ímpar para o transporte de Macaé.

- Desde 2009 viemos trabalhando em parceria com o Estado, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ferrovia Centro-Atlântica a fim de contribuir para que Macaé tenha cada vez mais transporte de massa eficiente e de qualidade e hoje podemos constatar que todo esforço está valendo a pena, comemorou Jorjão.

A partir deste momento, serão realizadas ações de relacionamento com a comunidade do entorno da linha férrea com alertas sobre medidas de segurança a convivência com o VLT. O secretário de Governo, André Braga, destacou ainda a importância do bom planejamento para o alcance de ações integradas que tragam benefícios à população.

- O Metrô Macaé faz parte das ações do programa Planejando Macaé, que cada vez mais vão sendo traduzidas em realidade no dia a dia do cidadão. Ficamos satisfeitos em poder fazer parte deste momento único para Macaé, que desponta no cenário estadual pelo pioneirismo em adotar uma tendência mundial, o VLT, como uma alternativa que irá integrar o transporte já existente, ressaltou André.

Nesta segunda-feira (5), técnicos da Central e da empresa fabricante do VLT estarão consolidando as atividades e cronograma dos testes pré-operacionais que acontecerão nos 23 quilômetros da linha férrea – ligando o Lagomar à Imboassica.

terça-feira, 6 de março de 2012

Novo bonde reduz 30% dos assentos no RJ

05/02/2012 - Band

Apesar do descontentamento dos moradores com o novo projeto, administradora alega que transporte será mais seguro

Pouco mais de seis meses após a desativação dos centenários bondes, o governo divulgou o projeto de como será o novo sistema de transporte sobre trilhos de Santa Teresa. Semana passada, o Estado lançou o edital de licitação para a construção de 14 novos bondes. A concorrência está marcada para o próximo dia 28, mas os moradores do bairro querem impedir que o projeto prossiga.

O motivo do impasse é simples. Justamente porque o projeto é de um novo bonde e não a restauração do sistema antigo. “Inventaram um bonde novo, não é o original, o tradicional. Eles vão descaracterizar o bonde, que é tombado, e estão descumprindo uma sentença judicial”, justificou Elzbieta Mitkiewicz, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast).

Representantes da Amast vão se reunir, na quarta-feira, com o promotor Marcos Leal, do Ministério Público Estadual, para que o órgão tome providências.

“A sentença judicial, de 2009, exigia que o governo restaurasse 14 bondes, além do sistema como um todo. Ao invés de cumpri-la, o Estado ficou recorrendo. Se tivesse cumprido, o acidente não teria nem acontecido”, reclamou Elzbieta, referindo-se ao dia 27 de agosto de 2011, quando um dos bondes perdeu o freio e bateu, matando seis pessoas.

De volta só em 2014

O governo anunciou que, no primeiro trimestre de 2014, o novo sistema de transporte entrará em operação. Os 14 novos bondes terão 24 assentos, capacidade menor que os antigos. Alguns tinham 32 lugares, outros, 36, além de transportar pessoas penduradas nas laterais, que se seguravam pelos estribos.

Segundo a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), que administra o transporte e que desenvolveu o projeto - com consultoria da empresa Carris Transportes Públicos Lisboa - os novos carros serão mais seguros e confortáveis, até porque todo o sistema será modernizado.

“Seguimos uma determinação do governador (Sérgio Cabral) para fazer uma intervenção em todo o sistema, tanto no carro, como nos trilhos, na via aérea, garagem, subestações e na estação da Carioca. Não adianta ficar remendando. Havia necessidade de mudança total”, disse o presidente da Central, Eduardo Macedo.

Segundo ele, antes do acidente, apenas quatro bondes circulavam pelo bairro e, pelos últimos levantamentos, eles transportavam, com precariedade, cerca de 5 mil pessoas por mês.

“Dependendo da demanda que existir, poderemos comprar mais bondes depois, mas acredito que atenderemos pelo menos 10 mil passageiros ao mês. Sobre os novos trilhos bilabiados (próprios para bondes) a performance e eficiência do sistema vai melhorar”, defendeu Macedo.

Pelo projeto, o transporte ganhará 3,3 km a mais, passando a ter 10,5 km. Isso porque o traçado original será recuperado, com a reativação de dois trechos. Um deles é o ramal Silvestre, que vai possibilitar integração do bonde com o trenzinho do Corcovado.
Capacidade reduzida

A Amast acusa o governo de priorizar o turismo, em prejuízo aos moradores. Segundo a associação, a redução dos assentos, aliada à extensão da linha até o Silvestre, reduzirá em mais de 30% a quantidade de passageiros atendidos.

“Já chegamos a ter 19 bondes. Os quatro que circulavam antes do acidente não satisfaziam à necessidade do bairro. Estávamos com poucos por absoluta falta de manutenção do transporte”, reclamou a presidente da Amast.

Elzbieta explicou que o Programa Estadual de Transportes (PET), que o governo se comprometeu a cumprir desde 2003, previa um total de 14 bondes tradicionais como número ideal para atender à demanda dos ramais Paula Mattos e Dois Irmãos.

“Ampliando a extensão das linhas até o Corcovado, a procura dos bondes por turistas vai aumentar de forma considerável, tornando a situação ainda mais insustentável”, explicou ela.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Macaé recebe o primeiro carro do VLT

05/03/2012 - G1

A primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Macaé, no Norte Fluminense, chegou à cidade no domingo (4). A previsão é que a composição comece a ser testada esta semana. Somente a partir de junho é que o serviço deve funcionar para passageiros.

O projeto Metrô Macaé começou a ser desenvolvido há 3 anos. Ao todo, será composto por quatro composições. O segundo VLT deve chegar a Macaé em julho.

No ano passado, o Ministério das Cidades liberou R$ 47 milhões para o VLT de Macaé.  O sistema vai utilizar 25 km de malha urbana da Ferrovia Centro Atlântica e contará com 10 estações para embarque. O custo total da obra é de R$ 72 milhões, com a contrapartida de R$ 25 milhões do município.

Com o VLT, a Prefeitura de Macaé espera reduzir os engarrafamentos na cidade. De acordo com o projeto, o veículo é capaz de cruzar a cidade em menos de 30 minutos, partindo do Centro para os bairros de Imboassica, sul de Macaé, e Lagomar, localizado na parte norte, garantindo melhor mobilidade à cidade onde estão instaladas diversas indústrias de petróleo.