segunda-feira, 31 de março de 2014

Paes apresenta protótipo do VLT que será usado no Rio

27/03/2014 - O Globo

Quem quiser saber como será o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que começa a entrar em operação no Centro e na Região Portuária da cidade no segundo semestre de 2015, pode conferir um protótipo do modelo nos galpões da Gamboa. O novo transporte, que integrará barcas, aeroporto, trens, metrô, teleférico, ônibus convencionais e BRTs, foi apresentado nesta quinta-feira pelo prefeito Eduardo Paes.

O protótipo do VLT ficará exposto para visitação pública todos os dias da semana, entre 9h e 20h. O espaço fica na Rua da Gamboa, entre os galpões ferroviários, na Região Portuária, próximo ao Túnel Ferroviário do Morro da Providência.

— De todas as intervenções de infraestrutura que estão sendo feitas na cidade, a mais importante é essa aqui, que é a recuperação do Centro do Rio e da Zona Portuária. O VLT é uma espécie de resumo de tudo aquilo que tem que ser feito no campo da mobilidade na cidade, que é uma mobilidade que não interessa só à cidade, mas também à Região Metropolitana. A principal função dele é integrar todos os transportes que chegam ao Centro.

O ideal é que você tenha um meio de locomoção dentro do Centro que não seja automóvel nem ônibus — disse Paes.

De acordo com o prefeito, a expectativa é que o VLT esteja operando com toda sua capacidade no primeiro semestre de 2016. O sistema, porém, começa a entrar em circulação no segundo semestre de 2015. De acordo com o subsecretário de Parceria Público-Privada, da Casa Civil, Jorge Arraes, o primeiro trajeto a entrar em operação será o que vai da Rodoviária Novo Rio à Central (Estação Praia Formosa). O VLT vai circular durante 24 horas no Centro e na Região Portuária e terá capacidade para transportar 285 mil pessoas por dia. O sistema compreende 28 quilômetros de percurso, com seis linhas e 46 pontos (42 paradas e quatro estações). Os usuários poderão utilizar o novo sistema de transporte com o Bilhete Único Carioca.

— O VLT carioca é um dos mais modernos do mundo em termos de tecnologia ferroviária. Ele vai resgatar toda a beleza do antigo bonde — avaliou o presidente do consórcio VLT Carioca, Cláudio Andrade.

O VLT é uma espécie de bonde moderno elétrico, que não polui o meio ambiente. Ele foi projetado totalmente sem catenárias (cabos para captar energia elétrica em fios suspensos). O abastecimento de energia se dá pela combinação de um supercapacitor (fonte de energia) ao sistema APS (alimentação pelo solo), espécie de terceiro trilho, já implantado em diversas cidades europeias. A velocidade média do VLT será de 17 quilômetros por hora. Os veículos terão ar-condicionado com temperatura de 24 graus.

Transferência de tecnologia

Os cinco primeiros veículos de VLT serão importados da França. O fornecedor será a empresa francesa Alstom. Depois dessa primeira fase, outros 27 veículos devem ser produzidos no Brasil por meio de transferência de tecnologia. O projeto da prefeitura, que está sendo executado numa parceria público-privada (PPP), prevê investimentos de R$ 1,2 bilhão. As obras começaram em março pelo Túnel Ferroviário, sob o Morro da Providência. A expectativa é que todas as etapas estejam concluídas até o fim de 2015.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Prefeitura apresenta protótipo do VLT

27/03/2014 -  Globo

RIO - O prefeito Eduardo Paes apresentou na manhã desta quinta-feira o protótipo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele ficará aberto à visitação pública entre os galpões ferroviários da Gamboa, na Região Portuária, próximo ao Túnel Ferroviário do Morro da Providência. De acordo com a prefeitura, o objetivo é permitir que a população conheça o novo modelo de transporte - uma espécie de bonde moderno e elétrico.

O VLT começa a circular em 2016, no Centro e na Região Portuária. Integrando passageiros de barcas, aeroporto, trens, metrô, teleférico, ônibus convencionais e BRTs. O protótipo ficará aberto à visitação, todos os dias da semana, entre 9h e 20h.

- O VLT é o transporte de todos os transportes. De tudo que a gente está fazendo, de intervenções de infraestrutura, ele é o mais simbólico para a recuperação do Centro do Rio. A mobilidade é o grande gancho - disse Paes.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-apresenta-prototipo-do-vlt-12002315#ixzz2xAyUhq8E 

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sábado, 22 de março de 2014

Moradores de Santa Teresa fazem ato contra novo canteiro de obras

22/03/2014 - O Globo

Principal reclamação é a falta de diálogo com a população

MAÍSA CAPOBIANGO

Protesto de moradores em Santa Teresa Foto: Leo Martins / Agência O Globo
Protesto de moradores em Santa Teresa Foto: Leo Martins / Agência O Globo

RIO - Uma manisfestação de moradores, organizada por meio do Facebook, reuniu cerca de 100 pessoas no Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, na tarde deste sábado, chegando a fechar o trânsito no local.

O ato público foi um protesto contra a abertura de um novo canteiro de obras de troca dos trilhos na Rua Almirante Alexandrinho, sem que tenham sido finalizados os trabalhos iniciados na Rua Joaquim Murtinho. A promessa era de que este trecho seria finalizado em quatro meses, mas nem 400 de um total de 2.400 metros foram concluídos desde o dia 11 de novembro, quando as obras foram iniciadas.

De acordo com o diretor da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), Jacques Schwarzstein, o principal problema é a falta de diálogo com o moradores.

- Viemos para o Largo dos Guimarães hoje à tarde para conversar e tentar encontrar uma solução. Nós queremos a obra, queremos ajudar, mas deve haver diálogo. Não podemos permitir que uma nova frente de trabalho seja aberta. O trânsito, com uma frente, já está ruim. É preciso terminar uma para começar outra. As pessoas que vivem aqui e que estão enfrentando todos os transtornos estão sendo ignoradas - lamenta Schwarzstein.

Ainda segundo o diretor, na semana passada, uma reunião que havia sido marcada entre moradores e a Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (RIOTRILHOS), foi desmarcada em cima da hora.

- Cancelaram a reunião e ainda não agendaram uma nova data. Chegamos a falar também com a Casa Civil, mandamos e-mails para eles, mas não adiantou. Agora, estamos preparando um documento para enviar para o Ministério Público municipal. Sabemos que temos, no mínimo, mais um ano e meio de obras pela frente, mas os trabalhos não podem continuar sendo tocados dessa forma improvisada - reclama.

Um carro de som acompanhou a manifestação, que ocorreu pacificamente.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/moradores-de-santa-teresa-fazem-ato-contra-novo-canteiro-de-obras-11957948#ixzz2wkAY8eIE 

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