segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Secretário de Desenvolvimento do Rio adianta que licitação do VLT da área portuária sai dentro de um ano


23/08/2010 - Transporte Idéia

Na última semana, a Cisco Systems, multinacional da área de soluções tecnológicas e telecomunicações, confirmou que irá construir no Santo Cristo, Zona Portuária do Rio de Janeiro, um centro de pesquisa e inovação. O objetivo é se tornar referência em toda a América Latina. A Cisco Systems e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) serão as primeiras instituições a fazer tal projeto na Zona

Portuária do Rio. As informações são do jornal “O Dia”.

A decisão do investimento na área portuária do Rio coincide com a chamada pública da prefeitura para as empresas com interesse em oferecer o veículo leve sobre trilhos (VLT) na região. O secretário de Desenvolvimento, Felipe Goes, adiantou que a licitação sai dentro de um ano.

Goes disse que a confirmação da Cisco Systems vai atrair grandes empresas de todo o mundo. Ele afirmou que a multinacional é referência mundial, ainda mais ao garantir que vai montar, no Rio de Janeiro, toda a sua base para a América Latina. O secretário também aguarda a confirmação da IBM.


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

VLT de Nova Friburgo em concorrência

12/08/2010

A prefeitura de Nova Friburgo (RJ) está com concorrência aberta para o projeto básico de implantação do VLT da cidade. O edital está disponível no site da prefeitura. O VLT faz parte de um processo de requalificação urbana ligando os bairros Conselheiro Paulino e Olaria, passando pelo centro da cidade.

A licitação é do tipo técnica e preço. O valor estimado do projeto é R$ 2.551.500,00, o contrato deve ser assinado em outubro e o prazo previsto para entrega dos projetos é de 10 meses após a assinatura do contrato.

A entrega das propostas está marcada para 24 de agosto, às 9h, sede da prefeitura (Avenida Alberto Braune, nº 225 - Centro).

O esclarecimento de dúvidas e informações sobre o edital podem ser feitos por escrito, através de envio de fax - (22) 2522-7773 - ou pelo e-mail licitacao@pmnf.rj.gov.br .

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rio de Janeiro lança edital de VLT



02/08/2010 - AgoraVale

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes assinou na última quinta-feira (29) um decreto que íntegra o projeto de revitalização da região do Porto do Rio de Janeiro ao Plano Municipal de Parcerias Público-Privadas. Foi lançando também um edital para as obras de revitalização da área portuária, localizada às margens da baía de Guanabara.

As empresas que vencerem a licitação terão o sério compromisso de aplicar todo o projeto urbanístico da área, que inclui pavimentação e arborização de ruas, além de melhorar a iluminação e o saneamento básico até 2016, ano das Olimpíadas na capital carioca.

O projeto também inclui a transformação da av. Rodrigues Alves, que margeia o porto, em via expressa. Também serão construídas uma ciclovia e um VLT (Veículo Leve sobre Trilho). O valor está orçado em R$ 8 bilhões.
Clique aqui e assista ao vídeo de apresentação do projeto.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Macaé larga na frente e ganhará VLT em 2011


31/07/2010 - O Globo

De Princesinha do Atlântico à capital nacional do petróleo, Macaé será a primeira cidade do estado a contar com um sistema de metrô de superfície, um VLT (veículo leve sobre trilhos), previsto para entrar em operação no fim de 2011. A iniciativa em Macaé ocorre anos à frente do Rio, que deverá ganhar um VLT para circular pelo Centro, na segunda fase do projeto Porto Maravilha, a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016. A escolha do operado serviço carioca será alvo de uma licitação da prefeitura ainda sem data.

O VLT macaense ligará os bairros Lagomar a Imboassica, num total de 25 km de extensão. Inicialmente serão construídas seis estações e cada composição terá capacidade para transportar até 660 passageiros por viagem. Inicialmente, o sistema será operado pela Central (antiga Flumitrens), do governo do estado.

Pelos cálculos da prefeitura, o VLT vai beneficiar mais de seis mil pessoas por dia, interligando todo o perímetro urbano da cidade, que sofreu uma demográfica devido à indústria do petróleo. O percurso, de ponta a ponta, hoje é coberto em 70 minutos em ônibus convencionais. Com o VLT, o tempo de viagem cai para meia hora. As composições do VLT vão substituir por hora o equivalente a 8,25 ônibus.

- A ideia é ampliar o projeto, num segundo momento, para um transporte regional integrado por meio da linha férrea, ligando Macaé a Rio das Ostras pelo sul e a Campos, passando por Carapebus e Quissamã, pelo norte - disse o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.