sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Novo trecho do VLT será inaugurado em dezembro

25/11/2016 - O Globo

Testes no trajeto entre a Praça Quinze e o Campo de Santana estão sendo realizados à noite

Simulado noturno. A composição do VLT no Centro do Rio, durante viagem experimental Foto: Domingos Peixoto/22-10-2016 / O Globo
Simulado noturno. A composição do VLT no Centro do Rio, durante viagem experimental - Domingos Peixoto/22-10-2016 / O Globo
   
POR RENAN FRANÇA

RIO - Parte da paisagem carioca, o VLT desbrava novos caminhos no Centro do Rio. Diariamente, por volta das 21h, são realizadas viagens experimentais entre a Praça Quinze e a Praça da República (Campo de Santana). Nesse trecho de 2,4 quilômetros haverá mais quatro estações que farão parte da linha 2 do VLT: Saara, Praça Tiradentes, Colombo e Praça Quinze. A operação atualmente é restrita a técnicos e engenheiros da prefeitura. A secretaria municipal de Transportes não informa quando o público poderá usar o sistema. Mas, de acordo com Jorge Arraes, secretário especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas (Secpar), o embarque de passageiros começará na segunda semana de dezembro.

— Vamos repetir a mesma programação de quando inauguramos o VLT em julho. Na segunda semana de dezembro começaremos com a operação assistida, que permite o embarque de passageiros sem a necessidade de pagamento. Em seguida, provavelmente no dia 15, iniciaremos a operação comercial — afirma Arraes.

A partir da inauguração, o sistema contará com 18 pontos de parada para passageiros. O projeto, no entanto, prevê a construção de 28. Os dez restantes ficarão como pendência para o próximo prefeito.

MARECHAL FLORIANO: DESAFIO

A linha 2, prevista para começar a operar com todas as estações em setembro, será entregue incompleta no mês que vem. A ligação da Estação Saara com a Vila Olímpica, na Gamboa, passando pela Central do Brasil, ficará pronta apenas no ano que vem. De acordo com Arraes, houve um contratempo na instalação dos trilhos do VLT na altura da Avenida Presidente Vargas. Segundo ele, no subsolo da via, havia equipamentos da Light que impediam o avanço do serviço.

O maior desafio da obra do VLT será na Avenida Marechal Floriano. De acordo com o projeto, a via será cortada pela futura linha 3 do sistema e precisará ser totalmente fechada para a implementação dos trilhos. A previsão para o início da obra é no primeiro trimestre do ano que vem. A futura linha sairá da Central do Brasil, seguindo até a Cinelândia.

Toda a primeira etapa, que começa no Aeroporto Santos Dumont e segue até a Rodoviária Novo Rio, está concluída e em operação desde julho deste ano. A exceção são as estações São Diogo e Praia Formosa, que ainda não foram construídas. Hoje, o local onde ficarão os pontos de parada para passageiros são utilizados como área de manobra para os trens do VLT.

De acordo com a concessionária que opera o sistema, entre 25 mil e 35 mil pessoas utilizam o transporte diariamente. Quando estiver com todas as linhas em operação, a estimativa é que até 300 mil passageiros usem o serviço por dia.

Para o engenheiro Ronaldo Balassiano, professor da Coppe/UFRJ, a expansão para linha 2 trará mais passageiros, porque o trem do VLT passará por locais onde há muita demanda, como a região das barcas, na Praça Quinze.

— O corredor atual do VLT não integra tantos módulos de transporte de massa. A única integração onde há mais demanda é na rodoviária Novo Rio. Acredito que, nessa segunda fase, mais passageiros entrarão no sistema, principalmente por fazer conexão com as barcas e, no futuro, com a Central. O VLT ainda está com um perfil turístico. Precisa tornar-se uma opção para integrar com ônibus, trem e metrô.

Apesar de projetar um aumento na demanda, o engenheiro critica a ausência de um cartão único que sirva para andar em todos os modais, como ocorreu na Olimpíada:

— O cartão, por exemplo, do metrô não serve para usar no VLT. Isso provoca contratempos, até porque a venda de cartão nas estações não é eficiente.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/novo-trecho-do-vlt-sera-inaugurado-em-dezembro-20538051#ixzz4R1m2N3hD 
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sexta-feira, 18 de novembro de 2016

VLT a caminho da Praça Quinze; operação deve começar ainda este mês

16/11/2016 - Extra

Os bondinhos do VLT já foram incorporados à paisagem da Praça Quinze, no Centro. As duas composições paradas ao lado da estação das barcas chamam a atenção de quem passa pelo local, mas ainda não transportam passageiros. Elas vão integrar o segundo trecho do novo modal, que está recebendo os retoques finais para entrar em operação ainda este mês, segundo Secretaria municipal de Transportes. 

Esse novo trecho será inaugurado parcialmente. Inicialmente os bondes vão circular somente da Praça da República, na altura da Saara, à Praça Quinze. A extensão total, que soma sete quilômetros e parte da Central do Brasil, tem previsão de entrega até o início de 2017. 

O percurso que será aberto na frente já foi sinalizado, tendo recebido inclusive os painéis alertando para o risco de atravessar os trilhos falando ao celular. Nas paradas, falta apenas a instalação dos acabamentos em vidro, como o teto e painéis laterais. Faixas avisam que o VLT está em circulação, mas quem transita pelo local diz que ele só é visto em movimento à noite, nos testes sem passageiros, iniciados em agosto. 
Quem penou com a queda nas vendas durante as obras torce agora para que o fluxo de passageiros ajude a incrementar o movimento no comércio local. Essa é a expectativa de Eliete Lopes, de 56 anos, vendedora numa loja de roupas íntimas na Rua da Constituição. 

— Já tem gente que entra na loja perguntando onde pegar o VLT. Eu digo que, por enquanto, em lugar nenhum, mas que em breve será nas praças da República e Tiradentes. Acho que o movimento vai melhorar. Pelo menos no início vai ser estimulado pela curiosidade das pessoas com o novo transporte — aposta a vendedora. 
Moradora em Maricá, a aposentada Elenice Rodrigues, de 53 anos, vai ao Centro do Rio várias vezes na semana para comprar material de costura. Ela desce na Central e completa o trajeto a pé. 

— Se já tivesse o VLT, não teria enfrentado essa chuva. Vai ser muito útil — diz.

Fonte: Extra
Publicada em:: 16/11/2016