25/03/2015 - Cdurp
Trilhos VLT - by CDURP by raffasoares, on Flickr
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A Prefeitura do Rio instalou nesta madrugada os primeiros trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A concessionária do VLT Carioca, contratada para implantação e operação do sistema, assentou 400 metros na Rua General Luiz Mendes de Morais, no entorno da Rodoviária Novo Rio, no Santo Cristo. Cada barra de trilho deste trecho mede 18 metros de comprimento. O material de confecção permite adequação das peças na formação de curvas para acompanhamento do trajeto. Mais de 500 operários participam desta etapa de execução da pré-montagem dos trilhos da via permanente do VLT. Na sequência, serão fixados dormentes e trilhos e, em seguida, equipamentos e cabos de sinalização e energia. A concretagem e a camada de cobertura, sempre de acordo com a urbanização de cada ponto da passagem, finalizam a implantação do caminho do VLT.
O VLT é um projeto da prefeitura do Rio de Janeiro e integra as intervenções da Operação Urbana Porto Maravilha. O novo modal promoverá a integração, atendendo usuários dos diversos sistemas de transporte públicos já existentes e distribuindo passageiros nas diversas regiões que compõem a área central da cidade. A partir do VLT, passageiros poderão fazer a conexão com outros meios de transporte nas interligações com a Rodoviária Novo Rio, a Central do Brasil (trens e metrô), Barcas e o Aeroporto Santos Dumont, além dos BRTs, linhas de ônibus convencionais, terminal de cruzeiros marítimos e o Teleférico do Morro da Providência.
As obras da concessionária começaram em 2014, no Túnel Ferroviário sob o Morro da Providência, e atualmente se estendem pela Avenida Rio Branco e Via Binário do Porto, incluindo o Túnel da Saúde (Nina Rabha), com passagem exclusiva para o novo modal. Outra intervenção em curso é a construção do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), na Gamboa, próximo à estação do Teleférico do Morro da Providência. O primeiro trecho do VLT, ou Rede Prioritária, ligará a rodoviária ao Aeroporto Santos Dumont. O segundo fará a interligação entre a Central do Brasil e a Praça XV.
Inovação e tecnologia
A implantação do VLT Carioca disponibilizará à população e aos visitantes alternativa de mobilidade urbana inovadora e moderna no Centro e na Região Portuária, áreas com grande vocação turística (cultural e gastronômica), além de criar um sistema que integra o centro financeiro e o corredor cultural aos demais modais. Cada carro do VLT Carioca trafegará com velocidade média de 17 km/h e transportará até 420 passageiros. O sistema de pagamento será por validação voluntária, integrado ao Bilhete Único. Assim que todas as linhas estiverem operando, a capacidade de transporte atingirá até 300 mil passageiros por dia. Os intervalos entre um trem e outro poderão variar entre três e 15 minutos, de acordo com a linha, demanda e horário. O VLT Carioca não tem catenárias - cabos aéreos para captação da energia elétrica. O fornecimento se dará com a alimentação de energia pelo solo (sistema APS).
Conheça o VLT
O protótipo do veículo fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. Vídeo e conteúdo expositivo apresentam detalhes sobre trajeto e funcionamento do VLT.O público poderá visitar as instalações internas, receber informações detalhadas sobre o projeto, tirar dúvidas e assistir a vídeos.
Fonte: CDURP
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