05/01/2013 - O Globo
Duas primeiras linhas não ficarão prontas para a Copa do Mundo
RIO — Orçado em R$ 1,15 bilhão, o VLT terá 30 quilômetros de malha, seis linhas e 42 pontos de parada, integrando pontos como Rodoviária Novo Rio, o Aeroporto Santos Dumont, a estação de passageiros do Porto do Rio e a estação das Barcas na Praça XV. A concorrência está marcada para o próximo dia 29. O cronograma de implantação, contudo, está atrasado. Inicialmente, a prefeitura esperava concluir a escolha do consórcio responsável pelas obras e pela operação do sistema em outubro do ano passado.
As duas primeiras linhas, que circulariam pela Zona Portuária, atravessando a Avenida Rio Branco até a Cinelândia, ficariam prontas antes da Copa do Mundo, em 2014. Agora, só deverão ser entregues em janeiro de 2015. O sistema completo, que inclui um ramal que ligará a Praça Tiradentes até as barcas, deverá entrar em operação um ano depois.
O VLT faz parte do projeto Porto Maravilha, de revitalização da Zona Portuária, que inclui também a derrubada do Elevado da Perimetral. O projeto prevê a integração do VLT aos ônibus, trens, metrô e barcas, através do bilhete único. A demanda pelo serviço é estimada em 220 mil passageiros por dia.
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