Prefeitura
Jornalista: Janira Braga
Foto: Robson Maia
Cada composição em Macaé terá 36 metros de extensão; protótipo é modelo
O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) – que vai ligar Macaé de Imboassica ao Lagomar por meio do transporte ferroviário de passageiros - será interligado ao Sistema Integrado de Transportes, de ônibus. O anúncio foi feito pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) na noite desta segunda-feira (5), durante cerimônia de apresentação do protótipo do VLT, o Metrô Macaé, na futura Estação Central. O prefeito estava acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes, e da vice-prefeita, Marilena Garcia.
- Até a implantação total do projeto, teremos dez estações de parada das composições, com viagens em horários pré-estabelecidos porque vamos usar a linha férrea em partilha com a FCA, que transporta carga. O Metrô Macaé terá capacidade de atender a 360 pessoas por viagem e a prefeitura já contratou a fabricação de quatro composições com dois vagões cada – informou o prefeito, citando a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que detém a concessão da linha.
Riverton afirmou que a ideia é ampliar o projeto em um segundo momento para um transporte regional integrado por meio da linha férrea, ligando Macaé com Rio das Ostras pelo sul e com Campos, passando por Carapebus e Quissamã, pelo norte. Também dentro das melhorias no transporte coletivo do município, o prefeito informou que 40 ônibus serão agregados ao sistema atual.
- Outro projeto importante que será implantado na Estação Ferroviária Central é o Museu do Ferroviário, para resgatar a história da ferrovia de Macaé. A secretaria de Patrimônio da União nos deu a permissão para usar as instalações da rede e queremos contar com o apoio da mão-de-obra da Associação dos Aposentados Ferroviários – disse o prefeito, que citou a importância do envolvimento de muitos apoiadores do projeto como o vereador Luiz Fernando Borba Pessanha (PMDB), o ex-vereador Maxwell Vaz, o ex-secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o governo do Estado do Rio e a FCA.
O protótipo do VLT exposto não é o que será implantado em Macaé, segundo o prefeito. “Esse é apenas um modelo; em Macaé cada composição terá 36 metros de comprimento, abrigando duas cabines”, detalhou, lembrando do início de toda a negociação para a implantação do Metrô Macaé, que contou desde o começo com o apoio da secretaria de Estado de Transportes.
Vereadores ressaltam importância do projeto
Para o líder do governo na Câmara, Luiz Fernando Borba, que participou desde o início do projeto do VLT e fez a indicação, a implantação do Metrô Macaé vai deixar um legado importante no transporte coletivo urbano do município. “Fomos ao Cariri verificar como o projeto funciona, procuramos saber os detalhes do Veículo Leve sobre Trilho e com essa intervenção no transporte urbano, quem ganha é a população Macaé”, acentuou o parlamentar, que reiterou a necessidade da implantação de um espaço dedicado à memória dos trabalhadores ferroviários.
A história da atividade ferroviária de Macaé também foi lembrada pelo presidente da Câmara, Paulo Antunes, que pontuou projetos macro em desenvolvimento no município, como, além do Metro Macaé, o estádio municipal, que será inaugurado dia 16. “O prefeito mostra o que é fazer política com seriedade”, opinou.
A equipe técnica da secretaria de Mobilidade Urbana, executora do projeto, foi lembrada pelo secretário da pasta, Jorge Tavares Siqueira, além de todos os envolvidos no projeto desde o início. “Uma iniciativa como essa requer parceiros com envolvimento, como o prefeito, o ex-secretário de Transportes, Júlio Lopes, a ANTT, a FCA, a secretaria de Estado de Transportes. E em 2011, nesta data, vamos ter dois VLTs implantados na linha férrea”, ressaltou Jorjão, que participa diariamente do passo a passo do projeto.
- É um novo modal de transporte, aproveitando os 25 quilômetros de linha férrea, e a secretaria de Mobilidade Urbana vai continuar perto do projeto, inclusive vamos ocupar um espaço na estação central. O protótipo fica por dois meses exposto e em julho de 2011, vamos entregar à população as primeiras composições de VLT – citou o secretário de Mobilidade Urbana.
O sonho se tornando realidade foi a base do pronunciamento do presidente da Associação dos Aposentados Ferroviários, Osmar Carvalho. “Esse projeto é uma audácia do prefeito com a equipe de trabalho, que acabou tornando realidade um sonho dos ferroviários e da população de Macaé”, classificou.
De acordo com o representante da secretaria de Estado de Transportes, Eraldo Magioli, o desafio do projeto começou quando a proposta da utilização da linha férrea para transporte de passageiros foi apresentada. “A linha era apenas de carga, são coisas diferentes, mas com o empenho das autoridades, se tornou possível”, analisou. O coordenador de segurança da FCA, Vinícius Mota, outros vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e a população em geral participaram da cerimônia de apresentação do VLT na noite desta segunda. A Fábrica da Cidadania também será transferida para salas na Estação Central.
Cerca de R$ 25 milhões estão sendo investidos na aquisição de composições com capacidade para 360 passageiros cada. Com trabalhos iniciados em março de 2009, o projeto já conta com um Convênio de Operação Específica (COE) assinado em julho do ano passado. Os estudos prevêem a passagem do VLT em 17 bairros. Na fase inicial, serão três estações.
Protótipo ficará aberto à visitação pública
Uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana com profissionais habilitados a dar informações sobre funcionamento e operação do sistema ficará no protótipo do VLT. O atendimento será na Estação Central, com acesso pela Rua Euzébio de Queiroz, ao lado do CT, nos seguintes horários: segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 16h30; aos sábados das 12h às 14h e aos domingos das 10h às 12h, além de distribuição de material informativo.
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