sexta-feira, 3 de setembro de 2010

VLT: prefeito assina contrato operacional de metrô de superfície no próximo dia 30

17.07.2009 às 16h41
Prefeitura
Jornalista: Simone Noronha

Foto: Ana Chaffin

Equipes da prefeitura fazem esta semana limpeza na antiga estação

Está cada vez mais perto a implantação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Macaé. O prefeito Riverton Mussi anunciou nesta sexta-feira (19), durante o Encontro Regional do Norte Fluminense-2009, promovido pelo Governo do Estado, que assina no próximo dia 30, junto com o governador Sérgio Cabral, o contrato operacional do transporte ferroviário para passageiros por VLT.

O contrato será assinado também pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, do diretor geral da ANNT, Bernardo Figueiredo, e do representante da FCA, Marcelo Spinelli. A assinatura será às 18h, na antiga estação da antiga Rede Ferroviária.

- Já temos a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT) para iniciarmos o projeto. A Ferrovia Centro Atlântica (FCA), detentora da concessão da linha férrea, já deu o sinal verde. E temos todo apoio do Governo do Estado, disse o prefeito, lembrando que Macaé será a primeira cidade do interior do estado a ter o sistema de metrô de superfície.

O termo será assinado durante a visita que o governador fará à cidade na semana de aniversário da cidade. Na visita, a agenda prevê ainda a inauguração da Delegacia Legal, obra feita em parceria com a prefeitura, e o início das obras de recuperação das estradas estaduais que cortam a região serrana –RJ-168 e RJ -162.

VLT

A previsão é de que o sistema tenha 23 quilômetros de linha férrea ligando os bairros Lagomar e Imboassica. O estado, através dos dados fornecidos pelo governo municipal, elabora estudo que já indica oito estações no final do processo, iniciando com a implantação de cinco, sendo quatro periféricas e uma central, com dois desvios ativos para permitir o cruzamento de trens.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jorge Siqueira, Macaé está desde março atuando para a viabilizar o projeto, que deve ter sua culminância em 2012, devido ao cumprimento de todos os procedimentos técnicos, burocráticos e legais. “Em 2012, Macaé completará 200 anos e o VLT será o marco desta comemoração”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário