sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Macaé se prepara para receber o VLT



http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/07/213_124-alt-VLT.jpg
Linha férrea será utilizada na implantação do VLT Foto: Fernando Frazão
Nos próximos dias, chega a Macaé o primeiro protótipo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sistema que combina a velocidade do metrô à leveza do ônibus e será implantado na cidade até julho do ano que vem. O projeto, orçado em R$ 80 milhões — verba do governo do estado — ligará o município de norte a sul, do bairro Lagomar até Imboassica.
— Vamos utilizar os 25 quilômetros da linha férrea já existente. O VLT vai cortar 17 bairros e melhorar em muito o deslocamento dos moradores da região. Hoje, temos un fluxo diário, nas principais vias da cidade, de 13 mil veículos e uma demanda de cem mil passageiros para o transporte público. Em alguns bairros, o intervalo entre as conduções chega a 40 minutos. O VLT terá quatro composições com capacidade para transportar 330 passageiros, cada, e vai reduzir o intervalo em 20 minutos — explica o secretário de Transportes de Macaé, Jorjão Tavares Siqueira.
Ele assegura que, mesmo que o projeto de reativação do transporte de cargas seja levado adiante, o VLT não será afetado.
— O VLT funcionaria das 5h às 20h, e o transporte de cargas no intervalo — propõe como alternativa. O projeto do VLT prevê ainda a construção de oito estações e a reforma de duas já existentes na cidade, entre elas a Central, onde será construído um centro de memória para valorizar a importância do transporte ferroviário no desenvolvimento de Macaé.
A Secretaria de Transportes aguarda ainda o levantamento da ocupação desordenada às margens da linha férrea.
— O estudo será finalizado no fim de julho. Ainda não sabemos quantas famílias ocupam a área nem que medidas tomar para garantir a segurança delas, mas estudaremos a melhor solução — diz o secretário.
Enviado por Isabel de Araujo - 2.7.2010 | 18h33m
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/07/02/macae-se-prepara-para-receber-vlt-304860.asp

Um comentário: