sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Heródoto anuncia que maquete do VLT será exposta dentro de dois meses



Em discurso, prefeito pede que todos se engajem na viabilização do projeto metroviário

Nova Friburgo
Conhecido por todos como o projeto mais ousado e questionável do Prefeito Heródoto Bento de Mello, o Trem do Futuro, como foi apresentado durante sua última campanha eleitoral, foi readaptado para o modelo VLT – veículo leve sobre trilhos.
 - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
(Foto: divulgação)

Até aí, nenhuma novidade. Em reunião realizada esta semana, no Salão Azul da Prefeitura, Heródoto estipulou um prazo de dois meses para colocar à disposição do público uma maquete do VLT, e se mostrou indignado com os comentários da oposição e dos descrentes do projeto, que, segundo ele, estariam “zombando” e referindo-se ao intento de maneira debochada.  
Ao ratificar que o projeto será realizado, Heródoto expôs aos presentes que o edital de concorrência está sendo expedido para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para análise dos desembargadores do órgão e, assim que receber sinal verde, o publicará oficialmente para os possíveis interessados na licitação.
Cento e sessenta e três milhões de reais – esta é a estimativa do custo para a implantação do VLT elétrico, que, de acordo com o prefeito, tem a possibilidade de contar com recursos do BNDES e da Agência Francesa de Desenvolvimento.
O sistema metroviário vai ser dividido em seis linhas interligadas, sendo que a primeira (entre o Suspiro e o Paissandu) será o tronco das demais. Serão quatro etapas e, em cada uma delas, haverá seis veículos circulando, com uma média de intervalo entre um e outro de quatro minutos.
A primeira etapa vai ligar os bairros Paissandú e Duas Pedras. O objetivo é que o sistema metroviário funcione integrado aos ônibus urbanos, com tarifa única. A estimativa é que daqui a aproximadamente 24 meses, seja concluída a implantação da primeira etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário