sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Viagem do prefeito à França aproxima VLT de Nova Friburgo

Publicado em 01/10/2009 - A Voz da Serra Online

http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=6612


(SECOM) - A viagem do prefeito Heródoto Bento de Mello à França, o fez reconsiderar alguns aspectos técnicos relativos ao futuro do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de aguçar ainda mais sua vontade em vê-lo funcionando em Nova Friburgo. A princípio, o sistema metroviário teria um trecho suspenso, o que foi descartado. Segundo o prefeito, o trem de Bordeaux - gerido pela empresa Alstom - percorre sem problemas grande parte da cidade francesa no chão, junto ao trânsito e pedestres.
O prefeito e engenheiro Heródoto, que viajou em companhia do arquiteto e superintendente da Empresa Municipal de Habitação e Saneamento (EMHA), Luis Claudio Ferreira, e do engenheiro e secretário de Projetos Especiais, Antônio Carlos Berbert, pôde observar de perto o funcionamento do trem francês e constatou que o veículo transita em meio aos carros e transeuntes sem que a rotina da cidade seja prejudicada.
O VLT, que terá uma linha fixa de Conselheiro Paulino até Olaria, a ser estendida futuramente para os bairros do Cônego, de um lado, e Ponte da Saudade, de outro, poderá ser ampliado para outras regiões do município em projetos de longo prazo. O veículo conta ainda com um sistema elétrico, de operacionalidade simples e não poluente, totalmente automatizado – ou seja, sem utilizar condutores humanos - controlado por computadores. O trem segue ao nível do meio-fio para facilitar a entrada de passageiros nas estações de embarque e desembarque.

Transporte sustentável
 A utilização de energia limpa e a capacidade de transporte conferem ao VLT a condição de transporte sustentável. O veículo opera silenciosamente, emitindo 20% menos ruído que o volume correspondente aos automóveis. O consumo de energia também é reduzido em razão da eficiência dos sistemas de tração.
De acordo com o engenheiro e prefeito Heródoto, a cidade de Bordeaux (de 800 mil habitantes) é ainda um exemplo de organização urbana. A fiação aérea e a poluição visual já deixaram de existir há dez anos e a estética da arquitetura histórica é preservada a todo custo por cidadãos e autoridades.
“Bordeaux é um modelo a ser seguido. A cidade, extremamente organizada e bem resolvida urbanísticamente, mantém seu estilo clássico sem perder a modernidade. O VLT convive perfeitamente com os prédios históricos e com o trânsito da cidade, facilitando e agilizando o transporte público. Agora que pude observar de perto o trem, estou muito mais confiante em sua realização e real funcionamento em Nova Friburgo”, avaliou Heródoto.
Em relação às críticas feitas aos custos de construção do VLT, o prefeito responde com a tenacidade de sempre.
“Minha gente, este empreendimento será todo ele feito através de concessão pública e o serviço explorado por uma companhia privada. A prefeitura dará as diretrizes do funcionamento do VLT e controlará, junto com esta companhia, o preço da passagem, mas não onerará os cofres públicos com os investimentos exigidos. E já lhes digo: há muita gente interessada no nosso trem”, brincou o chefe do executivo, visivelmente entusiasmado com a possibilidade, cada vez mais próxima, de iniciar as obras de implantação do sistema na cidade.

Visita a Lourdes
Além de Bordeaux, o prefeito Heródoto esteve ainda em Paris e visitou a cidade de Lourdes, que, reza a história católica, sediou diversas aparições da Virgem Maria, a maior delas em 1858, quando a pequena Bernadette, uma camponesa de 14 anos, garantiu que presenciou a aparição de Nossa Senhora várias vezes e foi canonizada pela igreja depois de sua morte.
Lourdes recebe seis milhões de peregrinos por ano, e está entre os santuários marianos mais visitados do mundo. As aparições aconteceram na gruta Massabielle, onde Nossa Senhora declarou “Eu sou a Imaculada Conceição”. No local, miraculosamente, surgiu uma fonte de água, onde até hoje fiéis vão se banhar em busca de curas milagrosas. O prefeito contou que as paredes da gruta são impressionantemente lisas, por causa dos milhões de fiéis que colocam suas mãos no local.
“Fiz orações em nome de todos os friburguenses e pedi para que o futuro de Nova Friburgo seja repleto de vitórias e realizações”, disse o prefeito, que foi a duas missas em uma das centenas de igrejas da cidade de Lourdes, além de visitar a gruta e participar da tradicional procissão da noite, juntamente com os dois secretários que o acompanharam na visita.
VLT de Bordeaux convive pacificamente entre os pedestres
Foto simulação: VLT em Olaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário