sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Projeto do Trem VLT passa novamente por mudanças



13/08/2009 -Revista Exito 
http://www.friweb.com.br/exitofriweb/noticia2054-nova+friburgo+projeto+do+trem+vlt+passa+novamente+por+mudancas.html
Por: Luísa Toledo Nova Friburgo 

O projeto “Trem do Futuro”, apresentado e defendido durante toda a última campanha eleitoral do atual prefeito Heródoto Bento de Mello, já apresenta novas mudanças. A comissão de engenheiros da Prefeitura concluiu, depois de analisar "mais minuciosamente o projeto", que a construção de um trem suspenso sobre o Rio Bengalas seria inviável. Devido, principalmente, ao alto custo, o projeto mudou para um trem de superfície - VLT (veículo leve sobre trilho)- e ganhou uma nova rota: a Alberto Braune.
O percurso de 9 km de Conselheiro Paulino até Olaria continua com trechos elevados nos locais onde o fluxo de veículos é maior, como o Paissandú e Duas Pedras. Além da estação principal, o VLT faria paradas em pequenas estações para embarque e desembarque e em pontos de ônibus já existentes.
A estação principal do novo projeto seria a atual sede da Prefeitura que teria seus gabinetes e secretarias transferidos para o antigo prédio da Telemar, localizado na Avenida Alberto Braune e que já foi comprado pelo atual governo pelo valor de 3 milhões de reais.
A rota do trem será exclusiva para o VLT e os ônibus passariam a circular somente pelos bairros, com o intuito de transportar os passageiros até as pequenas estações. Segundo o novo projeto, o VLT terá ao todo 4 vagões, sendo que cada um comportará 180 passageiros.

[Image] [Image] Projeto VLT (Foto: divulgação)
Para Braulio Rezende, Secretário Geral do Governo, o advento do VLT trará muitos benefícios. "Temos um grande número de veículos circulando diariamente pela Alberto Braune. Com o trem, isso irá mudar e o número de carros circulando pela cidade também vai diminuir”.
De acordo com Luiz Cláudio Luz Ferreira, engenheiro responsável pelo projeto,  a medida não resultará em desemprego. Apesar da extinção de algumas linhas da atual empresa responsável pelo transporte público no município, será necessário disponibilizar mais  coletivos para atender os bairros mais carentes, além da possibilidade de se criar novas linhas e destinos.
Trezentos e quinze milhões de reais serão investidos no novo projeto. No próximo mês, o prefeito Heródoto planeja ir a França, onde tentará fechar algumas parcerias e se inteirar sobre outros projetos de VLT. Até o momento, o projeto não conta com nenhum parceiro.
Segundo Braulio Rezende, ainda está sendo estudado o custo-benefício do projeto que não apresenta estimativa de tarifa. A previsão é de que até 2012 um trecho da obra esteja concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário