quinta-feira, 30 de julho de 2015

Com testes em Santos, VLT vira atração turística e opção de passeio

30/07/2015 - A Tribuna

Desde o início do mês, a viagem de testes do modal chegou à Estação Pinheiro Machado, no Canal 1
 
Egle Cisterna

Moradores e turistas querem conhecer o sistema
Moradores e turistas querem conhecer o sistema
créditos: A Tribuna
 
Um programa diferente para a garotada no final das férias escolares tem sido passear no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Desde o início do mês, a viagem de testes do modal chegou à Estação Pinheiro Machado, no Canal 1, em Santos. Desde então, muita gente aproveita para matar a curiosidade sobre o novo meio de transporte.
 
Nesta etapa, quando o trajeto é gratuito, o primeiro trem parte da estação, às 13 horas, rumo a São Vicente. Mas antes que ele chegue à plataforma, muita gente já está no local aguardando o embarque. "Vim na segunda-feira, mas o trem deu problema. Voltei hoje e estou ansiosa para o passeio", disse a dona de casa Bernadete Aparecida Caetano, de 65 anos, que levou os netos João David, de 10 anos, e Maria Alice, de quatro anos.
 
A família mora perto da plataforma e João não via a hora de entrar no VLT. "Um amigo que mora no meu prédio veio e falou que é muito legal". Já a pequena Maria Alice ainda não sabia muito bem o que ia encontrar no trajeto, mas se surpreendeu ao saber que passaria dentro de um túnel. "Deve ser emocionante". A esteticista Eunice Xavier convidou a irmã, que mora em Guarujá, para dar uma volta no veículo. "Moro aqui perto e vi a obra sendo feita. É hora de conhecer um pouquinho esse trem para ver se valeu a pena esperar tanto".
 
Mas não é apenas a curiosidade que faz com que as pessoas já embarquem no VLT. "Moro aqui perto e tinha que fazer compras no Centro de São Vicente. Então aproveitei para fazer a viagem", disse a professora Renata de Almeida. A comerciante Marcia Regina da Silva Gonçalves tirou proveito duas vezes da fase de testes: conhecer o novo modal e não gastar dinheiro para visitar a sogra. "Tinha que levar meus dois filhos para ver a vó. Agora vamos estrear no VLT sem gastar nada".
 
As viagens testes acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas. A última partida que sai de Santos acontece por volta das 15h30. O trem segue parando em todas as estações até chegar à próxima ao Canal dos Barreiros, em São Vicente. Essa etapa começou no final de abril, nas áreas de embarque vicentinas, e já transportou 60 mil passageiros. Na última terça-feira, mais de 500 pessoas embarcaram na estação do Canal 1 .
 
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável pelo modal, afirma que ainda não há prazos para que os horários ou percurso das viagens teste sejam ampliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário