sábado, 4 de julho de 2015

Trecho da Avenida Rodrigues Alves é parcialmente liberado neste sábado

Praça da República terá pista interditada para obras do VLT

POR RENAN FRANÇA

04/07/2015 - O Globo


Avenida Rodrigues Alves é aberta entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rodoviária - Custódio Coimbra / Agência O Globo

RIO - Duas notícias sobre o trânsito no Centro: uma boa, a outra nem tanto. Às 8h deste sábado, foi liberado parcialmente ao tráfego o trecho da Avenida Rodrigues Alves entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rodoviária Novo Rio, no Centro. As mudanças vão permitir aos motoristas que vêm do Santo Cristo utilizar três faixas, sentido Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói. No local, a liberação será parcial, porque ainda há obras do Porto Maravilha nas três faixas da Rodrigues Alves no sentido Centro e nas duas vias por onde passará o BRT Transbrasil.


Por outro lado, haverá mais uma interdição no Centro. Neste sábado, a partir das 14h, a Praça da República (ao lado do Campo de Santana) será interditada entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua da Constituição. Ali, o motivo do fechamento é a colocação dos trilhos por onde passará o VLT. O trecho da Rua da Constituição entre a Praça da República e a Rua Gomes Freire também será fechado.

- No momento em que a cidade perde uma via importante no Centro, é fundamental que os motoristas ganhem uma saída. A liberação do trecho da Rodrigues Alves dará um alívio. Com a descida do Santo Cristo fluindo melhor, o trafego no Túnel Santa Bárbara vai melhorar, assim como a Presidente Vargas, sentido Maracanã - diz Joaquim Dinis, diretor de operações da CET-Rio. - Mas não tem jeito. Por causa do fechamento da Praça da República, segunda-feira o trânsito estará intenso. Será um dia crítico.

Devido às interdições na Praça da República, a Avenida Passos se torna a melhor alternativa para os motoristas seguirem, por exemplo, para as Ruas Gomes Freire e Inválidos. Para quem deseja seguir nessa direção, a melhor rota é contornar a Praça Tiradentes e pegar a Rua Visconde do Rio Branco. Há também a possibilidade de os motoristas que estão chegando ao Centro pela Presidente Vargas virarem à direita na Rua General Caldwell. Quem preferir esse caminho pode seguir até Avenida Henrique Valadares, que cruza tanto a Rua Gomes Freire como a Rua dos Inválidos.

- Com a interdição da Praça da República, a chegada ao Centro pela Presidente Vargas e pela Binário ficará muito ruim. Principalmente na primeira semana, pois a gente não consegue atingir todos motoristas - diz Dinis. - As vias do Centro estão no limite da capacidade em todos os horários do dia. Antes, para o trânsito ficar ruim, era preciso ocorrer um acidente. Agora, temos condições ruins de tráfego quase o dia inteiro. O trânsito está saturado.

Faixas instaladas em cruzamentos informarão sobre alterações e novas rotas. A operação de trânsito será reforçada com o deslocamento de 21 operadores de tráfego especificamente para esses trechos e utilização de 12 painéis de mensagens. Segundo a prefeitura, ainda não há um cronograma de reaberturas de ruas interditadas para obras. Para as vias que passam por obras para a colocação dos trilhos do VLT, a liberação para o tráfego será depois de abril do ano que vem.

A partir deste sábado, a pista da Avenida Vieira Souto no sentido Ipanema - entre as Avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros (trecho do Canal do Jardim de Alah) - voltará ao traçado original. O Consórcio Linha 4 Sul finalizou o remanejamento da rede pressurizada de esgoto da Cedae. Operadores de tráfego atuarão no local, orientando motoristas e pedestres, que deverão ficar atentos à nova configuração da via e à sinalização que será realocada. No sentido Leblon, a pista permanece com o desvio temporário para conclusão da reurbanização da via. Nesse trecho, os motoristas seguem por duas faixas provisórias construídas na própria Vieira Souto. A previsão é que ainda este mês o trânsito volte à configuração original na pista sentido Leblon.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/rio-2016/trecho-da-avenida-rodrigues-alves-parcialmente-liberado-neste-sabado-16662974#ixzz3evsdNC2o 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário