segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Santa Teresa recebe nova etapa de instalação de trilhos definitivos

Obra não provocará alterações viárias nem de itinerários de ônibus na região
  
POR ADALBERTO NETO

22/11/2015 - O Globo

Os primeiros testes do bonde que ligará Santa Teresa à Lapa começaram no mês passado - Agência O Globo / Pablo Jacob/8-11-2013

RIO - A nova fase de instalação dos trilhos definitivos dos bondes de Santa Teresa começou neste domingo. Os trabalhos são feitos entre a Praça Odilo Neto e o Largo do França, numa extensão de cerca de três mil metros. Para minimizar o impacto na vida dos moradores do bairro, a obra será feita por etapas.

Para não prejudicar a rotina de pedestres e motoristas, as intervenções não vão interditar as vias totalmente e, com isso, não haverá alteração nos itinerários dos ônibus. Nos locais de obras, haverá técnicos da Secretaria estadual de Transporte e operadores de trânsito para orientar as pessoas.

Neste domingo, também começou a fase final da instalação da rede aérea do sistema de bondes entre os largos do Curvelo e dos Guimarães. A previsão é de que o trabalho seja concluído na segunda quinzena de dezembro. Em seguida, começará a etapa de testes no trecho, sem passageiros.

Os primeiros testes do bondes de Santa Teresa, que ligará o bairro à esquina da Rua do Riachuelo, na Lapa, começaram no mês passado. O trecho, de aproximadamente 500 metros, que estava fora de operação desde a década de 1960, após uma série de alagamentos na região, deve ser inaugurado para o público nas próximas semanas e será integrado ao que está em atividade desde o dia 1º de agosto, fazendo a ligação entre os largos da Carioca e do Curvelo.

OBRAS ATRASADAS

As obras em Santa Teresa começaram em 2013, quase dois anos depois de um bonde descarrilar e tombar na Rua Joaquim Murtinho. O acidente deixou seis mortos e 57 feridos, paralisando o serviço. A linha de bondes deveria ter sido entregue há mais de um ano, durante a Copa. A lentidão da obra chegou a afetar a fabricação de 14 bondes encomendados pelo estado.

No início deste mês, a Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-secretário estadual de Transportes Julio Lopes e de três executivos da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) pelo prejuízo causado ao estado com as indenizações do acidente com um bonde em Santa Teresa, em agosto de 2011.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/santa-teresa-recebe-nova-etapa-de-instalacao-de-trilhos-definitivos-18111933#ixzz3sJxrxzXd 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário