terça-feira, 14 de outubro de 2014

Santa Teresa recebe o segundo bonde que vai circular no bairro

06/10/2014 - O Dia 

Moradores aguardam ainda os outros 12 veículos, para a volta do tradicional meio de transporte do local

Rio - Aguardado pelos moradores de Santa Teresa, o segundo dos 14 bondes que vão circular no bairro chegou neste domingo à Estação Carioca. De acordo como governo estadual, o veículo já está passando por testes estáticos, que incluem equipamentos, componentes e comandos. Outros 12 bondes estão sendo fabricados na empresa TTrans, em Três Rios. Até novembro, está prevista a chegada do terceiro veículo.

Após três anos de acidente, bonde volta a circular em testes na Lapa
Após os testes estáticos, o segundo bondinho passará por avaliações dinâmicas, com simulação de carga com sacos de areia, teste para maiores inclinações e operação assistida sem passageiros. Já o primeiro veículo que chegou ao bairro passou pelos testes estáticos e dinâmicos em agosto, na Rua Joaquim Murtinho. E, na semana pssada, nos Arcos da Lapa. Segundo o governo, desde o dia 1º de outubro, o trecho em operação vai do Largo do Curvelo até a Estação Carioca.


Segundo bonde que vai circular em Santa Teresa chega à Estação Carioca
Foto:  Divulgação

"Estamos devolvendo à população do Rio de Janeiro um dos principais ícones da cidade maravilhosa. Os novos bondes têm o que há de mais moderno em termos de segurança e confiabilidade", disse o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

Já foram instalados cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea na região. O traçado total é de 10,5 km. A subestação de energia e a oficina também passam por reformas. Ainda está prevista a reativação do trecho até o Silvestre, que estava desativado há anos.

Novos bondes oferecem mais segurança aos passageiros

Os novos bondes serão colocados em funcionamento com estrutura de aço reforçado, revestida com fibra de vidro, para garantir mais segurança aos passageiros. Os veículos contam com moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geração com menor consumo de energia, sistemas de freios dinâmico e magnético, GPS, sistema de som para comunicação com os usuários, estribos retráteis e quatro câmeras de monitoramento.

Os novos bondes tiveram o visual original aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), e preservam as características estéticas dos antigos bondes, entre elas a identidade visual, dimensões, cores, conjunto estético e os bancos de madeira.

 
 
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