segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Interdição de três faixas da Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, exigirá paciência de motoristas

Mudanças foram implantadas no sábado para obras do VLT. Concessionária faz alerta para a presença de veículos e máquinas

13/10/2014 - O Globo


Mudanças no trânsito da Rio Branco serão mantidas até o término das obras do VLT - Fabiano Rocha / Agência O Globo


RIO — As mudanças no trânsito do Centro para as obras de revitalização do Porto podem exigir paciência dos cariocas nesta segunda-feira, primeiro dia útil das interdições na Avenida Rio Branco para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Três faixas da via, entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá, foram interditadas no sábado e só serão reabertas daqui a um ano. A interdição ocorrerá em dias úteis e nos fins de semana.

Restaram apenas três faixas para a circulação de veículos e, além disso, um ponto de ônibus precisou ser deslocado e ocupa o meio da pista, com uma pequena área de recuo, que no sábado não era respeitada pelos motoristas de coletivos. Ao pararem para o embarque e desembarque de passageiros, os ônibus acabavam interditando mais uma faixa da avenida. A prefeitura não espera um grande impacto no tráfego porque o fluxo de veículos no trecho já teria sido reduzido desde que o sentido foi invertido em fevereiro.

A concessionária VLT Carioca, contratada pela prefeitura para implantar e operar o sistema de transporte, alerta que veículos e máquinas começarão a circular pela região, exigindo atenção maior por parte de quem transita pela área. Para evitar transtornos ou acidentes, a concessionária sugere que as pessoas evitem os locais de retirada de material, o canteiro de obras e depósitos. A atenção deve ser redobrada ao atravessar ruas próximas.

O VLT conectará a Região Portuária ao Aeroporto Santos Dumont. O projeto prevê seis linhas com 42 paradas, quatro delas em estações na Rodoviária Novo Rio, na Central do Brasil, nas barcas e no aeroporto, em 28 quilômetros de vias. O sistema será integrado ao metrô, aos trens, às barcas e aos BRTs, além do teleférico da Providência. Os passageiros poderão utilizar o Bilhete Único Carioca e, quando todas as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 285 mil usuários por dia.


Com a volta da circulação de ônibus na Rua Visconde de Pirajá, operação do BRS foi retomada - Fabio Seixo / Agência O Globo

MUDANÇAS TAMBÉM EM IPANEMA

Quem circula por Ipanema também encontrará novidades no trânsito nesta segunda-feira, primeiro dia útil do retorno dos ônibus à Rua Visconde de Pirajá. Com a conclusão das obras da Linha 4 do metrô no trecho da avenida entre a Rua Maria Quitéria e a Avenida Henrique Dumont, os coletivos voltaram a circular na via.

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Em março, trechos da Rua Visconde Pirajá foram ocupados por canteiros de obras, para os serviços de tratamento do subsolo, finalizados em setembro. Para a liberação da rua, o consórcio fez a recuperação do asfalto, ajustes de calçada, pintura na pista e instalação de sinalização vertical.

A localização dos pontos do BRS na Visconde de Pirajá permanece a mesma de antes das obras: BRS 1 e BRS 3 – Aníbal de Mendonça, Maria Quitéria, Vinícius de Moraes, Jangadeiros e Conselheiro Lafaiete; BRS 2 – Garcia D'Ávila, Joana Angélica, Farme de Amoedo, Bulhões de Carvalho e Raul Pompeia. Os ônibus do metrô na superfície, que fazem o trajeto Gávea–General Osório, também voltaram a trafegar pela Visconde de Pirajá, a partir da Henrique Dumont. Com isso, serão reativadas duas estações do metrô na superfície (Aníbal de Mendonça e Nossa Senhora da Paz).

A expectativa, agora, é de trânsito mais livre na orla do Rio.

 
 
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