quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Em fase de testes, bondinho volta a passar sobre Arcos da Lapa depois de três anos

Passageiros poderão ter acesso a trecho restrito, do Curvelo à Carioca, ainda este ano

01/10/2014 - O Globo

Bondinho passa sobre os Arcos da Lapa nesta quarta-feira - / André Gomes de Melo/Governo do estado
PUBLICIDADE


RIO — O primeiro dos 14 novos bondes de Santa Teresa começou, nesta quarta-feira, a circular nos Arcos da Lapa, três anos e um mês depois de passar pelo monumento pela última vez. O novo bonde passa por testes estáticos e dinâmicos na Rua Joaquim Murtinho desde agosto. A partir desta quarta, o trecho em testes se estende do Largo do Curvelo ao Estação Carioca.

A previsão do governo do estado é de que as obras terminem no fim de 2015. Mas o transporte de passageiros deve iniciar — ainda que parcialmente — ainda este ano. A data ainda não está definida. A primeira previsão era entregar concluir a primeira fase das obras até o terceiro mês deste ano, o que gerou protestos de moradores.

— Este é o primeiro teste num dos principais cartões postais do Rio. Vamos devolver à população um bonde muito mais seguro, preservando suas características históricas — disse o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

O sistema está parado desde a tarde de 27 de agosto de 2011, quando seis pessoas morreram e outras 57 ficaram feridas num descarrilamento na Rua Joaquim Murtinho. Já foram instalados cerca de 3,5 km de trilhos e rede aérea. O traçado total é de 10,5 km. A subestação de energia e a oficina também passam por reformas. Ainda está prevista a reativação do trecho até o Silvestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário