terça-feira, 7 de maio de 2013

Rio de Janeiro terá VLT, novo sistema de mobilidade urbana, até 2014

06/05/2013 - Mobilize

Mapa mostra áreas por onde passará o VLT.

Até 2014, a cidade terá duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos, que ligará o centro à área do porto, e será integrado ao sistema de barcas

Com o intenso fluxo dos meios de transporte nas grandes cidades, é fundamental pensar em grandes soluções para a mobilidade urbana. Para estimular cada vez mais usuários a aderirem ao transporte coletivo, o Rio de Janeiro vai implantar uma nova alternativa: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O VLT ligará o centro da cidade à área do porto, promovendo também a integração com os usuários das barcas. O novo sistema terá estações em locais de grande fluxo de deslocamento, como a Avenida Rio Branco, a Cinelândia e o aeroporto Santos Dumont, por exemplo.

O "bonde moderno" contará com seis linhas operando em 42 estações, distribuídas ao longo de 52 quilômetros de extensão. A capacidade de cada trem será de 450 passageiros. Dependendo da linha, o tempo de espera poderá variar entre cinco e 15 minutos.

Até a Copa do Mundo de 2014, duas linhas devem estar em funcionamento. A operação estará completa até 2016, para os Jogos Olímpicos. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade proverá parte dos recursos para a obra.

Acesse essa notícia direto da fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário