quinta-feira, 30 de maio de 2013

CCR planejará VLT no Porto do Rio e até a Marina

05/11/2010 - O Globo, Isabela Bastos

RIO - Responsável pela administração de quase 2.500 km de estradas federais e estaduais no Rio, em São Paulo e no Paraná e pela operação da Linha 4 do metrô de São Paulo, a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) fará os estudos de implantação da rede de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) da Zona Portuária e do Centro do Rio, como antecipou, nesta sexta-feira, Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO. A empresa venceu a concorrência para a elaboração dos levantamentos de demanda de passageiros, viabilidade técnico-econômica e traçados do sistema de bondes modernos, incluído no Projeto Porto Maravilha. A previsão é que os estudos fiquem prontos em dez meses, a um custo de R$ 1,5 milhão.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes, os estudos vão detalhar a expectativa de público por trecho, número e localização de pontos de parada e até mesmo valores sugeridos de tarifa do VLT. Quanto aos trajetos, a empresa terá que apontar o melhor caminho dos bondes modernos até o Aeroporto Santos Dumont, a Cinelândia, a Praça Quinze e a Marina da Glória. Dentro da Zona Portuária, o percurso já foi definido pela prefeitura, conforme mostrou O GLOBO em 28 de outubro.

A meta é implantar o sistema de VLT a tempo das Olimpíadas de 2016. Mas quem vier ao Rio para a competição, contudo, não poderá ir ao Maracanã, sede da abertura e encerramento dos Jogos e das partidas de futebol, de bonde. A prefeitura não incluiu no objeto dos estudos uma extensão do sistema até o estádio, como cogitara no mês passado. Como justificativa, Góes explicou que a área do Maracanã já é contemplada pela Linha 2 do metrô e pelo ramal da SuperVia, que deverá receber investimentos do governo estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário