quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Um ano sem bonde: placa com nomes de vítimas é inaugurada

27/08/2012 - O Globo

Associação de Moradores Santa Teresa reclama de falta de diálogo com o governo estadual

Membros da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) inauguram uma placa com os nomes dos mortos em acidentes com bodinhos no Largo do Curvelo Marcos Tristão / O Globo

RIO - Cerca de 30 moradores de Santa Teresa fizeram ato na manhã desta segunda-feira em homenagem às vítimas da tragédia do bondinho, que está completando um ano. Às 11h, membros da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) inauguraram uma placa com os nomes dos mortos em acidentes com bondinhos no Largo do Curvelo. Em seguida, uma placa foi afixada no local da tragédia, na Rua Joaquim Murtinho, com a mensagem: Perdemos vidas. Não perderemos o bonde, nem a esperança. O candidato à prefeitura do Rio Marcelo Freixo e o deputado federal Chico Alencar, ambos do PSOL, participaram da manifestação. Nenhum parente de vítimas esteve presente.

A presidente da Amast, Elzbieta Mitkiewicz, afirmou que o movimento defende a volta do bonde o quanto antes e a preservação dos antigos modelos dos veículos. Conforme O GLOBO mostrou no sábado, a empresa TTrans S/A venceu a licitação para fabricar novos 14 bondes do sistema. É a mesma empresa que em 2005 assumiu contratos de reformas dos veículos agora parados.

A Amast sempre denunciou as más condições do sistema, o sucateamento. Oficiamos o governo do estado duas vezes em abril, em tentativas de nos reunirmos com a Casa Civil e com a Secretaria de Transportes. Nunca nos deram retorno relamou.

Autor da imagem do bondinho chorando, o artista Luiz de França, conhecido como Zod, escreveu SOS Santa Teresa... Até quando sem bonde? num trecho de 40 metros entre os trilhos da Rua Almirante Alexandrino, próximo ao Curvelo.

Indenização para vítimas do acidente

Em nota, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, afirmou que já garantiu indenizações a 51 pessoas, entre familiares e vítimas. Das famílias que perderam seus parentes no acidente, cinco foram indenizadas. As indenizações foram acertadas em acordo extrajudicial com o Governo do Estado e a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central). Para 46 pessoas, já foram pagas as indenizações. Entre as pessoas beneficiadas, estão moradores de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Os familiares e passageiros do bonde que ainda não contam com assistência jurídica podem procurar o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública, na Avenida Marechal Câmara, 271, 7° andar, Centro do Rio, ou pelos telefones 2332-6345 e 2332-6346 e 129.

Nenhum comentário:

Postar um comentário