sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bondes no Rio de Janeiro devem circular durante a madrugada

17/05/2012 - Band

O motivo da revitalização do sistema é de criar um circuito cultural Lapa-Santa Teresa, no Rio de Janeiro

A revitalização do sistema de bondinhos deve incluir a circulação dos veículos sobre trilhos durante toda a madrugada com o objetivo de criar um circuito cultural Lapa-Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

A publicação do edital de licitação para a compra dos 14 novos bondes, que já foi adiada uma vez, está prevista para o próximo dia quatro.

Outros dois editais, para aquisição de trilhos adequados e para reformulação das estações Carioca e Silvestre, só vão ficar prontos no fim de junho. A concorrência pública já deveria ter ocorrido, mas ações judiciais atrasam o processo.

Desde que o bonde parou de circular, em agosto de 2011, os estabelecimentos comerciais do bairro faturam 15% a menos.

Para acelerar o retorno do sistema em Santa Teresa, previsto para 2014, a Central admite a possibilidade de liberar trechos dos dezessete de percurso do bondinho à medida que ficarem prontos. As obras no bairro para trocar os trilhos devem começar este ano.

Nesta semana, a Justiça aceitou denúncia contra cinco funcionários da Central responsabilizados pela morte de seis pessoas no acidente de agosto. O secretário de Transportes, Júlio Lopes, continua fora da mira da Justiça.

Acidente

Os bondes de Santa Teresa atraíram as atenções do restante do país após o acidente que matou cinco pessoas e feriu outras 55, em 2011.

Na ocasião, um dos bondes realizava o trajeto Largo da Carioca - Dois Irmãos. O veículo perdeu o freio, desceu a ladeira e colidiu com um poste.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário