quinta-feira, 15 de março de 2012

Metrô Macaé: Primeiro trem chega no domingo

01/03/2012 - Prefeitura de Macaé

Foto: Marco Fabiano e Luiz Bispo

Prefeitura monta operação especial para receber primeira composição do projeto Metrô Macaé

Já está sendo finalizada a preparação do local onde será feito o desembarque da primeira composição do veículo leve sobre trilhos (VLT), na manhã deste domingo (4). O projeto Metrô Macaé, iniciado em 2009, conclui neste final de semana mais uma etapa do cronograma de implantação, em que inclui o recebimento da segunda máquina em julho deste ano e de mais duas em 2013.

Para o desembarque do VLT uma força tarefa entre as secretarias de Mobilidade Urbana e Limpeza Pública foi criada para adequação da área em que duas carretas de quase 30 metros cada vão descarregar os carros da composição. O local recebeu alinhamento de solo e pó de pedra e no domingo pórticos serão montados para auxílio na ação.

Para operação, o trânsito sofrerá alterações temporárias: a Linha Verde, sentindo Bairro da Glória – Aroeira, ficará fechada a partir das 8h com liberação logo após a passagem das carretas que precisarão seguir na contramão, assim como a Rua Anna Benedita. A Rodovia Amaral Peixoto será interditada apenas no momento da manobra das carretas. Todo o ordenamento de fluxo viário será feito por agentes de trânsito.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, todo o planejamento está sendo feito para minimizar os impactos que uma ação como essa tem.

- Estamos todos alinhados, transportadora, fábrica e município para que a chegada do VLT ocorra sem transtornos e com toda a tranqüilidade, informou Jorjão, acrescentando que os mais de dois mil quilômetros desde a fábrica em Barbalha até Macaé estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria.

Após o descarregamento a composição seguirá até a antiga estação ferroviária, onde ficará aguardando o início dos testes que serão realizados por técnicos da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), órgão ligado à Secretaria de Estado de Transportes. A prefeitura também prevê para este momento o início de ações de relacionamento com a comunidade do entorno da linha férrea com alertas sobre medidas de segurança a convivência com o VLT.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário