quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Começam testes com bonde da Rua Francisco Muratóri

21/10/2015 - O Globo

Linha de cerca de 500 metros, que faz ligação entre a Lapa e Santa Teresa, volta a operar depois 49 anos
  
POR SIMONE CANDIDA

RIO — Moradores da Rua Francisco Muratóri e das vias próximas assistiram, na manhã desta quarta-feira, aos primeiros testes do bonde naquele trecho. A linha, de cerca de 500 metros, faz a ligação da Lapa com Santa Teresa. Ela estava fora de operação desde a década de 60, quando, por causa de uma série de alagamentos na região, foi interrompida. O bondinho ficará em testes por 30 dias, período em que serão avaliados principalmente o sistema de freios e a eletrificação da rede aérea. Nesta manhã, operadores de trânsito fizeram uma panfletagem na região, informando que a partir de hoje não é mais permitido estacionar carros na rua. Além disso, foram instaladas faixas e uma nova sinalização, alertando que o bonde pode passar a qualquer hora.

Neste primeiro mês, os testes serão feitos nos dias úteis das 9h às 11h. E, por enquanto, as viagens serão feitas sem passageiros. Segundo o Secretário estadual de Transporte, Carlos Roberto Osorio, o teste com público será iniciado no final de novembro.

— Hoje foi uma viagem histórica, já que este trecho não operava há 49 anos. A última viagem do Fransciso Muratóri, chegando na Rua Riachuelo, foi em 1966. Este serviço foi interrompido nas cheias desta época, que danificaram a linha, e não foi mais retomado. Quando o sistema de bondes parou, em 2011,o serviço já não funcionava — conta Osório.

Na avaliação de Osório, a linha trará vantagens não apenas para os moradores, mas para os turistas.

— São duas regiões turísticas importantes do Rio de Janeiro que voltam a ser conectadas pelo serviço de bondes.

Moradores assistem a testes com bonde de Santa Teresa na linha Franscico Muratóri - Pablo Jacob / Agência O Globo

Depois de inaugurado, o trecho se somará ao que está em atividade desde o dia 1º de agosto, ligando o Largo da Carioca ao Curvelo. Ambos, no entanto, representam menos de 25% da extensão total dos trilhos do bonde, que é de 10,5 quilômetros. Segundo a secretaria de transportes, o trecho do Curvelo até o Largo dos Guimarães vai entrar em fase de testes em 16 de novembro. De acordo com a Secretaria de Transportes, um mês depois será entregue o trecho que liga o Largo dos Guimarães à oficina dos bondes.

Ainda estão sendo realizada obras de pavimentação da na Rua Francisco Muratóri. A pista do bonde está pronta, mas está sendo feira a recuperação dos paralelepípedos, ao lado dos bondes.

Na viagem desta manhã, muitos moradores tiraram fotos do bondinho.

— Para mim é uma novidade, pois moro aqui há quase 20 anos e só tinha escutado falar que aqui passou o bonde no passado. Só espero que o serviço seja bom — disse a aposentada Rose Santos, de 60 anos, que fez questão de registrar a primeira viagem teste com a câmera do celular.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/comecam-testes-com-bonde-da-rua-francisco-muratori-17835774#ixzz3pE4UxGy4 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário