sábado, 19 de julho de 2014

Fábrica começa a testar o novo bonde de Santa Teresa em Três Rios

06/04/2014 - Correio do Brasil

Governo do Estado do Rio está investindo cerca de R$ 110 milhões na modernização de todo o sistema

A primeira composição do novo Sistema de Bondes de Santa Teresa já começou a operar em fase de testes dentro da fábrica em Três Rios, no Centro- Sul Fluminense. Vencedora da licitação, a Trans Sistemas de Transportes (T'Trans) prevê entregar até novembro os 14 bondes elétricos adquiridos pela Casa Civil. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 110 milhões na modernização de todo o sistema, que inclui fabricação dos bondes e a reforma da rede elétrica, trilhos, oficina e controle operacional.

Mantendo as características visuais do modelo antigo, as novas composições receberam as tecnologias mais modernas do setor. Entre as novidades estão os estribos retráteis, que ficarão recolhidos durante a circulação para evitar que os passageiros viajem em pé. Cada veículo terá capacidade para 32 pessoas, que ficarão protegidas por um travessão. Em metade da frota haverá um espaço para cadeira de rodas.

- O bonde antigo era feito de madeira e esse novo tem a estrutura interna toda feita em aço, com revestimento em fibra de vidro. Ele tem três tipos de redundância de freio, em um sistema de tração moderno que reduziu o peso em 200 quilos. Esse produto recebeu as melhores técnicas e estamos devolvendo um cartão-postal do Rio com toda segurança e funcionalidade – afirmou Umberto Giavina-Bianchi, gestor de contratos da T'Trans.

O primeiro bonde ficará em teste na fábrica por 45 dias antes de ser entregue ao Governo do Estado. Com os novos trilhos sendo instalados em Santa Teresa, a previsão é de que ele chegue ao bairro histórico em maio para iniciar os testes na via.

Fonte: Correio do Brasil

Um comentário:

  1. è um absurdo, a TTrans acbou com os bondes naquela modernização fajuta, matou gente, e de brinde ganha um contrato para fornecer uma frota nova.

    ResponderExcluir