sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Rio apresenta projeto de bondes de Santa Teresa

23/02/2012 - O Dia Online

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai anunciar na manhã desta sexta-feira os detalhes do projeto de revitalização do sistema de bondes de Santa Teresa, na Zona Sul do Rio. Também será lançado o edital de licitação para a compra de 14 novos bondes.

Os estudos foram elaborados pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), com a consultoria de técnicos da Carris, empresa pública portuguesa.

Seis meses após o acidente com bonde em Santa Teresa, o projeto de renovação do sistema começa a ganhar forma. Uma das novidades é a criação do Centro de Controle de Operações (CCO) na Estação Carioca, que vai servir para monitorar todos os 17 km de trajeto e antecipar aos passageiros sobre possíveis problemas nas linhas.

Além disso, os cinco bondinhos que operavam na época da tragédia darão lugar aos 14 novos, que terão vigilância por satélite (GPS) para ajudar no rastreamento das conduções. Mudanças no trilhos pretendem por fim às trepidações e barulhos.

De acordo com informações do Governo do Estado, os bondes de Santa Teresa continuarão a ter a tarifa social. Os preços acessíveis, no entanto, devem ficar restritos a moradores do Rio. Turistas deverão pagar mais caro.

Justiça deu prazo para apresentação de projeto

A Justiça determinou no início de fevereiro que a empresa Central Logística apresentasseas especificações técnicas do projeto para renovar o sistema, sob pena diária de R$ 50 mil. A decisão acolhe pedido da Associação dos Amigos e Moradores de Santa Teresa.

“A gente quer o bonde aberto, de madeira, amarelo, como está no tombamento. A Central até agora não apresentou projeto para a sociedade e o Ministério Público”, disse Sandra Oliveira, do movimento em defesa dos bondes de Santa Teresa.

Cinco pessoas morreram e 55 ficaram feridas no dia 27 de agosto de 2011,  em acidente com um bondinho de Santa Teresa que fazia o trajeto Largo da Carioca-Dois Irmãos. A tragédia ocorreu na Rua Joaquim Murtinho, próximo ao número 250. Segundo testemunhas, o bondinho teria perdido o freio, descido a ladeira e colidido com um poste, tombando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário