quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Justiça cobra do estado projeto dos bondes do RJ

09/02/2012 - Agência O Globo

O juiz Belmiro Gonçalves, do Tribunal de Justiça do Rio, determinou que o governo do estado apresente, no prazo de 30 dias, informações sobre o projeto do novo sistema de bondes que será instalado em Santa Teresa. A decisão se seguiu a uma audiência da qual participaram o Ministério Público, a Procuradoria do Estado e a Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (Central). O governo não comentou a determinação alegando ainda não ter sido notificado.

Moradores de Santa Teresa temem que o novo sistema desrespeite obrigações estabelecidas em decisão judicial de agosto de 2009 - dois anos antes do acidente que matou seis pessoas e deixou mais de 50 feridos. A Amast, associação do bairro, aguarda agora a apresentação dos Termos de Referência do projeto.

- Essas informações são a base da licitação e devem passar pelo crivo do Fórum Permanente dos Bondinhos de Santa Teresa, que conta com a participação de engenheiros do Crea, da UFRJ e do Clube de Engenharia, além de integrantes com conhecimento jurídico e administrativo. É fundamental que o investimento não se limite à compra dos bondes, mas garanta autossustentabilidade ao serviço, que não pode ter sua manutenção muito custosa - disse o diretor secretário da Amast, Abaeté Mesquita.

Moradores, empresários e até integrantes de blocos de carnaval apoiam também um referendo com dez pontos que não podem ser deixados de lado pelo governo, como o horário de funcionamento do bonde (das 5h à meia-noite), a gestão transparente e o serviço voltado prioritariamente para os moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário