21/03/11 - Transporte, Idéias e Notícias
O coração do Centro Histórico e comercial do Rio de Janeiro deverá ser rota do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), previsto no planejamento dos Jogos Olímpicos de 2016. O desenho, que foi rebatizado de VLT do Centro, está sendo finalizado pela prefeitura. Está previsto um ramal da rede de bondes modernos que liga a Praça Tiradentes à estação das barcas, na Praça Quinze, atravessando ruas tradicionais e estreitas do bairro, cercadas de igrejas, prédios históricos e lojas comerciais.
O circuito também deverá contar com uma linha partindo do Porto até o Aeroporto Santos Dumont. No entanto, esse último trajeto ainda está sendo fechado por técnicos municipais. As informações são do jornal "O Globo". De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes, as três linhas do VLT do Centro do Rio deverão ter um total de 13 quilômetros de extensão.
A conclusão do projeto básico do sistema deve acontecer em julho. A terceira linha, segundo o projeto, vai cruzar pelo Centro, passando pelas ruas da Constituição e Sete de Setembro, e atravessando a Rua Primeiro de Março e contornando o Paço Imperial para chegar à estação da Praça Quinze. Outro trecho, que circundará toda a área do Porto, passará por parte da Avenida Rodrigues Alves e ruas subutilizadas da região, enquanto outro ramal terá o Aeroporto Santos Dumont como destino. Pelo menos três estações deverão fazer parte da linha Praça Tiradentes-Praça Quinze do VLT do Centro. Duas deverão ficar nas extremidades do circuito e uma no cruzamento da Rua Sete de Setembro com a Avenida Rio Branco. A possibilidade de haver mais paradas não está descartada. "Essa variante do VLT será circular.
O veículo contorna a Praça Tiradentes e pega o caminho para as barcas, retornando de lá pelo mesmo eixo", explica Góes. Já linha da Zona Portuária terá estações de integração com o metrô, na Cidade Nova; com os trens, na Central do Brasil; com o futuro teleférico do Morro da Providência, na altura da Cidade do Samba; com a estação da Leopoldina, hoje desativada, mas planejada para receber a estação final do Trem Bala Rio-São Paulo; e com o terminal marítimo da Praça Mauá. A linha da Zona Portuária é a maior do sistema de VLT. A implantação do VLT do Centro será alvo de uma licitação separada da operação da Parceria Público-Privada (PPP) já contratada para a Zona Portuária. Vencedor da PPP de R$ 7,3 bilhões por um prazo de concessão de 15 anos, o consórcio Porto Novo terá que deixar pronta a calha por onde passará o VLT, mas sua implantação e operação será alvo de outra concorrência.
http://www.transporteideias.com.br/2011/03/21/centro-historico-do-rio-pode-ser-rota-do-vlt-previsto-para-os-jogos-olimpicos-de-2016/
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