sexta-feira, 1 de abril de 2011

Burocracia atrapalha planos de renovação dos trens do Corcovado (RJ)

30/03/11 - Jornal de Turismo

O Trem do Corcovado, por onde passam diariamente centenas de turistas a caminho do maior símbolo da Cidade Maravilhosa, há dois anos tenta aprovar na SPU (Secretaria do Patrimônio da União), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, a importação de quatro novos vagões para substituir os atuais, já insuficientes. Dados da Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais) mostram que os novos modelos suíços dobrariam a capacidade de passageiros, teriam carros climatizados mais econômicos, pois aproveitam a energia de frenagem, além de compartimentos para bicicletas e patinetes, beneficiando o usuário e  ampliando as atividades de lazer no Parque Nacional da Tijuca. 
 
Segundo o diretor da Companhia Trem do Corcovado, Sávio Neves, que administra o trem que leva ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a empresa está investindo R$ 46 milhões na compra de novas e mais modernas composições que farão o trajeto da estação de embarque, em Laranjeiras, até o monumento. .
 
Com as novas composições a capacidade de turistas transportados vai passar dos atuais 300 passageiros por hora, para 620 passageiros/hora, “acabando com as filas que se formam hoje”, de acordo com Neves. Os trens virão a mesma fábrica dos atuais, que já operam há 30 anos, a Stadler, da Suíça. Ainda de acordo com o dirigente, as novas composições “agregam inovações tecnológicas da engenharia ferroviária nos últimos 30 anos”. “Eles oferecem 30% de economia de energia, por exemplo, tem ar condicionado, são panorâmicos e tem mais espaço entre as poltronas”, afirma.


Presidente da Infraero recebe governador do Acre e anuncia conclusão de parte das obras do Aeroporto de Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário