sábado, 2 de outubro de 2010

Santa Teresa reclama dos bondes

SERVIÇO PRECÁRIO

Publicada em 01/10/2010 às 23h38mRuben Berta - O Globo



RIO - Pouco mais de um ano após o acidente que matou a professora Andreia de Jesus Resende, moradores de Santa Teresa reclamam que a situação dos bondes que circulam pela região é ainda pior. Apesar de alegar que está investindo no sistema, a própria Secretaria estadual de Transportes admite que há apenas três veículos em circulação atualmente. Os intervalos de partida chegariam a uma hora. Para completar, o trajeto no ramal Dois Irmãos está funcionando apenas num trecho, até Vista Alegre, devido às chuvas de abril.

- O bonde é, para o morador, o meio de transporte principal. É um veículo que representa a alma do bairro e que está morrendo - reclama a presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast), Elzbieta Mitkiewicz.

Na última quarta-feira a 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça julgaria um recurso impetrado pelo estado contra uma decisão de primeira instância, conseguida em setembro do ano passado pela Amast, que obrigava a realização de uma série de melhorias no sistema, mas a sessão foi adiada para a próxima quarta. A primeira sentença determinou, por exemplo, que fossem reformados todos os bondes num prazo de 60 dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Segundo a Secretaria de Transportes, há hoje sete bondes em condições de circular, mas apenas três estão em funcionamento, por falta de motorneiros. Cinco funcionários estão sendo treinados para o cargo. Paralelamente, a Central Logística, órgão da secretaria responsável pelos bondes, está preparando um processo seletivo para contratação imediata de 20 condutores, 28 agentes de estação e 22 fiscais de receita.

Os bondes que circulam atualmente são do tipo VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), modelo questionado pelos moradores e que se envolveu no acidente do ano passado. A Amast reivindica a reforma de 14 bondes antigos.

- Além dos problemas que já vimos, como o acidente, o VLT faz um barulho ensurdecedor nas curvas. Numa medição que fiz, constatei que passava de cem decibéis - afirma Elzbieta.

Além da pouca quantidade de bondes, a Secretaria de Transportes informou que a circulação no ramal Dois Irmãos chegou a ficar totalmente interrompida durante esta semana, devido ao risco de queda de um poste que sustenta a fiação do bonde. O reparo foi concluído ontem, retomando a circulação até a Vista Alegre.

Para a retomada total do ramal Dois Irmãos, prejudicado desde as chuvas de abril, a perspectiva não é tão boa. O estado iniciou processo de licitação para a compra de 20 novos postes e 4 mil metros de fio de cobre, que fazem a alimentação do ramal. A licitação está marcada para o dia 6 de outubro, e a previsão é que, até o fim do mês que vem, o trecho esteja reativado.

Apesar dos problemas, a Secretaria de Transportes informou que vem tomando uma série de medidas para melhorar o sistema. Entre as iniciativas estão a pintura e reforma dos banheiros da estação Carioca e a abertura de um posto de informação ao visitante. Além disso, foram instaladas novas roletas para aumentar a fiscalização da entrada e saída da estação, que também ganhou uma plataforma auxiliar, em fase de acabamento. A iluminação da linha do bonde sobre os Arcos da Lapa também foi recuperada.

Leia mais:
Moradores reclamam do funcionamento dos bondinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário