quinta-feira, 13 de abril de 2017

VLT teve operação paralisada por tiroteios seis vezes desde outubro

23/03/2017 - O Globo

A paralisação da linha 1 do VLT por cerca de duas horas na manhã desta quinta-feira, durante um tiroteio no Morro da Providência, foi a sexta interrupção do transporte desde outubro provocada por uma troca de tiros. De acordo com o consórcio responsável pela operação, em média o VLT parou uma vez por mês por casos de violência. Nesta quinta, a circulação foi suspensa às 9h31m, e só foi totalmente restabelecida às 11h27m.

O tiroteio desta manhã foi provocado por uma operação do Choque no Morro da Providência com objetivo de reprimir o roubo de carros e motos. A Polícia Militar também realizou uma ação com o mesmo objetivo nas ruas Sacadura Cabral, Camerino e na Avenida Venezuela, no Centro. Uma ambulante que trabalha na Central do Brasil Carolina Alves, de 25 anos, disse que pelo menos três camelôs ficaram feridos por tiros vindos da Providência. Os casos, no entanto, ainda não foram confirmados oficialmente.

- Eu vi um ambulante que tem problema numa perna ser atingido na outra. Então, saí correndo e vim para perto do Comando Militar do Leste. Os outros dois são pessoas que contaram - relatou.

Cena incomum, as estações da linha 1 do VLT ficaram cheias de usuários por causa da paralisação de quase duas horas. A esteticista Maria Helena Marins, de 32 anos, disse ter ficado assustada por ter ouvido tiros quando seguia em direção à estação do VLT próximo ao Armazém 3 do Cais do Porto.

- Desde que a região começou a ser revitalizada pensei que situações como essa não fossem acontecer mais. Mas não é a primeira vez. É muito triste ver que perto de uma das principais entradas para a cidade (o Cais do Porto) os turistas são recebidos dessa forma. E parece que ninguém pode fazer nada - lamentou.

O estudante Brendo Britto, de 18 anos, esperou por cerca de uma hora e 40 minutos na estação Navios do VLT antes de seguir em direção à Rodoviária Novo Rio. Ele lamentou que a revitalização da região do Boulevard Olímpico e arredores não tenha sido acompanhada pelo aumento da segurança:

- É um velho incômodo. Iríamos fazer manutenção elétrica no prédio do Inca, mas atrasou tudo por causa dessa violência que não acaba - disse.

Já o engenheiro Édson Fonseca Gouveia, de 49 anos, lamentou a insegurança numa região que se transformou em atração turística. Ele trabalha na instalação de elevadores num prédio novo que está sendo construído na Rua Barão de Teffé, próximo à Avenida Rodrigues Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário