sexta-feira, 3 de junho de 2016

Avenida Rio Branco vira área de lazer durante inauguração do VLT no Rio

03/06/2016 - G1 Rio

Operação será feita por etapas para que todos se adaptem ao transporte.

Inauguração está marcada para o domingo (5).

Alba Valéria Mendonça

Para a inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, ficará fechada ao tráfego no próximo domingo (5) para que o público possa aproveitar a região como uma grande área de lazer. A via só volta a ter tráfego na segunda- feira (6).

A operação dos trens do VLT será feita por etapas para que as pessoas se adptem ao novo tipo de transporte. Serão oito etapas. Na primeira semana, a circulação será de apenas três horas por dia (12h às 15h) com meia hora de intervalo entre as viagens e somente nos dias úteis. A circulação será entre a Parada dos Museus até o aeroporto Santos Dumont.

Inicialmente, batedores da CET-Rio acompanharão os VLTs, para alertar as pessoas na rua. Apenas dois trens vão circular. E o passageiro vai viajar de graça até 1º de julho, durante esse período de funcionamento.

Na segunda e na terceira semana o horário será ampliado para 11h até 15h. Na quarta semana ele ganha mais uma hora circulando até às 17h. 

Pelo cronograma anunciado, a partir das quinta semana o VLT começa a sair da estação Praia Formosa primeiro entre 9h e 17ht e com intervalos de 15 minutos. Nessa fase serão cinco trens fazendo o trajeto.  Na sexta e na sétima semana também será ampliado o horário de início e de término das viagens.

Justiça mantém inauguração

A inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos do Rio está mantida para o próximo domingo (5). A decisão é da juíza Cristiana Aparecida de Souza Santos, da 2 ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que negou pedido feito pelo Ministério Público para que fosse adiado o início da operação do sistema.

No pedido apresentado à Justiça, o MP alegava que o transporte ainda não oferece segurança adequada aos passageiros e pedestres.

Uma audiência especial foi realizada na quarta-feira (1º), quando a prefeitura esclareceu que a CET-RIO já monitora a sinalização semafórica instalada pela Concessionária do VLT Carioca.

Na decisão, a juíza destacou que há riscos em qualquer lugar em que haja tráfego de veículos e pedestres, mas que podem ser reduzidos com a instalação de sinalização adequada – o que a prefeitura afirma ter cumprido.

A magistrada ressaltou também que a implementação do VLT exige uma mudança de comportamento por parte do cidadão carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário