terça-feira, 10 de maio de 2016

VLT Carioca entra em operação a partir do dia 22 de maio

10/05/2016 - O Globo

Apresentação Rio nos Trilhos do VLT: clique aqui http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10...ETpublicar.pdf

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), e a Concessionária do VLT Carioca inauguram, no dia 22 de maio, o sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da cidade, que integrará todos os meios de transporte do Centro do Rio e da Região Portuária de uma forma prática, moderna e sustentável. A Prefeitura vem adotando medidas para assegurar o melhor atendimento, conforto e agilidade no início da operação. Serão oito fases para que pedestres e motoristas se acostumem com a circulação dos trens. A prioridade é garantir a segurança plena para os futuros passageiros e o melhor convívio entre pedestres, veículos e VLT. Os trens são silenciosos e vão circular por áreas com grande movimentação de pessoas e carros.

Para receber o VLT, o Centro do Rio está sendo reorganizado. As mudanças começaram no último sábado (7/5) com a alteração dos pontos finais das linhas municipais e intermunicipais. Para o dia 14 de maio, a principal mudança será a reabertura da Avenida Rio Branco, no trecho entre a Av. Presidente Vargas e a Av. Nilo Peçanha, com duas faixas para a circulação de automóveis e a terceira para uso exclusivo das linhas de ônibus troncais. Táxis não poderão circular na faixa exclusiva para ônibus, tampouco parar para embarque e desembarque na via. Outras modificações viárias também estão previstas para o mesmo dia. Por conta disso, 180 linhas de ônibus terão itinerário alterado. A reorganização do Centro termina no dia 21 de maio, com a modificação de sentindo em quatro ruas.

Com uma rede de 28 quilômetros de trilhos, o VLT Carioca será o principal modal de integração entre os transportes: ônibus, barcas, metrô, trem, teleférico, Aeroporto Santos Dumont e BRT Transbrasil (em 2017). O primeiro trecho do sistema, com 28 paradas e três estações, ligará a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. O segundo trecho, que vai da Central do Brasil à Praça XV, será entregue no segundo semestre deste ano. Quando estiver em operação plena, o funcionamento do VLT Carioca será 24 horas, sete dias por semana, com capacidade para receber 300 mil pessoas diariamente.
Em preparação para a inauguração do novo modal, desde março deste ano, a Prefeitura e a Concessionária do VLT Carioca promovem a campanha educativa "Olho no VLT". As ações para orientar os usuários sobre o uso do novo sistema, com diversas informações, como segurança, forma de pagamento e compra dos bilhetes, vão continuar durante a operação. No período de testes, foram implantados 22 painéis e cinco displays na região do Centro. Também foram distribuídos 50 mil adesivos e 250 mil folhetos, além de divulgação de informações nas rádios e ação corpo a corpo.

Cronograma de operação do VLT
No período de adaptação do novo sistema, não haverá cobrança da tarifa, mas agentes da concessionária acompanharão o dia a dia da operação e tirar dúvidas dos passageiros sobre o pagamento da passagem, trajetos e demais procedimentos do novo transporte. A previsão é de que o primeiro trecho do sistema (Rodoviária Novo Rio-Santos Dumont) entre em operação no dia 1º de julho.

Fase Trecho Operação Intervalo Frota

1 Parada dos Museus- Santos Dumont 12h às 15h 30 minutos 2 VLTs

2 Parada dos Museus- Santos Dumont 11h às 15h 30 minutos 2 VLTs

3 Parada dos Navios- Santos Dumont 11h às 16h 30 minutos 2 VLTs

4 Parada dos Navios- Santos Dumont 11h às 17h 30 minutos 2 VLTs

5 Praia Formosa- Santos Dumont 9h às 17h 15 minutos 5 VLTs

6 Praia Formosa- Santos Dumont 8h às 19h 15 minutos 5 VLTs

7 Praia Formosa- Santos Dumont 7h às 21h 15 minutos 5 VLTs

8* Praia Formosa- Santos Dumont 6h às 24h 15 minutos 5 e 3 VLTs

* Serviço 1: Praia Formosa ao Santos Dumont- 5 VLTs
Serviço 2 (Período olímpico): Parada dos Navios ao Santos Dumont (em horário de pico)- 3 VLTs

Características do sistema

Em operação plena, o VLT Carioca contará com 32 trens, 45 máquinas para a compra de bilhetes em paradas e estações e nove pontos de integração com outros meios de transporte. Para guiar as composições, condutores e controladores já acumulam desde o ano passado mais de 2 mil horas de treinamentos (teóricos, simulador e habilitação em via). No total, 130 profissionais serão habilitados até o fim do ano.

Mudanças no trânsito

As mudanças viárias na região do Centro vão contar com 240 agentes de trânsito do município, entre guardas municipais e agentes da CET-Rio, que trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas.

Estarão disponíveis seis reboques para desobstrução de vias, 38 motocicletas e 14 veículos operacionais, além de 21 painéis de mensagens variáveis fixos e móveis, com informações sobre as mudanças viárias e condições do tráfego, e 52 faixas de orientação. A CET-Rio recomenda aos pedestres que fiquem atentos às mudanças de direção, principalmente nas vias que passarão a operar em mão dupla ou com sentido invertido.

Dia 14/05

Ao todo, 180 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados. Do total, 139 são municipais. A relação com os itinerários das linhas estará disponível no site da Secretaria Municipal de Transportes.
- Liberada a circulação de automóveis em duas faixas da Av. Rio Branco. A terceira faixa, no trecho entre a Av. Presidente Vargas e a Av. Nilo Peçanha, será de uso exclusivo das linhas de ônibus troncais.
- Rua da Carioca, Rua da Assembleia e trecho da Av. Nilo Peçanha: sentido invertido (Praça Tiradentes em direção a Av. Presidente Antônio Carlos).
- Av. República do Paraguai volta a ter mão dupla
- Rua Araújo Porto Alegre e Rua Evaristo da Veiga terão tráfego invertido para permitir o acesso à Praça Tiradentes
- Rua Silva Jardim terá o tráfego invertido

Dia 21/05
- Rua Senador Dantas, Rua Mestre Valentim (pista junto ao Passeio Público), Rua do Passeio (entre Av. Teixeira de Freitas e Rua Senador Dantas) e Av. Luís de Vasconcelos: sentido de tráfego invertidos. A circulação no entorno do Passeio Público volta à situação original. 

Mudanças no itinerário das linhas municipais: clique aqui http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10...municipais.pdf

Mudanças no itinerário das linhas intermunicipais: clique aqui http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10...MAIODE2016.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário