quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Bonde: começam os testes para integrar a Lapa a Santa Teresa

21/10/2015 - O Globo

Trecho da década de 1960 foi reformado para ligar ruas Francisco Muratori e do Riachuelo
  
POR SIMONE CANDIDA 

RIO — Moradores da Rua Francisco Muratori, em Santa Teresa, assistiram, na manhã de ontem, aos primeiros testes do bonde que ligará o bairro à Lapa, chegando à esquina da Rua do Riachuelo. O trecho, de aproximadamente 500 metros, estava fora de operação desde a década de 1960, após uma série de alagamentos na região. O veículo ficará em observação por 30 dias, período em que serão avaliados, por exemplo, o sistema de freios e a parte elétrica da rede aérea.

Como haverá mudanças no trânsito da região, agentes da prefeitura distribuíram panfletos, informando que não é mais permitido estacionar na rua, que teve o limite de velocidade reduzido para 30 km/h. Além disso, foram instaladas faixas e uma nova sinalização, avisando que o bonde pode passar a qualquer hora.

TESTES EM DIAS ÚTEIS

Por enquanto, os testes na Francisco Muratori serão realizados em dias úteis, das 9h às 11h, sem passageiros. Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, no fim de novembro, as viagens serão abertas ao público. Depois de inaugurado, o trecho será integrado ao que está em atividade desde o dia 1º de agosto, ligando o Largo da Carioca ao Curvelo.

— Hoje foi uma viagem histórica, já que este trecho não operava há 49 anos. A última viagem do Francisco Muratori, chegando até a Rua Riachuelo, foi em 1966. Este serviço foi interrompido após as cheias ocorridas na época, que danificaram a linha. Nunca mais foi retomado. Quando o sistema de bondes parou, em 2011, o trecho já não funcionava — conta Osorio.

Bonde em teste passa pela Rua Francisco Muratori, em Santa Teresa: operários ainda trabalham na recuperação da via - Pablo Jacob / Agência O Globo

Na avaliação do secretário, a linha trará vantagens não apenas para os moradores, mas para os turistas:

— São duas regiões turísticas importantes do Rio, que voltam a ser conectadas pelo serviço de bondes.

A linha tem menos de 500 metros e, quando estiver operando plenamente, o passageiro gastará cerca de dez minutos para subir da Lapa até a altura do Convento de Santa Teresa. Nesse ponto, o usuário embarcará em outro bondinho.

— Em novembro, vamos montar a integração deste ramal com o do Largo da Carioca ao Curvelo — diz Osorio.

Na Rua Francisco Muratori, ainda estão sendo realizadas obras. A faixa que será usada pelo bonde está pronta, mas no local ainda há operários fazendo a recuperação dos paralelepípedos na área usada pelos carros. Segundo a Secretaria de Transportes, o trecho do Curvelo até o Largo dos Guimarães vai entrar em fase de testes com passageiros no fim de novembro. Em seguida, a obra do bonde de Santa Teresa chegará a mais dois trechos: Praça Odylo Costa Neves, por meio da instalação de trilhos, e avançará para a oficina, na Rua Carlos Brandt. A previsão é que todo o sistema esteja operando em 2017.

— Terminada esta obra física aqui na Muratori, abriremos uma nova frente de trabalho para a construção da via permanente (instalação de trilhos) da Praça Odylo Costa Neves em direção ao Silvestre, também previsto para novembro — completou Osorio.

Na viagem inaugural, moradores tiraram fotos do bondinho.

— Para mim é uma novidade, pois moro aqui há quase 20 anos e só tinha ouvido falar sobre esse bonde. Só espero que o serviço seja bom — disse a aposentada Rose Santos, de 60 anos, que fez questão de registrar a primeira viagem com o celular.

OBRAS ATRASADAS

As obras em Santa Teresa começaram em 2013, quase dois anos depois de um bonde descarrilar e tombar na Rua Joaquim Murtinho. O acidente deixou seis mortos e 57 feridos, paralisando o serviço. A linha de bondes deveria ter sido entregue há mais de um ano, durante a Copa. A lentidão da obra chegou a afetar a fabricação de 14 bondes encomendados pelo estado.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bonde-comecam-os-testes-para-integrar-lapa-santa-teresa-17835774#ixzz3pIGGbpxC 

© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário