segunda-feira, 18 de maio de 2015

Antiga estação de bondes vai virar salão de beleza na subida do Alto da Boa Vista

Prédio deteriorado foi comprado em leilão. Apesar de não ser tombado, imóvel precisa de aval da 
prefeitura para ser modificado

POR LEONARDO SODRÉ

18/05/2015 - O Globo


A antiga estação de bondes da Tijuca: prédio de 1880 - Gabriel de Paiva / Agência O Globo

RIO — Olhando, ninguém dá nada pelo imóvel no número 26 da Avenida Edson Passos, na subida para o Alto da Boa Vista. A construção tem parte do teto deteriorada, em condições que lembram outras tantas na cidade em má conservação. Observando-a com um pouco mais de atenção, porém, vê-se no que restou da fachada que o prédio data de 1880. No século XIX, ali ficava uma estação de bondes movidos a tração animal.

Mas tudo deverá ficar esquecido, porque a antiga estação será demolida para dar lugar a um salão de beleza.

— Isso é uma péssima notícia. Apesar de ter linhas arquitetônicas simples, o valor do prédio é grande. É a última referência que resta do sistema de bondes puxados por cavalos na Tijuca — diz o arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti.

O alerta para a demolição do prédio foi feito por um leitor do GLOBO via WhatsApp (21 99999-9110). Ele pediu para não ser identificado e contou que o imóvel foi ocupado, por anos, pela antiga Companhia de Transportes Coletivos (CTC) e depois pelo Bar das Pombas.

— Estão demolindo irregularmente um prédio histórico — advertiu o leitor.

Segundo a prefeitura, o imóvel não está na lista de bens tombados pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Mas a lei assegura que intervenções em prédios construídos antes de 1935 precisam ter o aval da administração municipal. O espaço onde funcionou a antiga estação é dividido em duas partes. Numa delas, funciona um brechó. Na outra, em que parte da cobertura já não existe, há uma placa indicando que o local passará por obras.

— Vai ser um salão de beleza. Cumprimos todas as exigências da prefeitura e só estamos esperando a licença — informou o engenheiro José Francisco Garcia, dono da Garcia Engenharia, empresa responsável pela obra.

Segundo ele, o imóvel foi adquirido em leilão e a estrutura não se enquadra nas funções que seu cliente pretende dar ao local.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/antiga-estacao-de-bondes-vai-virar-salao-de-beleza-na-subida-do-alto-da-boa-vista-16187687#ixzz3aVyZzoVq 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário