domingo, 22 de março de 2015

Na Cinelândia, cariocas poderão conhecer o protótipo do futuro VLT

Previsão é a de que Veículo Leve sobre Trilhos comece a operar no primeiro semestre de 2016

POR LEONARDO CAZES

22/03/2015 - O Globo

Carioca aproveita para fotografar o protótipo do VLT, apresentado na Cinelândia neste domingo - 
Gabriel de Paiva / Agência O Globo

 
RIO - A partir desta segunda-feira, os cariocas poderão conhecer por dentro o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai operar no Centro e a Zona Portuária do Rio a partir de 2016. A visitação ao protótipo do trem foi aberta neste domingo pelo prefeito Eduardo Paes. Quando estiver em circulação, o VLT Carioca terá capacidade de transportar até 420 passageiros. O veículo ficará aberto a visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. Dentro do vagão, um vídeo contará detalhes de funcionamento do sistema.

O prefeito ressaltou que o VLT Carioca será responsável pela ligação entre todos os modais de transporte que atendem a região metropolitana do Rio: trens, metrô, barcas e BRT, além do Aeroporto Santos Dumont e da Rodoviária Novo Rio.

— Todo mundo que chegar no Rio de Janeiro vai poder ter acesso a esse transporte moderno, ecologicamente correto, que vai permitir a diminuição do número de carros e ônibus no Centro da cidade. É um bonde moderno, a volta daquilo que nunca deveria ter saído do Rio de Janeiro — afirmou o prefeito.

Perguntado se o VLT não sofreria com os problemas de superlotação observados nos BRTs em funcionamento, especialmente o Transoeste, Paes disse que o sistema será implantado aos poucos.

— Vamos começar com calma. É um sistema novo, as pessoas vão ter que se acostumar com ele. É uma alternativa importante ao carro e ao ônibus e tem que ser implementada aos poucos para não gerar problema de superlotação. Talvez o problema do Transoeste tenha sido o subdimensionamento de algumas estações, como a do centro de Santa Cruz, que é pequena para a quantidade de pessoas que vivem lá.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/na-cinelandia-cariocas-poderao-conhecer-prototipo-do-futuro-vlt-15668816#ixzz3VAb5BXxG 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário