terça-feira, 30 de abril de 2013

Rio: Obras do VLT do Porto começam no 2º semestre


30/04/2013 - O Globo


 Novo transporte: Simulação mostra como ficaria o VLT na Avenida Rio Branco: projeto prevê seis linhas no Centro

A licitação para construção e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Região Portuária e do Centro foi vencida pelo consórcio VLT Carioca, único participante da concorrência pública realizada na última sexta-feira. O projeto prevê seis linhas de bondes modernos, com 28 quilômetros de trilhos, 38 paradas e quatro estações. Segundo a prefeitura, o critério para a seleção da empresa que vai implantar e operar o novo serviço de transporte público da cidade foi o de menor valor de contrapartida a ser pago pelo município.

Liderado pela CCR (por meio da Actua Assessoria), Invepar, Odebrecht Transport e Riopar (empresa de investimentos da Fetranspor), e formado ainda pela francesa RATP e a argentina Benito Roggio Transporte, o consórcio apresentou proposta de R$ 5,959 milhões mensais pagos pela prefeitura durante todo o período do contrato. As obras devem começar no segundo semestre.

O prazo do contrato será de 25 anos. A iniciativa privada ficará responsável pelas obras de implantação, compra dos trens e sistemas, operação e a manutenção do VLT durante esse período. A estreia do novo transporte, que ligará os bairros da Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça Quinze e Santo Cristo, será até 2016. O objetivo é fazer com que a integração com outros meios de transportes melhore o trânsito da região central, reduzindo o fluxo de veículos.

- O VLT chega para mudar a maneira como o carioca se locomove pelo Centro. Este novo modal garantirá conforto, rapidez e segurança ao mesmo tempo em que possibilitará a racionalização do trânsito, com menos ônibus e carros em circulação - diz o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário