quinta-feira, 12 de julho de 2012

VLT da região portuária do Rio deve começar a circular até 2014

10/07/2012 - Portal 2014

Projeto de sistema sobre trilhos está vinculado ao bilionário Porto Maravilha

VLT do Rio terá primeiras linhas inauguradas até a Copa (crédito: CDURP)

 Pedro Carrion 

Previsto no bilionário projeto Porto Maravilha, que vai revitalizar a zona portuária do Rio de Janeiro até 2016, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) carioca deverá ter suas primeiras linhas inauguradas até a Copa de 2014, informou na última segunda-feira (9) o presidente da Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro), Jorge Arraes. 

Apresentado em audiência pública na Prefeitura do Rio, o VLT deverá ter seu consórcio construtor definido dentro de 30 dias. A empresa vai operar o sistema por 25 anos. Uma semana depois, será publicado o edital, tudo para que a licitação aconteça em 1º de outubro e as obras tenham início em janeiro de 2013.

“Uma composição de VLT pode comportar o equivalente a três ônibus ou 150 carros de passeio. A economia anual com gastos decorrentes do uso de combustíveis fósseis, acidentes de trânsito e saúde pública atingirá R$ 400 milhões”, explicou Arraes

Para a Copa
A primeira etapa da implantação do VLT deverá ser concluída em 2014, quando duas linhas entrarão em funcionamento. As outras quatro devem começar a operar até 2016. 

O novo modelo de transporte público integrado vai promover a conexão entre estações de metrô, trens, barcas, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto. Sem conexão com os projetos específicos da Copa, listados na Matriz de Responsabilidades, a implantação do metrô leve do porto carioca tem custo avaliado em R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 500 milhões financiados por recursos federais. 

"A importância de entregar duas linhas prontas já em 2014 é permitir o acesso mais cedo a um modelo de transporte de alta capacidade, baixo índice de poluição e, neste projeto especifico, de conexão entre todos os outros modais. Além de disponibilizar essas linhas durante a Copa do Mundo", afirmou Arraes. 

Uma das linhas, aliás, circulará por um túnel ferroviário abandonado há décadas, que passará por reforma para receber o novo trem. Localizado no Morro da Providência, o túnel foi construído no Século XIX, e era usado para transportar cargas entre o Porto do Rio e Estrada de Ferro Dom Pedro II, local onde hoje existe a Central do Brasil. 

Confira detalhes do projeto do VLT carioca clicando aqui.

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