segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Prefeitura do Rio conclui estudo que promete viabilizar seis linhas de bondes modernos no Centro e na Zona Portuária

19/12/2011 - Transporte e Idéias

A prefeitura do Rio de Janeiro concluiu o estudo sobre o sistema de bondes modernos que deve ser implantado em boa parte do Centro e na Zona Portuária. O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) prevê seis linhas, algumas com trechos sobrepostos, e vai passar por ruas de grande movimento, como por exemplo a Avenida Rio Branco e a Rua Sete de Setembro. As informações são do jornal “O Globo”.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, ainda não há previsão de quando o sistema vai funcionar. Ele também ainda não quis adiantar os custos para o VLT entrar em funcionamento, mas o esperado é que o sistema já esteja a pleno vapor em 2016, ano dos Jogos Olímpicos, que serão realizados na cidade.

A ideia é aposentar os ônibus gradativamente nas áreas por onde o VLT vai circular. O sistema contará com 42 estações e terá 28 quilômetros de trilhos. Cada um dos 32 bondes modernos vai ter a capacidade para aproximadamente 450 passageiros, a maioria em pé. O valor da tarifa ainda não foi calculado pela prefeitura, mas já está certo que o VLT fará parte do Bilhete Único Carioca (BUC).

“Um dos pontos importantes é que os VLTs vão estar integrados às estações das barcas, à Central do Brasil e à Rodoviária. Além disso, eles vão praticamente extinguir os ônibus no Centro, além de diminuir a poluição sonora e do ar. Além de ser legal e charmoso, o VLT vai ajudar os turistas. Ele passará pelo Museu do Amanhã, no Porto, e pelo Teatro Municipal, entre outras atrações da cidade.”, diz o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio, Jorge Arraes.

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