Circulação será entre a Praça Mauá e o Santos Dumont, e nos primeiros dias não haverá cobrança de passagem
POR CARINA BACELAR
05/06/2016 - O Globo
Interior do VLT, inaugurado neste domingo, no Centro do Rio - Carina Bacelar / O Globo
RIO - O Veículo leve sobre trilhos (VLT), foi inaugurado na manhã deste domingo, no Centro do Rio. Apesar do tempo chuvoso que atinge a cidade, os cariocas compareceram ao evento, que teve a presença do prefeito Eduardo Paes e do deputado Pedro Paulo Carvalho, além do novo secretário de Governo, Rafael Picciani. Antes da inauguração, uma roda de samba animou o ‘esquenta’ da saída do primeiro carro, estacionado no Armazém da Utopia, na Zona Portuária.
Durante a cerimônia, Picciani confirmou que batedores vão atuar na fase inicial de operação do modal para orientar a população e evitar acidentes. Ele admitiu que o cruzamento entre a Avenida Rio Branco e a Presidente Vargas é a que mais inspira preocupação:
- É uma preocupação, já que é um cruzamento muito amplo, mas nós estamos com uma operação reforçada e sinalização pronta. Os primeiros dias são de testes, já que a população vai estar aprendendo o convívio com o VLT.
Eduardo Paes ressaltou a beleza da paisagem do Centro, além da facilidade de transporte para os cariocas:
- Isso aqui, na verdade, não é o centro da cidade do Rio, é quase que o centro do Brasil. A formação do Brasil se dá a partir do Centro do Rio de Janeiro. A paisagem é fantástica, além de ir até o Aeroporto Santos Dumont - falou o prefeito, que ressaltou a questão da segurança dos pedestres:
- O que a gente pede é que a população fique atenta. Vai andar em velocidade baixa, mas a gente pede para as pessoas respeitarem.
Em tom de campanha, Paes inaugurou a placa referente ao início da operação do VLT ao lado de Pedro Paulo, Picciani e Tia Surica. Na primeira parada do bonde, ele foi aguardado por um público com balões amarelos, e por uma apresentação da bateria da Mangueira. O prefeito 'saudou' o ex-secretário de Governo, candidato a prefeito, e fez um agradecimento à presidente afastada Dilma Rousseff, de quem era aliado até o início do ano.
- Queria ser justo e agradecer a presidente Dilma por trazer esse beneficio pra cidade do Rio - afirmou o prefeito, que encerrou a cerimônia após a segunda parada do bonde, na altura da Avenida Almirante Barroso.
E a disputa para o primeiro passeio foi grande. Os vagões ficaram tão cheios que funcionários da concessionária VLT Carioca, que administra o transporte, tiveram que 'empurrar' as pessoas para dentro dos carros. Os ritmistas da bateria da Mangueira também tiveram dificuldades para entrar.
Na primeira semana, a circulação vai acontecer do meio-dia às 15h, com meia hora de intervalo entre as viagens. Na segunda semana, o horário de circulação será estendido em uma hora, e funcionará das 11h às 15h. O trajeto completo da linha, que ligará a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, só será realizado na quinta semana, quando o VLT passará a operar também nos finais de semana, das 9h às 17h, com cinco trens, parando em 19 estações com intervalos de 15 minutos.
Até o dia 1º de julho, segundo a prefeitura, não haverá cobrança de passagem. Sem roleta nem cobradores, os passageiros terão que validar voluntariamente o próprio cartão dentro do trem, e a tarifa terá o mesmo valor dos ônibus municipais: R$ 3,80. O sistema aceitará o Bilhete Único, que permite fazer duas viagens ao custo de uma só. Se o VLT for a terceira viagem, o valor da tarifa cairá para R$ 2,10. Cada composição terá capacidade para até 420 pessoas.
A operação 24 horas por dia ficará para depois das Olimpíadas. Durante os Jogos, a linha funcionará das 6h até meia-noite. Haverá ainda um serviço especial com três VLTs entre a Parada dos Navios (em frente ao terminal de passageiros do Porto) e o Santos Dumont. No segundo semestre, estão programados para serem entregues outras dez estações e o trecho que ligará a Central do Brasil à Praça Quinze. A terceira linha, da Central à Cinelândia, só deve ser inaugurada em 2017, com a conclusão das obras na Avenida Marechal Floriano. Serão, no total, 28 quilômetros de trilhos, 32 estações e 32 trens, com capacidade para transportar 300 mil pessoas diariamente.
REORGANIZAÇÃO DO TRÁFEGO
Inauguração do VLT no Centro do Rio - Carina Bacelar / O Globo
A Avenida Rio Branco foi fechada integralmente a partir das 8h, e se transformou numa grande área de lazer. A via só volta a ter tráfego na segunda-feira. Para a inauguração do VLT o trânsito também foi reorganizado no Centro do Rio. Desde sábado, o Passeio Público voltou a ter sua configuração original. As ruas Mestre Valentim (pista junto ao Passeio Público), do Passeio (entre Avenida Teixeira de Freitas e Rua Senador Dantas) e a Avenida Luís de Vasconcelos tiveram sentido de tráfego invertido. Já a Rua Teixeira de Freitas, entre as avenidas Augusto Severo e Mem de Sá, voltou a ter dois sentidos.
O ponto de ônibus localizado na Rua do Passeio, na altura da Rua das Marrecas, foi transferido para o outro lado da via, sentido Castelo. Na Rua Teixeira de Freitas, na pista sentido Avenida Mem de Sá, será criado um ponto de ônibus para atender as linhas que seguem em direção à Lapa. As linhas Troncal 5, 107, Troncal 8, 309, 350, 472 e 2014 provenientes da Avenida Presidente Wilson, com destino à Avenida Augusto Severo, deixou de passar pela pista esquerda, e passarou a trafegar pela pista direita, no trecho da Rua Mestre Valentim. As linhas 247 e 517 ganhou novos pontos reguladores na Rua do Passeio.
As linhas 2303 e 2308 tiveram mudanças apenas nos pontos terminais, que foram transferidos da Avenida República do Chile para a Avenida Presidente Vargas.
INAUGURAÇÃO CONFIRMADA PELA JUSTIÇA
A inauguração só foi confirmada na quarta-feira, após uma decisão da juíza Cristiana Aparecida de Souza Santos, da 2 ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que indeferiu um pedido do Ministério Público para que a prefeitura adiasse o evento. Para o MP, o transporte ainda não oferece segurança adequada aos passageiros e pedestres. A juíza considerou, no entanto, que ficou esclarecido que a CET-Rio monitora a sinalização instalada pela concessionária do VLT. E que ela foi “exaustivamente testada e aprovada”.
O início do funcionamento do transporte já havia sido adiado duas vezes pela própria prefeitura por questão de seguran
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