terça-feira, 10 de maio de 2016

VLT: na largada, trajeto e horário reduzidos


A partir do dia 22, passageiros poderão usar o transporte das 12h às 15h, entre a Praça Mauá e o Santos Dumont
   
POR GUILHERME RAMALHO 

10/05/2016 - Globo

Rafael Picciani fala do funcionamento do VLT - Guilherme Ramalho

RIO -A primeira linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), programada para ser inaugurada no próximo dia 22, terá trajeto e horário reduzidos nos primeiros dias de funcionamento: circulará da Parada dos Museus (próximo à Praça Mauá) até o Aeroporto Santos Dumont, das 12h às 15h, cobrindo oito estações. Nesta terça-feira, a prefeitura apresentou o plano operacional do novo sistema, que será realizado em oito etapas. Até o dia 1º de julho, não haverá cobrança de passagem.

— Além de todo o ganho no transporte, o VLT também mudará hábitos. Haverá uma adequação viária do Centro para receber esse novo modal — afirmou o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.

SERVIÇO SERÁ AMPLIADO

De acordo com o secretário, cada etapa do plano deve durar, em média, uma semana. Nas quatro primeiras, apenas dois trens vão circular, com intervalo de 30 minutos. O serviço será progressivamente ampliado até 1º de agosto.

Na segunda semana, o horário de circulação será estendido em uma hora e funcionará das 11h às 15h. O trajeto completo da linha, que ligará a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, só será realizado na quinta semana, quando o VLT passará a operar também nos finais de semana, das 9h às 17h, com cinco trens, parando em 19 estações, em intervalos de 15 minutos.

A operação 24 horas por dia ficará para depois das Olimpíadas. Durante os Jogos, a linha funcionará das 6h até meia-noite. Haverá ainda um serviço especial com três VLTs entre a Parada dos Navios (em frente ao terminal de passageiros do Porto) e o Santos Dumont. No segundo semestre, estão programados para serem entregues outras dez estações e o trecho que ligará a Central do Brasil à Praça Quinze. A terceira linha, da Central à Cinelândia, só deve ser inaugurada em 2017, com a conclusão das obras na Avenida Marechal Floriano. Serão, no total, 28 quilômetros de trilhos, 32 estações e 32 trens, com capacidade para transportar 300 mil pessoas diariamente.

Cada composição terá capacidade para até 420 pessoas. Sem roleta nem cobradores, os passageiros terão que validar voluntariamente o próprio cartão dentro do trem. A tarifa terá o mesmo valor dos ônibus municipais: R$ 3,80. O sistema aceitará o Bilhete Único, que permite fazer duas viagens ao custo de uma só. Se o VLT for a terceira viagem, o valor da tarifa cairá para R$ 2,10.

Quem tentar burlar o sistema, deixando de pagar a passagem, poderá ser punido com multa de R$ 170 (podendo chegar a R$ 255 para reincidentes). Ao lado de guardas municipais, fiscais uniformizados usarão máquinas, semelhantes às de cartão de crédito, para verificar se o usuário validou o bilhete. Em cada estação, haverá uma máquina automática para a venda dos cartões, que poderão ser pagos em dinheiro ou com cartão de débito.

Ontem, Rafael Picciani não soube dizer quantos agentes ficarão responsáveis pela fiscalização, mas destacou que nem todos os passageiros serão abordados:

— A abordagem será por amostragem. Se fosse para parar todo mundo, seria mais fácil colocar roleta. A ideia não é essa. Não vai ter roleta justamente para o embarque e o desembarque ser mais fácil. O respeito na utilização do VLT será vital.

Os passageiros também deverão seguir normas de conduta, regulamentadas em decreto publicado na semana passada. Não será possível, por exemplo, viajar sem camisa ou sentado no chão, embarcar com bicicleta, portar grandes volumes ou vender qualquer tipo de produto dentro dos vagões.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

No próximo sábado, o Centro passará por novas mudanças, dessa vez em caráter definitivo. A Avenida Rio Branco será reaberta para a circulação de carros, com duas faixas, entre as avenidas Presidente Vargas e Nilo Peçanha. A terceira faixa será exclusiva para o uso dos ônibus. Já as ruas da Carioca e da Assembleia e um trecho da Nilo Peçanha terão sentido invertido: da Praça Tiradentes para a Presidente Antônio Carlos. Já as ruas Araújo Porto Alegre e Evaristo da Veiga terão a mão alterada para o acesso ser feito para a Praça Tiradentes. Ao todo, 180 linhas de ônibus terão seus itinerários no Centro alterados.

— Nosso objetivo é evitar problemas na chegada e na saída dos ônibus, para reduzir o impacto no trânsito. Tenho quase 100% de certeza de que teremos congestionamento no sábado, mais ainda na segunda, pois as pessoas costumam dirigir em cima do que estão acostumadas. E haverá uma mudança radical no Centro — afirmou o diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Dinis.

BELTRAME PEDE "SEGURANÇA PRESENTE" PARA ÁREA DO CENTRO

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, informou ontem que fez um pedido à Fecomércio e à Casa Civil para que o programa Segurança Presente (modelo de policiamento em parceria com a iniciativa privada) seja expandido para o Centro. Segundo ele, o sistema já utilizado no Aterro do Flamengo, na Lagoa e no Méier poderá inibir assaltos especialmente nas avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, onde passará o VLT:

— Isso está sendo estudado e há grande possibilidade de acontecer. Vai ser uma grande ajuda. Estamos torcendo para isso — afirmou Beltrame.

O secretário municipal de transportes, Rafael Picciani, também reforça o pedido:

— As imagens falam por si. Nossa preocupação não é só quando o passageiro estiver dentro do VLT. É também nas paradas, já que grande parte dos assaltos ocorrem nos pontos de ônibus.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/vlt-na-largada-trajeto-horario-reduzidos-19271735#ixzz48JUrfDHS 
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