25/01/2016 - O Globo
NOVOS CAMINHOS
PEDRO PAULO
Melhorar a qualidade do transporte público é uma das grandes metas da prefeitura do Rio. Neste sentido, atuamos com duas diretrizes fundamentais: o aumento da oferta de transporte de alta capacidade e a integração entre os diferentes modais. Em 2009, apenas 18% dos moradores do Rio utilizavam transportes de alta capacidade.
Até 2017, serão 63%. Esse salto é resultado de um conjunto de iniciativas. A criação dos corredores de BRT, totalizando 155 quilômetros, opera numa lógica de integração e está sendo uma grande transformação na relação do carioca com esse novo modelo. Há ainda a incorporação de novos trens ao sistema ferroviário e a expansão do metrô até a Barra. Outra iniciativa importante que vai transformar o sistema e integrar modais de forma sustentável e moderna é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Para se ter ideia, uma composição do VLT que chegará ao Centro equivale a seis ônibus lotados. Com 44 metros e sete vagões, o novo veículo circula em velocidades médias e baixas. Com isso, o passageiro percorre distâncias menores, quase sempre complementando com outros meios. A entrada em operação do VLT do Centro (28 quilômetros e 32 paradas) reforça ainda mais a lógica de integração dos modais de alta capacidade que chegam ao Centro e à Região Portuária. O novo veículo vai permitir a redução da circulação de carros e de ônibus, reduzindo tempos de viagens, engarrafamentos e a emissão de gases de efeito estufa.
Esta opção também é adequada a outras partes da cidade, tendo em conta suas vantagens comparativas em termos de custos, prazos de implantação e ganhos ambientais. Integrar, por meio do VLT, a região central a parte da Zona Sul não atendida pelo metrô trará grande impacto à qualidade do transporte e do trânsito no eixo Botafogo — Gávea, passando por Humaitá e Jardim Botânico. Este investimento servirá para desafogar o trânsito em uma rota de grande movimento, além de proporcionar, aos passageiros, viagens em veículos modernos e silenciosos por alguns dos mais belos cenários da cidade.
Sua implantação pode ocorrer em prazos e com custos bem menores em comparação com o metrô. Os estudos para expansão do VLT começam a ser elaborados no início de 2016. Seguindo a mesma lógica de integração, também serão considerados os possíveis traçados e a viabilidade técnica e econômica, a operação e a demanda. A prefeitura do Rio vai buscar o modelo institucional e financeiro de parceria público-privada (PPP), que vem sendo utilizado com sucesso pelo município.
Com a conclusão dos BRTs e o início da operação do VLT no Centro e a expansão do novo sistema para parte da Zona Sul, a prefeitura do Rio privilegia o transporte público eficiente e sustentável, em detrimento do carro. Esse é o caminho para consolidar o Rio como um território conectado, integrado e democrático, com mais qualidade de vida para todos.
Pedro Paulo - secretário-executivo de Coordenação de Governo do município do Rio
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