21/10/2015 - Agência Rio de Notícias
A Prefeitura do Rio apresentou hoje (21), em Taubaté (SP), o primeiro dos 27 trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) fabricados no Brasil. Em produção na fábrica do interior paulista, o veículo integra frota de 32 composições do sistema que circulará pelo Centro do Rio a partir do primeiro semestre de 2016. Após a apresentação, o trem inaugurou a primeira pista de testes da América Latina, também na fábrica de Taubaté.
Os primeiros cinco trens do VLT foram produzidos na França, em La Rochelle. Acordo de transferência de tecnologia viabilizado pelo regime de parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura do Rio e a Concessionaria do VLT Carioca garante 60% de conteúdo local aos trens. As unidades em construção no Brasil são do modelo Citadis, operado sem catenárias (cabos aéreos para a alimentação por energia elétrica). No modelo carioca, a alimentação se dá por duas fontes de energia: um terceiro trilho energizado e supercapacitores.
A fábrica de Taubaté da Alstom ? que traz conhecimento técnico das unidades da Europa, condicionante contratual para o fornecimento dos trens ao projeto ? é a única produtora de VLT na América Latina equipada com via de testes. Com cerca de 400 metros de comprimento, a via construída na unidade do interior de São Paulo é expansível. Futuramente, poderá chegar a 750 metros, tendo nesse formato tensão aumentada de 750 volts para até 3.000 volts. Na fase de testes, os trens podem transitar pela via na velocidade de até 40 km/h. Com a expansão da pista, a velocidade limite será ampliada para até 80 km/h.
Quando atingir o pico de produção, na operação plena, o processo de fabricação dos trens será responsável pela geração de 150 empregos diretos e 450 indiretos. Para contratação de mão de obra local, a capacitação dos candidatos foi por meio do programa de formação profissional voltado à área de montagens de Veículos Leves sobre Trilhos. O projeto foi concebido em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Taubaté, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e a Alstom. Ao fim do processo, 50 funcionários foram contratados, e em plena atividade operacional, a expectativa é treinar 400 candidatos.
O VLT Carioca
Um dos símbolos da mudança na dinâmica social e econômica vivida pela cidade do Rio de Janeiro, o VLT Carioca é um projeto da Prefeitura do Rio que permitirá a interligação da Região Portuária ao centro financeiro de forma mais rápida, segura e sustentável. Parte fundamental do plano de mobilidade urbana do Porto Maravilha, o VLT Carioca fortalece o conceito de transporte público integrado. Em 32 paradas e 28 quilômetros de trilhos, conectará todos os meios de transporte disponíveis na área central da cidade: metrô, trens, barcas, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos, Aeroporto Santos Dumont, rodoviária, BRT e redes de ônibus convencionais.
Cronograma de entrega
Todos os cinco primeiros trens fabricados na França serão entregues até o fim do mês de novembro. Os VLTs nacionais começarão a chegar ao Rio de Janeiro a partir de janeiro de 2016.
Operação
Quando as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 300 mil passageiros por dia. Cada veículo do VLT Carioca trafegará com velocidade média de 15 km/h e transportará até 420 passageiros. O pagamento poderá ser com Bilhete Único e bilhetes unitários adquiridos nos terminais de autoatendimento (ATM) presentes nas paradas e postos de venda do RioCard. Intervalos entre um trem e outro poderão variar de três a 15 minutos, de acordo com a linha, a demanda e o horário.
A Fábrica
Inaugurada em março, a fábrica da Alstom em Taubaté (SP) ocupa 16 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir de sete a oito trens por mês, disponibilizando espaço para testes estáticos e dinâmicos (com trens em movimento). O investimento no complexo industrial é de R$ 50 milhões. De maneira a assegurar as melhores práticas ambientais, a fábrica utiliza água coletada das chuvas para os testes.
FA
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